The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3789 |
Resumo: | According to Bourdieu (1994), there are social camps where the economic logic works upside down. Therefore, the expression ¿family business¿ is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, whose goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium brazilian family business universe. |
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Queiroz, Vanessa de SáEscolas::EBAPEAyrosa, Eduardo André TeixeiraCherchiaro, Isabel BalloussierVieira, Marcelo Milano Falcão2009-11-18T19:01:01Z2009-11-18T19:01:01Z2007QUEIROZ, Vanessa de Sá. The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/10438/3789According to Bourdieu (1994), there are social camps where the economic logic works upside down. Therefore, the expression ¿family business¿ is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, whose goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium brazilian family business universe.De acordo com Bourdieu (1994), existem campos sociais, entre os quais a família, onde a lógica econômica funciona às avessas. Sendo assim, a própria expressão ¿empresa familiar¿ seria, por si só, um paradoxo, pois nela convivem duas lógicas distintas e, às vezes, antagônicas: a lógica da empresa, que objetiva o lucro, e a lógica da família, que visa ao bem-comum. Por isso, mais do que em qualquer outro tipo de empresa, é preciso considerar o papel desempenhado pelas trocas simbólicas nas relações sociais. Baseando-se nesses conceitos, esta pesquisa apresenta um panorama do universo das pequenas e médias empresas familiares brasileiras.porThe good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdministração de empresasEmpresas familiares - BrasilPequenas e médias empresas - Brasilreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALACF27E.pdfapplication/pdf633630https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ba368e5b-6bb5-4e8d-a8b3-74d15773edeb/downloade2c58849d1bf41c2904414135bb10f66MD51TEXTACF27E.pdf.txtACF27E.pdf.txtExtracted texttext/plain103190https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dfbdc45b-a071-4926-a8c9-376490faa3af/download06c841894da0d0faed34efbb3e236467MD56THUMBNAILACF27E.pdf.jpgACF27E.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3241https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c4ae744-4f19-4fd0-aff3-f74e7240c4f9/download3ad5bc9570186499173b53e6af8712f0MD5710438/37892023-11-08 18:51:56.326open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3789https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T18:51:56Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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