A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Carlos Barbosa de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2999
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
id UNB-2_725637dbf7af581b9a542eb17a784818
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2999
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Carvalho, José Carlos Barbosa deAlmeida, Marcos Ozorio deCARVALHO, José Carlos Barbosa de. A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente. 2011. 35 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2999Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.Esta monografia aborda sobre a necessidade da implantação de Treinamento e Desenvolvimento no comércio varejista de Rio Branco-AC, tomando como amostra o bairro Centro. Os clientes estão mais informados e exigentes. As empresas precisam conquistar novos clientes e preservar aqueles que já possuem. A proposta pretende demonstrar, através de pesquisa qualitativa e quantitativa que o comercio varejista riobranquense não está plenamente preparado atender a clientela de modo satisfatória a manter a fidelização do cliente, necessitando capacitar seus colaboradores, através de programas de T&D para elevar o nível de satisfação do cliente. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com formulários de perguntas fechadas, revelando a insatisfação da maioria dos consumidores ao receber atendimento de vendedores e/ou consultores de venda, bem como na grafia e fidelidade na emissão de nota fiscal emitida à mão no comercio varejista do Centro da cidade. Os programas de T&D - Treinamento e Desenvolvimento são desenvolvidos pela área de Administração de Recursos Humanos e tem como objetivo aperfeiçoar o nível de qualidade dos serviços, visando atingir os objetivos da organização por meio do desempenho eficaz de todos os colaboradores. Sem investimentos em Treinamento e Desenvolvimento a organização perde poder competitivo frente aos concorrentes que podem oferecer melhor qualidade de atendimento. Os vendedores representam a organização e atuam diretamente com os clientes, a fonte de lucro e crescimento da organização. Apesar de gastarem milhões de reais para atrair consumidores, pesquisas indicam que as organizações perdem 66% de seus clientes devido a mau atendimento. Um cliente muito satisfeito com o atendimento não guarda lembranças negativas em sua memória, e não cria restrições para retornar à organização para uma recompra. T&D não se configura uma despesa, mas um investimento a médio e longo prazo.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-02-24T21:05:54Z No. of bitstreams: 1 2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf: 455086 bytes, checksum: b50cf532ffdabd1958d458cc633f7f45 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-02-27T23:21:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf: 455086 bytes, checksum: b50cf532ffdabd1958d458cc633f7f45 (MD5)Made available in DSpace on 2012-02-27T23:21:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf: 455086 bytes, checksum: b50cf532ffdabd1958d458cc633f7f45 (MD5)Clientes - lealdadeTreinamento profissionalComércio varejistaA necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do clienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-02-27T23:21:44Z2012-02-27T23:21:44Z2012-02-27T23:21:44Z2011-12-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf.txt2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf.txttext/plain48149http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/6/2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf.txtc9322d5fdb6cfe2d3ac03f4786e9eeaeMD56ORIGINAL2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdfapplication/pdf455086http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/1/2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdfb50cf532ffdabd1958d458cc633f7f45MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/5/license.txt935edad8bf93ac9239937fc470131d46MD5510483/29992012-09-28 18:36:15.206oai:bdm.unb.br:10483/2999TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEVsbmEgQXJhdWpvICAoZWxuYUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEyLTAyLTI0VDIxOjA1OjU0WiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IHJlcG9zaXRvcmlvQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzMwNy0yNDExLgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-09-28T21:36:15Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
title A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
spellingShingle A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
Carvalho, José Carlos Barbosa de
Clientes - lealdade
Treinamento profissional
Comércio varejista
title_short A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
title_full A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
title_fullStr A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
title_full_unstemmed A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
title_sort A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente
author Carvalho, José Carlos Barbosa de
author_facet Carvalho, José Carlos Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José Carlos Barbosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Marcos Ozorio de
contributor_str_mv Almeida, Marcos Ozorio de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Clientes - lealdade
Treinamento profissional
Comércio varejista
topic Clientes - lealdade
Treinamento profissional
Comércio varejista
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-27T23:21:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-27T23:21:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-27T23:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, José Carlos Barbosa de. A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente. 2011. 35 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2999
identifier_str_mv CARVALHO, José Carlos Barbosa de. A necessidade de investimento em T&D no comércio varejista da cidade de Rio Branco para atender a satisfação do cliente. 2011. 35 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/6/2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/1/2011_JoseCarlosBarbosadeCarvalho.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2999/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9322d5fdb6cfe2d3ac03f4786e9eeae
b50cf532ffdabd1958d458cc633f7f45
5134edb0a80711cbbaa5247c36025151
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c
935edad8bf93ac9239937fc470131d46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907756153831424