O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Milena Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29985
Resumo: Este estudo discorre sobre a criação e gestão de serviços voltados para o agricultor brasileiro e demais atores da cadeia de valor do agronegócio brasileiro. O setor representou 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2019, sendo serviços seu componente principal. É possível notar empresas tradicionalmente orientadas a produto interessadas em desenvolver a competência de criação de soluções que contemplem serviços. No entanto, já há também grande variedade de serviços disponíveis no setor agrícola, o que por vezes dificulta o processo decisório do agricultor ao adquiri-los, especialmente quando o serviço falha em expressar com clareza sua proposta de valor e entregáveis concretos. Em adição, há também a percepção de que as modalidades de serviços são criadas com base no que a empresa e sua expertise podem de pronto entregar, e não exatamente o que o cliente, de fato, necessita. Assim, este estudo visa compreender as causas desse contexto e estudar práticas que suportem empresas prestadoras de serviço no agronegócio a melhorarem sua oferta de serviços a seus clientes agricultores. Isso foi feito por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja estratégia de investigação escolhida foi a de estudo de caso envolvendo três Especialistas em Design de Serviços, quatro Prestadores de Serviço, dois Canais de Distribuição que passaram a prestar serviços e cinco Agricultores que produzem prioritariamente soja. O estudo entrega como contribuição melhores práticas encontradas na teoria e na prática apontada pelos entrevistados para o design e gestão de serviços: o mapeamento da jornada do cliente e do ecossistema do serviço, a realização de cocriação e prototipação junto a clientes e parceiros, a aferição da efetividade do serviço e satisfação do cliente, customização, profissionalização, monetização, tangibilização e uso da recomendação de clientes como promotores de uma empresa ou serviço. Por fim, propõe-se um método para as empresas que desejam realizar o design e a gestão de serviços com o intuito de melhorar a experiência dos clientes e gerar mais valor a eles e à empresa.
id FGV_e1f3d72767fe5e8500da22908c436782
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29985
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Pereira, Milena CristinaEscolas::EAESPBrito, Eliane Pereira ZamithSpers, Eduardo EugênioCônsoli, Matheus AlbertoPrado, Lucas Sciencia do2021-01-07T20:45:45Z2021-01-07T20:45:45Z2020-12-07https://hdl.handle.net/10438/29985Este estudo discorre sobre a criação e gestão de serviços voltados para o agricultor brasileiro e demais atores da cadeia de valor do agronegócio brasileiro. O setor representou 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2019, sendo serviços seu componente principal. É possível notar empresas tradicionalmente orientadas a produto interessadas em desenvolver a competência de criação de soluções que contemplem serviços. No entanto, já há também grande variedade de serviços disponíveis no setor agrícola, o que por vezes dificulta o processo decisório do agricultor ao adquiri-los, especialmente quando o serviço falha em expressar com clareza sua proposta de valor e entregáveis concretos. Em adição, há também a percepção de que as modalidades de serviços são criadas com base no que a empresa e sua expertise podem de pronto entregar, e não exatamente o que o cliente, de fato, necessita. Assim, este estudo visa compreender as causas desse contexto e estudar práticas que suportem empresas prestadoras de serviço no agronegócio a melhorarem sua oferta de serviços a seus clientes agricultores. Isso foi feito por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja estratégia de investigação escolhida foi a de estudo de caso envolvendo três Especialistas em Design de Serviços, quatro Prestadores de Serviço, dois Canais de Distribuição que passaram a prestar serviços e cinco Agricultores que produzem prioritariamente soja. O estudo entrega como contribuição melhores práticas encontradas na teoria e na prática apontada pelos entrevistados para o design e gestão de serviços: o mapeamento da jornada do cliente e do ecossistema do serviço, a realização de cocriação e prototipação junto a clientes e parceiros, a aferição da efetividade do serviço e satisfação do cliente, customização, profissionalização, monetização, tangibilização e uso da recomendação de clientes como promotores de uma empresa ou serviço. Por fim, propõe-se um método para as empresas que desejam realizar o design e a gestão de serviços com o intuito de melhorar a experiência dos clientes e gerar mais valor a eles e à empresa.This study addresses the design and management of services whose targets are Brazilian farmers and the various stakeholders within the agribusiness value chain. The sector represents 21,4% of Brazil’s Gross Domestic Product (GDP) in 2019, being services its main component. It’s common to notice companies traditionally product oriented now interested in developing the required skill set to design service solutions. However, there’s already a significant amount of services available within the agribusiness sector and the several options turn the farmer’s decision making process more difficult, especially when the service promotion fails to express clearly its value proposition and its concrete deliverables. In addition, there’s also the perception that the services are created based on its company’s current expertise but often without any further investigation on its customers’ needs. Thus, this research seeks to understand the causes for this context and study practices that support service providers in agribusiness to improve their service offerings to customers, Brazilian farmers. The methodology chosen was the exploratory qualitative research and the investigation strategy chosen was to conduct a case study involving three Service Design Specialists, four Service Providers within the Ag sector, two Distribution Channels that started to provide services recently and five Farmers who produce primarily Soy. The study delivers as a contribution best practices based in the literature and in the practical experience pointed out by the interviewees, in regards to the design and management of services: the customer journey and service ecosystem mapping, the co-creation and prototyping with customers and partners, the effectiveness of services and customer satisfaction, customization, professionalization, monetization, expressing the tangible benefit of services, and the use of customers’ referrals to promote a company or service. Finally, the research presents a method for companies that wish to carry out the design and