A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tatiana Gil
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/5716
Resumo: O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a Etna, quais são os fatores de competitividade e sua relevância para uma nova entrante no setor de móveis. Para isso, o trabalho parte da literatura para indicar possíveis fatores candidatos e segue para uma etapa de campo, em busca de elementos que permitam a análise de sua relevância através de um modelo de competitividade retirado da literatura de estratégia, o modelo VRIO. Os fundamentos teóricos utilizados neste trabalho vieram principalmente da escola estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource-based View – RBV), do marketing de varejo e da gestão de serviços. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas com gestores da Etna, consumidores de móveis, e visita de observação à loja e a concorrentes, com o objetivo de verificar na realidade e nas atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, para a partir disso inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor. Os resultados encontrados apontaram que a Etna hoje se encontra em uma situação de paridade competitiva no mercado, não se podendo dizer que haja vantagem relevante, apesar do sucesso anunciado. Isso equivale a dizer que os fatores competitivos de que ela dispõe, hoje, são tão valiosos quanto os dos concorrentes. No momento atual, seu sucesso está mais relacionado ao fato dela ter atingido a paridade competitiva rapidamente em um mercado pouco dinâmico e com concorrentes pouco inovadores e diferenciados, do que com a detenção de recursos diferenciados. A vantagem competitiva, entretanto, poderia surgir com o tempo, que será o fator fundamental para o sucesso futuro. A atividade dos concorrentes, por sua vez, poderia seria um fator limitador, dado que não há indicações concretas que eles não possam seguir o caminho da Etna.
id FGV_e3c9b48a275183845080be3ff3937a11
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/5716
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Gomes, Tatiana GilEscolas::EAESPBrito, Luiz Artur Ledur2010-04-20T20:20:29Z2010-04-20T20:20:29Z2006-04-10GOMES, Tatiana Gil. A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/5716O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a Etna, quais são os fatores de competitividade e sua relevância para uma nova entrante no setor de móveis. Para isso, o trabalho parte da literatura para indicar possíveis fatores candidatos e segue para uma etapa de campo, em busca de elementos que permitam a análise de sua relevância através de um modelo de competitividade retirado da literatura de estratégia, o modelo VRIO. Os fundamentos teóricos utilizados neste trabalho vieram principalmente da escola estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource-based View – RBV), do marketing de varejo e da gestão de serviços. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas com gestores da Etna, consumidores de móveis, e visita de observação à loja e a concorrentes, com o objetivo de verificar na realidade e nas atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, para a partir disso inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor. Os resultados encontrados apontaram que a Etna hoje se encontra em uma situação de paridade competitiva no mercado, não se podendo dizer que haja vantagem relevante, apesar do sucesso anunciado. Isso equivale a dizer que os fatores competitivos de que ela dispõe, hoje, são tão valiosos quanto os dos concorrentes. No momento atual, seu sucesso está mais relacionado ao fato dela ter atingido a paridade competitiva rapidamente em um mercado pouco dinâmico e com concorrentes pouco inovadores e diferenciados, do que com a detenção de recursos diferenciados. A vantagem competitiva, entretanto, poderia surgir com o tempo, que será o fator fundamental para o sucesso futuro. A atividade dos concorrentes, por sua vez, poderia seria um fator limitador, dado que não há indicações concretas que eles não possam seguir o caminho da Etna.porRBVAdministração mercadológicaVarejo de móveisEstratégiaVisão baseada em recursosMóveisRecursos e competênciasVarejoAdministração de empresasIndústria de móveis - BrasilComércio varejistaVantagem competitivaA competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL149587.pdfapplication/pdf704150https://repositorio.fgv.br/bitstreams/691200f0-73ca-49a8-9937-10df988f6b4b/download08c2529d1929cecbc546ba92a22311ebMD51TEXT149587.pdf.txt149587.pdf.txtExtracted texttext/plain102669https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f37ef1d0-85fc-48f8-a5e8-dc518741941a/downloada9599be39efdf2b625a1b18257c1bb63MD56THUMBNAIL149587.pdf.jpg149587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2655https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b94b62c1-f260-4517-80ee-febf7fa8fc2b/download3b8ef5819169226e2593177174c72f2aMD5710438/57162023-11-09 15:53:12.043open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5716https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T15:53:12Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
title A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
spellingShingle A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
Gomes, Tatiana Gil
RBV
Administração mercadológica
Varejo de móveis
Estratégia
Visão baseada em recursos
Móveis
Recursos e competências
Varejo
Administração de empresas
Indústria de móveis - Brasil
Comércio varejista
Vantagem competitiva
title_short A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
title_full A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
title_fullStr A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
title_full_unstemmed A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
title_sort A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
author Gomes, Tatiana Gil
author_facet Gomes, Tatiana Gil
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Tatiana Gil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Luiz Artur Ledur
contributor_str_mv Brito, Luiz Artur Ledur
dc.subject.eng.fl_str_mv RBV
topic RBV
Administração mercadológica
Varejo de móveis
Estratégia
Visão baseada em recursos
Móveis
Recursos e competências
Varejo
Administração de empresas
Indústria de móveis - Brasil
Comércio varejista
Vantagem competitiva
dc.subject.por.fl_str_mv Administração mercadológica
Varejo de móveis
Estratégia
Visão baseada em recursos
Móveis
Recursos e competências
Varejo
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Indústria de móveis - Brasil
Comércio varejista
Vantagem competitiva
description O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a Etna, quais são os fatores de competitividade e sua relevância para uma nova entrante no setor de móveis. Para isso, o trabalho parte da literatura para indicar possíveis fatores candidatos e segue para uma etapa de campo, em busca de elementos que permitam a análise de sua relevância através de um modelo de competitividade retirado da literatura de estratégia, o modelo VRIO. Os fundamentos teóricos utilizados neste trabalho vieram principalmente da escola estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource-based View – RBV), do marketing de varejo e da gestão de serviços. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas com gestores da Etna, consumidores de móveis, e visita de observação à loja e a concorrentes, com o objetivo de verificar na realidade e nas atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, para a partir disso inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor. Os resultados encontrados apontaram que a Etna hoje se encontra em uma situação de paridade competitiva no mercado, não se podendo dizer que haja vantagem relevante, apesar do sucesso anunciado. Isso equivale a dizer que os fatores competitivos de que ela dispõe, hoje, são tão valiosos quanto os dos concorrentes. No momento atual, seu sucesso está mais relacionado ao fato dela ter atingido a paridade competitiva rapidamente em um mercado pouco dinâmico e com concorrentes pouco inovadores e diferenciados, do que com a detenção de recursos diferenciados. A vantagem competitiva, entretanto, poderia surgir com o tempo, que será o fator fundamental para o sucesso futuro. A atividade dos concorrentes, por sua vez, poderia seria um fator limitador, dado que não há indicações concretas que eles não possam seguir o caminho da Etna.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:20:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Tatiana Gil. A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/5716
identifier_str_mv GOMES, Tatiana Gil. A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
url http://hdl.handle.net/10438/5716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/691200f0-73ca-49a8-9937-10df988f6b4b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f37ef1d0-85fc-48f8-a5e8-dc518741941a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b94b62c1-f260-4517-80ee-febf7fa8fc2b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 08c2529d1929cecbc546ba92a22311eb
a9599be39efdf2b625a1b18257c1bb63
3b8ef5819169226e2593177174c72f2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797784059379712