Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/4407 |
Resumo: | É freqüente a afirmativa de empresários e profissionais do setor de serviços de que o treinamento é fundamental para as suas atividades. A lógica para esta colocação fundamenta-se na constatação de que, sendo a prestação de serviços alicerçada no desempenho humano, nada mais óbvio do que desenvolver a capacidade do indivíduo para aperfeiçoar este desempenho. Como no setor produtivo, treinar o indivíduo representa a busca de padrões de qualidade obtidas em um departamento de pesquisa e desenvolvimento de bens tangíveis. Colocado de outra forma, treinar o indivíduo é o caminho mais indicado para melhorar a qualidade de serviços prestados. No entanto, o que se percebe é que alguns setores são reconhecidamente maus prestadores de serviços, mesmo havendo uma conscientização da necessidade de um bom desempenho para o sucesso empresarial. O setor varejista é um desses casos. Por este motivo, procurou-se identificar, com este estudo, o nível de treinamento que está sendo aplicado pelas empresas de varejo em São Paulo. Uma pesquisa foi conduzida para identificar o estado da arte e as tendências do treinamento de vendedores. Considera-se o vendedor varejista um importante elo entre empresa e mercado, sendo um dos primeiros prestadores de serviços com quem o cliente entra em contato. Sabe-se que outros fatores interferem no desempenho dos vendedores, mas o treinamento, como fator de modelagem de comportamento, desempenha um papel fundamental no processo de aperfeiçoamento. Para atingir este objetivo foi feito um amplo levantamento bibliográfico em livros, jornais e, principalmente, artigos publicados em revistas. Os artigos selecionados e pesquisados foram aquelas diretamente relacionados ao treinamento, incluindo-se técnicas, tendências e estado atual da arte em diferentes países, tanto aqueles com objetivos acadêmicos como comerciais. A partir desta pesquisa inicial foi possível elaborar 8 proposições que serviram de base para a análise final, a partir de um confronto com os dados empíricos. As pesquisas primárias foram feitas junto às lojas de departamento e de especialidade em São Paulo, sendo a maioria do ramo mole, com maior concentração no setor de roupas masculinas, femininas, infantis e acessórios. Foram feitas entrevistas pessoais e por mala direta junto às lojas grandes, médias e pequenas, além da aplicação de uma escala de avaliação de vendedores, em três varejistas, selecionados. Para a apresentação dos resultados, o trabalho foi dividido em 8 capítulos. O capítulo I detalha a metodologia usada para a coleta de dados primários como também o levantamento bibliográfico. O capítulo 11 menciona e atesta a importância de um vendedor e o seu papel no setor varejista. O capítulo Ill define o treinamento, compara-o com desenvolvimento e educação. Posiciona-se no contexto ambiental das empresas, como também considera certos aspectos básicos da atividade. O capítulo IV é de natureza eminentemente técnica. Propõe-se a estabelecer as bases para um bom treinamento a partir da bibliografia consultada. Considera o processo passo a passo, desde a determinação das necessidades até a avaliação. O capítulo V inclui as principais considerações sobre as atividades de treinamento no caso específico do varejo. O capítulo VI apresenta os resultados da pesquisa. Neste capítulo são apontadas as principais dificuldades encontradas na condução da pesquisa bem como a disposição dos dados obtidos na entrevista pessoal e mala direta. No capítulo VII, da discussão dos resultados, interligam-se os resultados obtidos às proposições que serviram como base para o estudo. Finalmente, o capítulo VIII apresenta conclusões e recomendações para pesquisas futuras. |
id |
FGV_d02ef61e267291a671cf7dfc808fafab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4407 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Las Casas, Alexandre LuzziEscolasFigueiredo, Orlando2010-04-20T20:08:02Z2010-04-20T20:08:02Z1993-09-29LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.https://hdl.handle.net/10438/4407É freqüente a afirmativa de empresários e profissionais do setor de serviços de que o treinamento é fundamental para as suas atividades. A lógica para esta colocação fundamenta-se na constatação de que, sendo a prestação de serviços alicerçada no desempenho humano, nada mais óbvio do que desenvolver a capacidade do indivíduo para aperfeiçoar este desempenho. Como no setor produtivo, treinar o indivíduo representa a busca de padrões de qualidade obtidas em um departamento de pesquisa e desenvolvimento de bens tangíveis. Colocado de outra forma, treinar o indivíduo é o caminho mais indicado para melhorar a qualidade de serviços prestados. No entanto, o que se percebe é que alguns setores são reconhecidamente maus prestadores de serviços, mesmo havendo uma conscientização da necessidade de um bom desempenho para o sucesso empresarial. O setor varejista é um desses casos. Por este motivo, procurou-se identificar, com este estudo, o nível de