Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29044 |
Resumo: | O Transporte Individual Remunerado Privado (TIRP) – oferecido por empresas como Uber, Cabify e similares – tem sido objeto de uma calorosa controvérsia a respeito de sua real necessidade de regulação. Nesse debate, a distinção dos serviços de Transporte Individual Remunerado (TIR) quanto a natureza jurídica ocupa posição central. Para muitos, o caráter privado das corridas por aplicativo dispensaria a necessidade de regulação, em contraposição ao que vale para o táxi que, no Brasil, é considerado transporte público. O presente trabalho busca parâmetros na experiência internacional para iluminar essa questão. Para tanto, foi realizada uma seleção de casos de cidades consideradas como mercados importantes dessa nova modalidade de transporte urbano, a partir dos quais um conjunto de variáveis pôde ser observado e comparado, de maneira a constituir um quadro de referência para os gestores públicos locais. Nesse quadro, buscou-se responder três eixos questões. O primeiro diz respeito à necessidade de regulação das corridas por aplicativos. Elas são reguladas nas cidades analisadas? A natureza jurídica é critério dicotômico para a justificar a regulação? O segundo eixo é se refere às disposições regulatórias básicas encontradas, com foco em questões de licenciamento da atividade. Por fim, o terceiro, aborda os dispositivos de regulação que extrapolam o licenciamento e dizem respeito à operação dos serviços propriamente, bem como aos seus potenciais impactos na mobilidade urbana como um todo. Este último eixo aponta para a necessidade da regulação de transcender a questão concorrencial do mercado de Transporte Individual Remunerado (TIR) e contemplar também dispositivos orientados ao alcance de objetivos de política pública de mobilidade urbana. |
id |
FGV_df372e87bf23a3953c6a4d7c0c25d163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/29044 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Garcia, Moreno ZaidanEscolas::EAESPPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2020-04-29T13:46:55Z2020-04-29T13:46:55Z2020-04-24https://hdl.handle.net/10438/29044O Transporte Individual Remunerado Privado (TIRP) – oferecido por empresas como Uber, Cabify e similares – tem sido objeto de uma calorosa controvérsia a respeito de sua real necessidade de regulação. Nesse debate, a distinção dos serviços de Transporte Individual Remunerado (TIR) quanto a natureza jurídica ocupa posição central. Para muitos, o caráter privado das corridas por aplicativo dispensaria a necessidade de regulação, em contraposição ao que vale para o táxi que, no Brasil, é considerado transporte público. O presente trabalho busca parâmetros na experiência internacional para iluminar essa questão. Para tanto, foi realizada uma seleção de casos de cidades consideradas como mercados importantes dessa nova modalidade de transporte urbano, a partir dos quais um conjunto de variáveis pôde ser observado e comparado, de maneira a constituir um quadro de referência para os gestores públicos locais. Nesse quadro, buscou-se responder três eixos questões. O primeiro diz respeito à necessidade de regulação das corridas por aplicativos. Elas são reguladas nas cidades analisadas? A natureza jurídica é critério dicotômico para a justificar a regulação? O segundo eixo é se refere às disposições regulatórias básicas encontradas, com foco em questões de licenciamento da atividade. Por fim, o terceiro, aborda os dispositivos de regulação que extrapolam o licenciamento e dizem respeito à operação dos serviços propriamente, bem como aos seus potenciais impactos na mobilidade urbana como um todo. Este último eixo aponta para a necessidade da regulação de transcender a questão concorrencial do mercado de Transporte Individual Remunerado (TIR) e contemplar também dispositivos orientados ao alcance de objetivos de política pública de mobilidade urbana.porPolítica públicaMobilidade urbanaRegulaçãoPlataformas tecnológicas de transporte individualAdministração públicaPolíticas públicas - BrasilTransporte urbanoInovações tecnológicasTransporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.txtTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.txtExtracted texttext/plain89211https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c47e2e0a-69c6-4071-90a9-0b48397f96cc/download9afcfc86788e71abaa82e013d70981acMD55THUMBNAILTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.jpgTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2544https://repositorio.fgv.br/bitstreams/78b3f2eb-b389-4bc6-8c63-c7e6ac571bff/download39ceb1e9d3f780b93e2412961d6881d7MD56ORIGINALTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdfTCC Individual - Moreno Zaidan Garcia - ABNT.pdfPDFapplication/pdf347933https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7dd92cd1-e387-49a9-9ff2-47e9ed7117d5/downloaddff02eecf4553da0e38c624b57c66c07MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c76b5285-9fdf-424f-8fd0-fdeb84aa8abc/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/290442023-11-25 09:32:54.738open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29044https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:32:54Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
