Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Moreno Zaidan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29044
Resumo: O Transporte Individual Remunerado Privado (TIRP) – oferecido por empresas como Uber, Cabify e similares – tem sido objeto de uma calorosa controvérsia a respeito de sua real necessidade de regulação. Nesse debate, a distinção dos serviços de Transporte Individual Remunerado (TIR) quanto a natureza jurídica ocupa posição central. Para muitos, o caráter privado das corridas por aplicativo dispensaria a necessidade de regulação, em contraposição ao que vale para o táxi que, no Brasil, é considerado transporte público. O presente trabalho busca parâmetros na experiência internacional para iluminar essa questão. Para tanto, foi realizada uma seleção de casos de cidades consideradas como mercados importantes dessa nova modalidade de transporte urbano, a partir dos quais um conjunto de variáveis pôde ser observado e comparado, de maneira a constituir um quadro de referência para os gestores públicos locais. Nesse quadro, buscou-se responder três eixos questões. O primeiro diz respeito à necessidade de regulação das corridas por aplicativos. Elas são reguladas nas cidades analisadas? A natureza jurídica é critério dicotômico para a justificar a regulação? O segundo eixo é se refere às disposições regulatórias básicas encontradas, com foco em questões de licenciamento da atividade. Por fim, o terceiro, aborda os dispositivos de regulação que extrapolam o licenciamento e dizem respeito à operação dos serviços propriamente, bem como aos seus potenciais impactos na mobilidade urbana como um todo. Este último eixo aponta para a necessidade da regulação de transcender a questão concorrencial do mercado de Transporte Individual Remunerado (TIR) e contemplar também dispositivos orientados ao alcance de objetivos de política pública de mobilidade urbana.
id FGV_df372e87bf23a3953c6a4d7c0c25d163
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29044
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Garcia, Moreno ZaidanEscolas::EAESPPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2020-04-29T13:46:55Z2020-04-29T13:46:55Z2020-04-24https://hdl.handle.net/10438/29044O Transporte Individual Remunerado Privado (TIRP) – oferecido por empresas como Uber, Cabify e similares – tem sido objeto de uma calorosa controvérsia a respeito de sua real necessidade de regulação. Nesse debate, a distinção dos serviços de Transporte Individual Remunerado (TIR) quanto a natureza jurídica ocupa posição central. Para muitos, o caráter privado das corridas por aplicativo dispensaria a necessidade de regulação, em contraposição ao que vale para o táxi que, no Brasil, é considerado transporte público. O presente trabalho busca parâmetros na experiência internacional para iluminar essa questão. Para tanto, foi realizada uma seleção de casos de cidades consideradas como mercados importantes dessa nova modalidade de transporte urbano, a partir dos quais um conjunto de variáveis pôde ser observado e comparado, de maneira a constituir um quadro de referência para os gestores públicos locais. Nesse quadro, buscou-se responder três eixos questões. O primeiro diz respeito à necessidade de regulação das corridas por aplicativos. Elas são reguladas nas cidades analisadas? A natureza jurídica é critério dicotômico para a justificar a regulação? O segundo eixo é se refere às disposições regulatórias básicas encontradas, com foco em questões de licenciamento da atividade. Por fim, o terceiro, aborda os dispositivos de regulação que extrapolam o licenciamento e dizem respeito à operação dos serviços propriamente, bem como aos seus potenciais impactos na mobilidade urbana como um todo. Este último eixo aponta para a necessidade da regulação de transcender a questão concorrencial do mercado de Transporte Individual Remunerado (TIR) e contemplar também dispositivos orientados ao alcance de objetivos de política pública de mobilidade urbana.porPolítica públicaMobilidade urbanaRegulaçãoPlataformas tecnológicas de transporte individualAdministração públicaPolíticas públicas - BrasilTransporte urbanoInovações tecnológicasTransporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.txtTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.txtExtracted texttext/plain89211https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c47e2e0a-69c6-4071-90a9-0b48397f96cc/download9afcfc86788e71abaa82e013d70981acMD55THUMBNAILTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.jpgTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2544https://repositorio.fgv.br/bitstreams/78b3f2eb-b389-4bc6-8c63-c7e6ac571bff/download39ceb1e9d3f780b93e2412961d6881d7MD56ORIGINALTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdfTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdfPDFapplication/pdf347933https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7dd92cd1-e387-49a9-9ff2-47e9ed7117d5/downloaddff02eecf4553da0e38c624b57c66c07MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c76b5285-9fdf-424f-8fd0-fdeb84aa8abc/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/290442023-11-25 09:32:54.738open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29044https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:32:54Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
title Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
spellingShingle Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
Garcia, Moreno Zaidan
Política pública
Mobilidade urbana
Regulação
Plataformas tecnológicas de transporte individual
Administração pública
Políticas públicas - Brasil
Transporte urbano
Inovações tecnológicas
title_short Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
title_full Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
title_fullStr Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
title_full_unstemmed Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
title_sort Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
author Garcia, Moreno Zaidan
author_facet Garcia, Moreno Zaidan
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Moreno Zaidan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
contributor_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Mobilidade urbana
Regulação
Plataformas tecnológicas de transporte individual
topic Política pública
Mobilidade urbana
Regulação
Plataformas tecnológicas de transporte individual
Administração pública
Políticas públicas - Brasil
Transporte urbano
Inovações tecnológicas
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Políticas públicas - Brasil
Transporte urbano
Inovações tecnológicas
description O Transporte Individual Remunerado Privado (TIRP) – oferecido por empresas como Uber, Cabify e similares – tem sido objeto de uma calorosa controvérsia a respeito de sua real necessidade de regulação. Nesse debate, a distinção dos serviços de Transporte Individual Remunerado (TIR) quanto a natureza jurídica ocupa posição central. Para muitos, o caráter privado das corridas por aplicativo dispensaria a necessidade de regulação, em contraposição ao que vale para o táxi que, no Brasil, é considerado transporte público. O presente trabalho busca parâmetros na experiência internacional para iluminar essa questão. Para tanto, foi realizada uma seleção de casos de cidades consideradas como mercados importantes dessa nova modalidade de transporte urbano, a partir dos quais um conjunto de variáveis pôde ser observado e comparado, de maneira a constituir um quadro de referência para os gestores públicos locais. Nesse quadro, buscou-se responder três eixos questões. O primeiro diz respeito à necessidade de regulação das corridas por aplicativos. Elas são reguladas nas cidades analisadas? A natureza jurídica é critério dicotômico para a justificar a regulação? O segundo eixo é se refere às disposições regulatórias básicas encontradas, com foco em questões de licenciamento da atividade. Por fim, o terceiro, aborda os dispositivos de regulação que extrapolam o licenciamento e dizem respeito à operação dos serviços propriamente, bem como aos seus potenciais impactos na mobilidade urbana como um todo. Este último eixo aponta para a necessidade da regulação de transcender a questão concorrencial do mercado de Transporte Individual Remunerado (TIR) e contemplar também dispositivos orientados ao alcance de objetivos de política pública de mobilidade urbana.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-29T13:46:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-29T13:46:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29044
url https://hdl.handle.net/10438/29044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c47e2e0a-69c6-4071-90a9-0b48397f96cc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/78b3f2eb-b389-4bc6-8c63-c7e6ac571bff/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7dd92cd1-e387-49a9-9ff2-47e9ed7117d5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c76b5285-9fdf-424f-8fd0-fdeb84aa8abc/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9afcfc86788e71abaa82e013d70981ac
39ceb1e9d3f780b93e2412961d6881d7
dff02eecf4553da0e38c624b57c66c07
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023780360126464