treinamento que está sendo aplicado pelas empresas de varejo em São Paulo. Uma pesquisa foi conduzida para identificar o estado da arte e as tendências do treinamento de vendedores. Considera-se o vendedor varejista um importante elo entre empresa e mercado, sendo um dos primeiros prestadores de serviços com quem o cliente entra em contato. Sabe-se que outros fatores interferem no desempenho dos vendedores, mas o treinamento, como fator de modelagem de comportamento, desempenha um papel fundamental no processo de aperfeiçoamento. Para atingir este objetivo foi feito um amplo levantamento bibliográfico em livros, jornais e, principalmente, artigos publicados em revistas. Os artigos selecionados e pesquisados foram aquelas diretamente relacionados ao treinamento, incluindo-se técnicas, tendências e estado atual da arte em diferentes países, tanto aqueles com objetivos acadêmicos como comerciais. A partir desta pesquisa inicial foi possível elaborar 8 proposições que serviram de base para a análise final, a partir de um confronto com os dados empíricos. As pesquisas primárias foram feitas junto às lojas de departamento e de especialidade em São Paulo, sendo a maioria do ramo mole, com maior concentração no setor de roupas masculinas, femininas, infantis e acessórios. Foram feitas entrevistas pessoais e por mala direta junto às lojas grandes, médias e pequenas, além da aplicação de uma escala de avaliação de vendedores, em três varejistas, selecionados. Para a apresentação dos resultados, o trabalho foi dividido em 8 capítulos. O capítulo I detalha a metodologia usada para a coleta de dados primários como também o levantamento bibliográfico. O capítulo 11 menciona e atesta a importância de um vendedor e o seu papel no setor varejista. O capítulo Ill define o treinamento, compara-o com desenvolvimento e educação. Posiciona-se no contexto ambiental das empresas, como também considera certos aspectos básicos da atividade. O capítulo IV é de natureza eminentemente técnica. Propõe-se a estabelecer as bases para um bom treinamento a partir da bibliografia consultada. Considera o processo passo a passo, desde a determinação das necessidades até a avaliação. O capítulo V inclui as principais considerações sobre as atividades de treinamento no caso específico do varejo. O capítulo VI apresenta os resultados da pesquisa. Neste capítulo são apontadas as principais dificuldades encontradas na condução da pesquisa bem como a disposição dos dados obtidos na entrevista pessoal e mala direta. No capítulo VII, da discussão dos resultados, interligam-se os resultados obtidos às proposições que serviram como base para o estudo. Finalmente, o capítulo VIII apresenta conclusões e recomendações para pesquisas futuras.porComércio varejista - São Paulo (SP) - TreinamentoPessoal - TreinamentoVendedores - TreinamentoAdministração de empresasComércio varejista - São Paulo (SP) - TreinamentoPessoal - TreinamentoVendedores - TreinamentoTreinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1199400256.pdf1199400256.pdfapplication/pdf6870123https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca4b4aeb-1d59-4e28-94b3-244d11c1ce9c/download9e92ddacb85ffb07694f4337a93350dbMD51TEXT1199400256.pdf.txt1199400256.pdf.txtExtracted texttext/plain103721https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a68c98e-bad1-4bc3-902b-e5d861266dfd/download2d6e2c2686c6a44995f3b392cb76ee6aMD54THUMBNAIL1199400256.pdf.jpg1199400256.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3670https://repositorio.fgv.br/bitstreams/848cb83c-65be-4b15-845c-d61416e8316a/download3f135813d8445c70ae39adba4c1dff1cMD5510438/44072024-10-08 13:55:27.896open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4407https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-10-08T13:55:27Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
title |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
spellingShingle |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo Las Casas, Alexandre Luzzi Comércio varejista - São Paulo (SP) - Treinamento Pessoal - Treinamento Vendedores - Treinamento Administração de empresas Comércio varejista - São Paulo (SP) - Treinamento Pessoal - Treinamento Vendedores - Treinamento |
title_short |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
title_full |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
title_fullStr |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
title_full_unstemmed |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
title_sort |
Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo |
author |
Las Casas, Alexandre Luzzi |
author_facet |
Las Casas, Alexandre Luzzi |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Las Casas, Alexandre Luzzi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueiredo, Orlando |
contributor_str_mv |
Figueiredo, Orlando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio varejista - São Paulo (SP) - Treinamento Pessoal - Treinamento Vendedores - Treinamento |
topic |
