Processo deliberado de formulação de estratégia: estudo de caso junto a duas grandes empresas do ramo varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabot, Milene
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2219
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar e descrever o processo de estratégia de duas grandes organizações do ramo varejista pela ótica da estratégia deliberada, destacando as principais características, modelos e ferramentas teóricas que se aplicam aos casos empíricos. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, essencialmente descritiva, com abordagem de estudo de caso junto ao Makro Atacadista e a Wal-Mart. Observou-se que o processo de estratégia do Makro caracteriza-se por ser formal, consciente, sistemático, contínuo e organizado e por seguir uma sequência bem definida de etapas pré-programadas. Os agentes estratégicos são os Diretores da empresa e a estratégia é tornada explícita através de planos e programas. Na Wal-Mart, a formulação da estratégia passa por um processo de concepção, no qual o líder (Presidente da empresa) tem papel fundamental. O modelo é simples e informal e as estratégias são implementadas através de um processo de institucionalização. Nos dois casos, a formulação da estratégia precede a implementação, sendo que a formulação é responsabilidade do Presidente e Diretores e a implementação é executada por seus subordinados. Não se utilizam nos casos as ferramentas analíticas propostas por alguns teóricos da estratégia deliberada e a análise da concorrência é realizada de modo intuitivo. Além disso, não se verifica um modelo de estratégia padrão para as empresas estudadas. Cada qual impõe as suas especificidades organizacionais ao processo de estratégia. Observou-se: que o processo deliberado gera integração e unidade entre os funcionários das empresas, pois todos se alinham num foco comum. Constatou-se ainda a importância do sistema tecnológico das empresas no processo de estratégia, principalmente no que se refere ao controle estratégico. Por fim, o estudo realizado pela ótica da estratégia deliberada demonstrou-se importante, pois, ao contrário do que alguns teóricos, em especial Mintzberg, argumentam, os processos de estratégia empíricos provaram-se essencialmente deliberados.
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Observou-se que o processo de estratégia do Makro caracteriza-se por ser formal, consciente, sistemático, contínuo e organizado e por seguir uma sequência bem definida de etapas pré-programadas. Os agentes estratégicos são os Diretores da empresa e a estratégia é tornada explícita através de planos e programas. Na Wal-Mart, a formulação da estratégia passa por um processo de concepção, no qual o líder (Presidente da empresa) tem papel fundamental. O modelo é simples e informal e as estratégias são implementadas através de um processo de institucionalização. Nos dois casos, a formulação da estratégia precede a implementação, sendo que a formulação é responsabilidade do Presidente e Diretores e a implementação é executada por seus subordinados. Não se utilizam nos casos as ferramentas analíticas propostas por alguns teóricos da estratégia deliberada e a análise da concorrência é realizada de modo intuitivo. Além disso, não se verifica um modelo de estratégia padrão para as empresas estudadas. Cada qual impõe as suas especificidades organizacionais ao processo de estratégia. Observou-se: que o processo deliberado gera integração e unidade entre os funcionários das empresas, pois todos se alinham num foco comum. Constatou-se ainda a importância do sistema tecnológico das empresas no processo de estratégia, principalmente no que se refere ao controle estratégico. Por fim, o estudo realizado pela ótica da estratégia deliberada demonstrou-se importante, pois, ao contrário do que alguns teóricos, em especial Mintzberg, argumentam, os processos de estratégia empíricos provaram-se essencialmente deliberados.This study had as purpose to identify and describe the strategy process of two major retailers from the point of view of deliberate strategy, pointing out the main characteristics, models and theoretical tools applicable to empirical cases. .Thus, a qualitative, essentially descriptive research was performed, approaching a case study with Makro Atacadista and Wal-Mart. It was observed that Makro's strategy process is distinguished for being formal, conscious, systematic, continuous and organized, and following a well-defined sequence of predetermined stages. The strategic agents are the company's Directors and the strategy is made explicit through plans and programs. At WalMart, strategy formulation undergoes a conception process where the leader (President of the company) plays a criticai role. The model is simple and informal and the strategies are implemented through an institutionalization processo In both cases, strategy formulation precedes implementation, where the President and the Directors are responsible for its formulation while their subordinates perform its implementation. The analytic tools proposed by some theorists of deliberate strategy are not used in these cases and the competitors' analysis is made based on intuition. Besides, there is no standard strategy model for the surveyed companies. Each of them imposes its own organizational peculiarities on the strategy processo It was observed that the deliberate process generates integration and unity among the companies' employees, since they are ali aligned with a common focus. It was verified further that the companies' technological system is very important for their strategy processes, particularly as regards the strategic control. Finally, the study made from the point of view of deliberate strategy showed up to be extremely important, since, as otherwise argued by some theorists, particularly Mintzberg, empirical strategy processes proved to be essentially deliberate.porStrategyDeliberate strategyRetailEstratégiaEstratégia deliberadaVarejoAdministração de empresasWal-Mart (Firma)Makro AtacadistaPlanejamento estratégicoPlanejamento estratégico - Estudo de casosComércio varejista - Administração - Estudo de casosProcesso deliberado de formulação de estratégia: estudo de caso junto a duas grandes empresas do ramo varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1200301047.pdf1200301047.pdfPDFapplication/pdf2937779https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b14096b2-d78a-4691-92b5-2400fcb767c8/download4e39ea5b8f4c7f8af44876eae433e568MD51TEXT1200301047.pdf.txt1200301047.pdf.txtExtracted texttext/plain103171https://repositorio.fgv.br/bitstreams/389cd522-01ff-44a2-8ef4-ecf523c83570/download02dc6ed75fb4e9e205789a4a995f30afMD56THUMBNAIL1200301047.pdf.jpg1200301047.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d3b0cf7b-6629-4898-aca3-04e27fbeb966/download3b12c89a2841bcba67a4eea133703d68MD5710438/22192023-11-07 19:50:56.149open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2219https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T19:50:56Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
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