title |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
spellingShingle |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública Garcia, Moreno Zaidan Política pública Mobilidade urbana Regulação Plataformas tecnológicas de transporte individual Administração pública Políticas públicas - Brasil Transporte urbano Inovações tecnológicas |
title_short |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
title_full |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
title_fullStr |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
title_full_unstemmed |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
title_sort |
Transporte individual remunerado privado: regulação orientada a objetivos de política pública |
author |
Garcia, Moreno Zaidan |
author_facet |
Garcia, Moreno Zaidan |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Moreno Zaidan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro |
contributor_str_mv |
Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política pública Mobilidade urbana Regulação Plataformas tecnológicas de transporte individual |
topic |
Política pública Mobilidade urbana Regulação Plataformas tecnológicas de transporte individual Administração pública Políticas públicas - Brasil Transporte urbano Inovações tecnológicas |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração pública |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Políticas públicas - Brasil Transporte urbano Inovações tecnológicas |
description |
O Transporte Individual Remunerado Privado (TIRP) – oferecido por empresas como Uber, Cabify e similares – tem sido objeto de uma calorosa controvérsia a respeito de sua real necessidade de regulação. Nesse debate, a distinção dos serviços de Transporte Individual Remunerado (TIR) quanto a natureza jurídica ocupa posição central. Para muitos, o caráter privado das corridas por aplicativo dispensaria a necessidade de regulação, em contraposição ao que vale para o táxi que, no Brasil, é considerado transporte público. O presente trabalho busca parâmetros na experiência internacional para iluminar essa questão. Para tanto, foi realizada uma seleção de casos de cidades consideradas como mercados importantes dessa nova modalidade de transporte urbano, a partir dos quais um conjunto de variáveis pôde ser observado e comparado, de maneira a constituir um quadro de referência para os gestores públicos locais. Nesse quadro, buscou-se responder três eixos questões. O primeiro diz respeito à necessidade de regulação das corridas por aplicativos. Elas são reguladas nas cidades analisadas? A natureza jurídica é critério dicotômico para a justificar a regulação? O segundo eixo é se refere às disposições regulatórias básicas encontradas, com foco em questões de licenciamento da atividade. Por fim, o terceiro, aborda os dispositivos de regulação que extrapolam o licenciamento e dizem respeito à operação dos serviços propriamente, bem como aos seus potenciais impactos na mobilidade urbana como um todo. Este último eixo aponta para a necessidade da regulação de transcender a questão concorrencial do mercado de Transporte Individual Remunerado (TIR) e contemplar também dispositivos orientados ao alcance de objetivos de política pública de mobilidade urbana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-29T13:46:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-29T13:46:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/29044 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/29044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c47e2e0a-69c6-4071-90a9-0b48397f96cc/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/78b3f2eb-b389-4bc6-8c63-c7e6ac571bff/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7dd92cd1-e387-49a9-9ff2-47e9ed7117d5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c76b5285-9fdf-424f-8fd0-fdeb84aa8abc/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9afcfc86788e71abaa82e013d70981ac 39ceb1e9d3f780b93e2412961d6881d7 dff02eecf4553da0e38c624b57c66c07 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023780360126464 |