Um olhar sobre políticas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação brasileira: análise da percepção da alta gestão da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Caio Lumazzini
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35092
Resumo: Objetivo: Analisar de que forma a percepção de integrantes de órgãos federais e entidades da alta gestão da educação superior brasileira sobre ações afirmativas especificamente para pessoas negras na pós-graduação stricto sensu se relaciona com o estabelecimento de uma política nacional sobre o tema. Metodologia: Abordagem qualitativa, estruturada em forma de pesquisa de caráter exploratório, utilizando-se método de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. As informações analisadas foram derivadas de fontes diretas e primárias, coletadas, em sua totalidade, por meio de fontes bibliográficas e da realização de entrevistas com integrantes da alta gestão da educação superior brasileira, mais especificamente com aqueles que têm a missão de instituir, avaliar e fomentar iniciativas que visem à universalização dos cursos de pós-graduação stricto sensu no país. Resultados: Os resultados, obtidos a partir da análise crítica do conteúdo das falas das pessoas entrevistadas, demonstram que a percepção da alta gestão da educação superior é de que são suficientes as políticas de ações afirmativas de cunho socioeconômico, não sendo factível o estabelecimento de uma política nacional que trate especificamente do acesso de pessoas negras à pós-graduação stricto sensu. Limitações: Limitação na representatividade das percepções coletadas, uma vez que a amostra de pessoas entrevistadas foi restrita a determinados órgãos e entidades, o que pode não refletir a diversidade de opiniões existentes na alta gestão da educação superior brasileira. Aplicabilidade do trabalho: Aplica-se como subsídio crítico para o processo de formulação de políticas públicas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação stricto sensu. Contribuições para a sociedade: Contribuição para a luta antirracista no Brasil e para o estabelecimento de reflexões críticas acerca de um dos problemas públicos mais urgentes do país: a desigualdade racial no acesso ao ensino superior. Originalidade: Embora aborde uma temática amplamente discutida nos últimos anos pelos trabalhos da área de administração pública no Brasil, este estudo encontra certa originalidade na medida em que analisa a percepção de um grupo de agentes ainda não explorado pela literatura acadêmica da área.
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As informações analisadas foram derivadas de fontes diretas e primárias, coletadas, em sua totalidade, por meio de fontes bibliográficas e da realização de entrevistas com integrantes da alta gestão da educação superior brasileira, mais especificamente com aqueles que têm a missão de instituir, avaliar e fomentar iniciativas que visem à universalização dos cursos de pós-graduação stricto sensu no país. Resultados: Os resultados, obtidos a partir da análise crítica do conteúdo das falas das pessoas entrevistadas, demonstram que a percepção da alta gestão da educação superior é de que são suficientes as políticas de ações afirmativas de cunho socioeconômico, não sendo factível o estabelecimento de uma política nacional que trate especificamente do acesso de pessoas negras à pós-graduação stricto sensu. Limitações: Limitação na representatividade das percepções coletadas, uma vez que a amostra de pessoas entrevistadas foi restrita a determinados órgãos e entidades, o que pode não refletir a diversidade de opiniões existentes na alta gestão da educação superior brasileira. Aplicabilidade do trabalho: Aplica-se como subsídio crítico para o processo de formulação de políticas públicas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação stricto sensu. Contribuições para a sociedade: Contribuição para a luta antirracista no Brasil e para o estabelecimento de reflexões críticas acerca de um dos problemas públicos mais urgentes do país: a desigualdade racial no acesso ao ensino superior. Originalidade: Embora aborde uma temática amplamente discutida nos últimos anos pelos trabalhos da área de administração pública no Brasil, este estudo encontra certa originalidade na medida em que analisa a percepção de um grupo de agentes ainda não explorado pela literatura acadêmica da área.Objective: This study aims to analyze how the perceptions of members within federal agencies and senior management entities in Brazilian higher education regarding affirmative actions, specifically for black individuals in stricto sensu postgraduate studies are related to the national policymaking on this topic. Methodology: With a qualitative approach structured as exploratory research, this study utilizes the content analysis method of semi-structured interviews. The analyzed information is sourced from direct and primary materials, fully collected via bibliographic sources and interviews with members of senior management in Brazilian higher education, specifically with individuals entrusted with the mission of instituting, evaluating, and promoting initiatives geared towards the universalization of stricto sensu postgraduate courses in the country. Results: The findings, derived from a critical analysis of the interviewees' speeches, reveal that people pertaining to senior management in higher education has the perception that socioeconomic affirmative action policies are adequate. Consequently, the establishment of a national policy focusing specifically on access for black individuals to stricto sensu postgraduate studies is unfeasible. Limitations: Limitation in the representativeness of the perceptions collected, since the sample of people interviewed was restricted to certain federal agencies and senior management entities, which may not reflect the diversity of opinions existing in the senior management of Brazilian higher education. Applicability of the work: Critical resource in public policy formulation related to affirmative actions for black individuals in stricto sensu postgraduate studies. Contributions to Society: This research makes a noteworthy contribution to the anti-racist efforts in Brazil and stimulates critical reflections on one of the nation's most urgent public issues: racial inequality in access to higher education. Originality: Although the topic of this study is widely discussed within the Brazilian public administration field in recent years, this research stands out by exploring the perceptions of an agent group not yet widely discussed in the literature of this field.porPolíticas de ações afirmativas para pessoas negrasPós-graduação stricto sensuAnálise de conteúdoAlta gestão da educação superiorProgramas de ação afirmativaEducação - Estudo e ensino (Pósgraduação) - BrasilNegros - Educação (Superior)Análise de conteúdo (Comunicação)Um olhar sobre políticas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação brasileira: análise da percepção da alta gestão da educação superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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