management of services in order to improve their offerings and customer experience and generate more value.porServitizationService designCustomer journeyCocreationAgribusinessServitizaçãoDesign de serviçoJornada do clienteCocriaçãoAgronegócioAdministração de empresasAdministração de produtosServiços ao clientePrestação de serviçosValor adicionadoEconomia agrícolaO design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertacao_Design-de-Servicos_Milena-Cristina-Pereira_060120_ pos banca (REVISADO com ficha catolográfica).pdfDissertacao_Design-de-Servicos_Milena-Cristina-Pereira_060120_ pos banca (REVISADO com ficha catolográfica).pdfPDFapplication/pdf2725002https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ed9bdce-4147-4a40-91b4-58dc87ad19d5/download998198a9ab9f56af9d35275b6a5e2716MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de919ef2-e8cd-43c4-85f2-22ae33c9680b/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD56TEXTDissertacao_Design-de-Servicos_Milena-Cristina-Pereira_060120_ pos banca (REVISADO com ficha catolográfica).pdf.txtDissertacao_Design-de-Servicos_Milena-Cristina-Pereira_060120_ pos banca (REVISADO com ficha catolográfica).pdf.txtExtracted texttext/plain102934https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e8a597a8-d5ea-4649-94b3-5b479d21b690/downloadb3a85bbe239b9a09b9506368b9327661MD59THUMBNAILDissertacao_Design-de-Servicos_Milena-Cristina-Pereira_060120_ pos banca (REVISADO com ficha catolográfica).pdf.jpgDissertacao_Design-de-Servicos_Milena-Cristina-Pereira_060120_ pos banca (REVISADO com ficha catolográfica).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2529https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3e0d8f28-8cab-41ac-b5f3-771d541c003e/download46d04ee5c1d5109e21f6a98048437baeMD51010438/299852023-11-25 14:08:02.702open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29985https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T14:08:02Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
title O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
spellingShingle O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
Pereira, Milena Cristina
Servitization
Service design
Customer journey
Cocreation
Agribusiness
Servitização
Design de serviço
Jornada do cliente
Cocriação
Agronegócio
Administração de empresas
Administração de produtos
Serviços ao cliente
Prestação de serviços
Valor adicionado
Economia agrícola
title_short O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
title_full O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
title_fullStr O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
title_full_unstemmed O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
title_sort O design de serviços na geração de valor a clientes e empresas: um estudo de caso orientado ao agronegócio brasileiro
author Pereira, Milena Cristina
author_facet Pereira, Milena Cristina
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Brito, Eliane Pereira Zamith
Spers, Eduardo Eugênio
Cônsoli, Matheus Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Milena Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Lucas Sciencia do
contributor_str_mv Prado, Lucas Sciencia do
dc.subject.eng.fl_str_mv Servitization
Service design
Customer journey
Cocreation
Agribusiness
topic Servitization
Service design
Customer journey
Cocreation
Agribusiness
Servitização
Design de serviço
Jornada do cliente
Cocriação
Agronegócio
Administração de empresas
Administração de produtos
Serviços ao cliente
Prestação de serviços
Valor adicionado
Economia agrícola
dc.subject.por.fl_str_mv Servitização
Design de serviço
Jornada do cliente
Cocriação
Agronegócio
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Administração de produtos
Serviços ao cliente
Prestação de serviços
Valor adicionado
Economia agrícola
description Este estudo discorre sobre a criação e gestão de serviços voltados para o agricultor brasileiro e demais atores da cadeia de valor do agronegócio brasileiro. O setor representou 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2019, sendo serviços seu componente principal. É possível notar empresas tradicionalmente orientadas a produto interessadas em desenvolver a competência de criação de soluções que contemplem serviços. No entanto, já há também grande variedade de serviços disponíveis no setor agrícola, o que por vezes dificulta o processo decisório do agricultor ao adquiri-los, especialmente quando o serviço falha em expressar com clareza sua proposta de valor e entregáveis concretos. Em adição, há também a percepção de que as modalidades de serviços são criadas com base no que a empresa e sua expertise podem de pronto entregar, e não exatamente o que o cliente, de fato, necessita. Assim, este estudo visa compreender as causas desse contexto e estudar práticas que suportem empresas prestadoras de serviço no agronegócio a melhorarem sua oferta de serviços a seus clientes agricultores. Isso foi feito por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja estratégia de investigação escolhida foi a de estudo de caso envolvendo três Especialistas em Design de Serviços, quatro Prestadores de Serviço, dois Canais de Distribuição que passaram a prestar serviços e cinco Agricultores que produzem prioritariamente soja. O estudo entrega como contribuição melhores práticas encontradas na teoria e na prática apontada pelos entrevistados para o design e gestão de serviços: o mapeamento da jornada do cliente e do ecossistema do serviço, a realização de cocriação e prototipação junto a clientes e parceiros, a aferição da efetividade do serviço e satisfação do cliente, customização, profissionalização, monetização, tangibilização e uso da recomendação de clientes como promotores de uma empresa ou serviço. Por fim, propõe-se um método para as empresas que desejam realizar o design e a gestão de serviços com o intuito de melhorar a experiência dos clientes e gerar mais valor a eles e à empresa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T20:45:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-07T20:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29985
url https://hdl.handle.net/10438/29985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ed9bdce-4147-4a40-91b4-58dc87ad19d5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de919ef2-e8cd-43c4-85f2-22ae33c9680b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e8a597a8-d5ea-4649-94b3-5b479d21b690/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3e0d8f28-8cab-41ac-b5f3-771d541c003e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 998198a9ab9f56af9d35275b6a5e2716
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
b3a85bbe239b9a09b9506368b9327661
46d04ee5c1d5109e21f6a98048437bae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749707657674752