Estudantes negros(as) egressos(as) das políticas de ações afirmativas: um olhar sobre a pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Emiko Liz Pessoa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198661
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Estudantes negros(as) egressos(as) das políticas de ações afirmativas: um olhar sobre a pós-graduaçãoEducaçãoProgramas de ação afirmativaCotas universitáriasNegrosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O presente trabalho analisa o acesso e a trajetória de estudantes negros(as) egressos das políticas de ações afirmativas nos programas de Pós-graduação de universidades públicas federais do Sul do Brasil e tem como objetivo geral analisar o acesso e a trajetória cotista dos(as) negros(as) ingressantes na Pós-graduação, para refletir sobre a importância das ações afirmativas para continuidade acadêmica. Para isso por meio da abordagem qualitativa utilizamos a metodologia da bola de neve e entrevistamos estudantes egressos cotistas inseridos(as) na Pós-graduação do Sul do Brasil. Como referencial teórico dialogamos com: ARTES, UNBERHAUM e SILVERIO (2016) para discutir a Pós-graduação; de BARBOSA (2015) temos o conceito de ações afirmativas; CARVALHO (2005) e, PASSOS (2013) discutem a categoria étnico-racial; MUNANGA (2003); SILVA (2009) e, GOMES (2012) para tratar de racismo; e SANTOS (2015) para falar da decolonialidade. Como resultado concluiu-se que os(as) estudantes egressos(as) cotistas negros(as) enfrentam muitas barreiras para estar no espaço acadêmico. Mesmo assim, não abdicam desse direito e encontram formas de se adaptar e resistir, por entenderem que suas presenças têm importância nas universidades públicas. E como contribuições da pesquisa temos como primordial a criação de dados para novas pesquisas, bem como pensar formas de aperfeiçoar ou melhor efetivar o acesso dos(as) negros(as) nos programas de Pós-graduação e, também criar subsídios para demonstrar a importância das ações afirmativas no Brasil.Abstract : The present work aims to analyze the access and trajectory of black students graduated from affirmative action policies in the postgraduate programs of federal public universities in the south of Brazil and has as general objective to analyze the access and quota trajectory of the blacks entering postgraduate, to reflect on the importance of affirmative actions for academic continuity. In order to do this through the qualitative approach, we used the snowball methodology and interviewed students who had graduated from the Postgraduate Program in Southern Brazil. As a theoretical reference, we will dialogue with: ARTES, UNBERHAUM and SILVERIO (2016) to discuss the Graduate Program; of BARBOSA (2015) we have the concept of affirmative actions; CARVALHO (2005) and, STEPS (2013) discuss the ethnic-racial category; MUNANGA (2003); SILVA (2009) and, GOMES (2012) to deal with racism; and SANTOS (2015) to talk about decoloniality. As a result, it was concluded that black dropout students face many barriers to being in academic space. Even so, they do not relinquish this right and find ways to adapt and resist, because they understand that their presence is important in public universities. And as contributions of the research we have as primordial the creation of data for new research, as well as thinking about ways to improve or better effect the access of the blacks in the Graduate programs and also to create subsidies to demonstrate the importance affirmative actions in Brazil.Passos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Emiko Liz Pessoa2019-07-25T11:56:55Z2019-07-25T11:56:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il., gráfs.application/pdf357954https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198661porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:56:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:56:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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