Comércio varejista - São Paulo (SP) - Treinamento Pessoal - Treinamento Vendedores - Treinamento Administração de empresas Comércio varejista - São Paulo (SP) - Treinamento Pessoal - Treinamento Vendedores - Treinamento |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Comércio varejista - São Paulo (SP) - Treinamento Pessoal - Treinamento Vendedores - Treinamento |
description |
É freqüente a afirmativa de empresários e profissionais do setor de serviços de que o treinamento é fundamental para as suas atividades. A lógica para esta colocação fundamenta-se na constatação de que, sendo a prestação de serviços alicerçada no desempenho humano, nada mais óbvio do que desenvolver a capacidade do indivíduo para aperfeiçoar este desempenho. Como no setor produtivo, treinar o indivíduo representa a busca de padrões de qualidade obtidas em um departamento de pesquisa e desenvolvimento de bens tangíveis. Colocado de outra forma, treinar o indivíduo é o caminho mais indicado para melhorar a qualidade de serviços prestados. No entanto, o que se percebe é que alguns setores são reconhecidamente maus prestadores de serviços, mesmo havendo uma conscientização da necessidade de um bom desempenho para o sucesso empresarial. O setor varejista é um desses casos. Por este motivo, procurou-se identificar, com este estudo, o nível de treinamento que está sendo aplicado pelas empresas de varejo em São Paulo. Uma pesquisa foi conduzida para identificar o estado da arte e as tendências do treinamento de vendedores. Considera-se o vendedor varejista um importante elo entre empresa e mercado, sendo um dos primeiros prestadores de serviços com quem o cliente entra em contato. Sabe-se que outros fatores interferem no desempenho dos vendedores, mas o treinamento, como fator de modelagem de comportamento, desempenha um papel fundamental no processo de aperfeiçoamento. Para atingir este objetivo foi feito um amplo levantamento bibliográfico em livros, jornais e, principalmente, artigos publicados em revistas. Os artigos selecionados e pesquisados foram aquelas diretamente relacionados ao treinamento, incluindo-se técnicas, tendências e estado atual da arte em diferentes países, tanto aqueles com objetivos acadêmicos como comerciais. A partir desta pesquisa inicial foi possível elaborar 8 proposições que serviram de base para a análise final, a partir de um confronto com os dados empíricos. As pesquisas primárias foram feitas junto às lojas de departamento e de especialidade em São Paulo, sendo a maioria do ramo mole, com maior concentração no setor de roupas masculinas, femininas, infantis e acessórios. Foram feitas entrevistas pessoais e por mala direta junto às lojas grandes, médias e pequenas, além da aplicação de uma escala de avaliação de vendedores, em três varejistas, selecionados. Para a apresentação dos resultados, o trabalho foi dividido em 8 capítulos. O capítulo I detalha a metodologia usada para a coleta de dados primários como também o levantamento bibliográfico. O capítulo 11 menciona e atesta a importância de um vendedor e o seu papel no setor varejista. O capítulo Ill define o treinamento, compara-o com desenvolvimento e educação. Posiciona-se no contexto ambiental das empresas, como também considera certos aspectos básicos da atividade. O capítulo IV é de natureza eminentemente técnica. Propõe-se a estabelecer as bases para um bom treinamento a partir da bibliografia consultada. Considera o processo passo a passo, desde a determinação das necessidades até a avaliação. O capítulo V inclui as principais considerações sobre as atividades de treinamento no caso específico do varejo. O capítulo VI apresenta os resultados da pesquisa. Neste capítulo são apontadas as principais dificuldades encontradas na condução da pesquisa bem como a disposição dos dados obtidos na entrevista pessoal e mala direta. No capítulo VII, da discussão dos resultados, interligam-se os resultados obtidos às proposições que serviram como base para o estudo. Finalmente, o capítulo VIII apresenta conclusões e recomendações para pesquisas futuras. |
publishDate |
1993 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1993-09-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:08:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:08:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/4407 |
identifier_str_mv |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Treinamento de vendedores no varejo: estado da arte e as tendências em lojas especializadas e de departamentos em São Paulo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993. |
url |
https://hdl.handle.net/10438/4407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca4b4aeb-1d59-4e28-94b3-244d11c1ce9c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a68c98e-bad1-4bc3-902b-e5d861266dfd/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/848cb83c-65be-4b15-845c-d61416e8316a/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e92ddacb85ffb07694f4337a93350db 2d6e2c2686c6a44995f3b392cb76ee6a 3f135813d8445c70ae39adba4c1dff1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797707089707008 |