A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5716 |
Resumo: | O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a Etna, quais são os fatores de competitividade e sua relevância para uma nova entrante no setor de móveis. Para isso, o trabalho parte da literatura para indicar possíveis fatores candidatos e segue para uma etapa de campo, em busca de elementos que permitam a análise de sua relevância através de um modelo de competitividade retirado da literatura de estratégia, o modelo VRIO. Os fundamentos teóricos utilizados neste trabalho vieram principalmente da escola estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource-based View – RBV), do marketing de varejo e da gestão de serviços. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas com gestores da Etna, consumidores de móveis, e visita de observação à loja e a concorrentes, com o objetivo de verificar na realidade e nas atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, para a partir disso inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor. Os resultados encontrados apontaram que a Etna hoje se encontra em uma situação de paridade competitiva no mercado, não se podendo dizer que haja vantagem relevante, apesar do sucesso anunciado. Isso equivale a dizer que os fatores competitivos de que ela dispõe, hoje, são tão valiosos quanto os dos concorrentes. No momento atual, seu sucesso está mais relacionado ao fato dela ter atingido a paridade competitiva rapidamente em um mercado pouco dinâmico e com concorrentes pouco inovadores e diferenciados, do que com a detenção de recursos diferenciados. A vantagem competitiva, entretanto, poderia surgir com o tempo, que será o fator fundamental para o sucesso futuro. A atividade dos concorrentes, por sua vez, poderia seria um fator limitador, dado que não há indicações concretas que eles não possam seguir o caminho da Etna. |
id |
FGV_e3c9b48a275183845080be3ff3937a11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5716 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Gomes, Tatiana GilEscolas::EAESPBrito, Luiz Artur Ledur2010-04-20T20:20:29Z2010-04-20T20:20:29Z2006-04-10GOMES, Tatiana Gil. A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/5716O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a Etna, quais são os fatores de competitividade e sua relevância para uma nova entrante no setor de móveis. Para isso, o trabalho parte da literatura para indicar possíveis fatores candidatos e segue para uma etapa de campo, em busca de elementos que permitam a análise de sua relevância através de um modelo de competitividade retirado da literatura de estratégia, o modelo VRIO. Os fundamentos teóricos utilizados neste trabalho vieram principalmente da escola estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource-based View – RBV), do marketing de varejo e da gestão de serviços. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas com gestores da Etna, consumidores de móveis, e visita de observação à loja e a concorrentes, com o objetivo de verificar na realidade e nas atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, para a partir disso inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor. Os resultados encontrados apontaram que a Etna hoje se encontra em uma situação de paridade competitiva no mercado, não se podendo dizer que haja vantagem relevante, apesar do sucesso anunciado. Isso equivale a dizer que os fatores competitivos de que ela dispõe, hoje, são tão valiosos quanto os dos concorrentes. No momento atual, seu sucesso está mais relacionado ao fato dela ter atingido a paridade competitiva rapidamente em um mercado pouco dinâmico e com concorrentes pouco inovadores e diferenciados, do que com a detenção de recursos diferenciados. A vantagem competitiva, entretanto, poderia surgir com o tempo, que será o fator fundamental para o sucesso futuro. A atividade dos concorrentes, por sua vez, poderia seria um fator limitador, dado que não há indicações concretas que eles não possam seguir o caminho da Etna.porRBVAdministração mercadológicaVarejo de móveisEstratégiaVisão baseada em recursosMóveisRecursos e competênciasVarejoAdministração de empresasIndústria de móveis - BrasilComércio varejistaVantagem competitivaA competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL149587.pdfapplication/pdf704150https://repositorio.fgv.br/bitstreams/691200f0-73ca-49a8-9937-10df988f6b4b/download08c2529d1929cecbc546ba92a22311ebMD51TEXT149587.pdf.txt149587.pdf.txtExtracted texttext/plain102669https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f37ef1d0-85fc-48f8-a5e8-dc518741941a/downloada9599be39efdf2b625a1b18257c1bb63MD56THUMBNAIL149587.pdf.jpg149587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2655https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b94b62c1-f260-4517-80ee-febf7fa8fc2b/download3b8ef5819169226e2593177174c72f2aMD5710438/57162023-11-09 15:53:12.043open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5716https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T15:53:12Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
title |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
spellingShingle |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos Gomes, Tatiana Gil RBV Administração mercadológica Varejo de móveis Estratégia Visão baseada em recursos Móveis Recursos e competências Varejo Administração de empresas Indústria de móveis - Brasil Comércio varejista Vantagem competitiva |
title_short |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
title_full |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
title_fullStr |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
title_full_unstemmed |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
title_sort |
A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos |
author |
Gomes, Tatiana Gil |
author_facet |
Gomes, Tatiana Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Tatiana Gil |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Luiz Artur Ledur |
contributor_str_mv |
Brito, Luiz Artur Ledur |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
RBV |
topic |
RBV Administração mercadológica Varejo de móveis Estratégia Visão baseada em recursos Móveis Recursos e competências Varejo Administração de empresas Indústria de móveis - Brasil Comércio varejista Vantagem competitiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica Varejo de móveis Estratégia Visão baseada em recursos Móveis Recursos e competências Varejo |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Indústria de móveis - Brasil Comércio varejista Vantagem competitiva |
description |
O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a Etna, quais são os fatores de competitividade e sua relevância para uma nova entrante no setor de móveis. Para isso, o trabalho parte da literatura para indicar possíveis fatores candidatos e segue para uma etapa de campo, em busca de elementos que permitam a análise de sua relevância através de um modelo de competitividade retirado da literatura de estratégia, o modelo VRIO. Os fundamentos teóricos utilizados neste trabalho vieram principalmente da escola estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource-based View – RBV), do marketing de varejo e da gestão de serviços. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas com gestores da Etna, consumidores de móveis, e visita de observação à loja e a concorrentes, com o objetivo de verificar na realidade e nas atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, para a partir disso inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor. Os resultados encontrados apontaram que a Etna hoje se encontra em uma situação de paridade competitiva no mercado, não se podendo dizer que haja vantagem relevante, apesar do sucesso anunciado. Isso equivale a dizer que os fatores competitivos de que ela dispõe, hoje, são tão valiosos quanto os dos concorrentes. No momento atual, seu sucesso está mais relacionado ao fato dela ter atingido a paridade competitiva rapidamente em um mercado pouco dinâmico e com concorrentes pouco inovadores e diferenciados, do que com a detenção de recursos diferenciados. A vantagem competitiva, entretanto, poderia surgir com o tempo, que será o fator fundamental para o sucesso futuro. A atividade dos concorrentes, por sua vez, poderia seria um fator limitador, dado que não há indicações concretas que eles não possam seguir o caminho da Etna. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Tatiana Gil. A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5716 |
identifier_str_mv |
GOMES, Tatiana Gil. A competitividade no varejo de móveis: o caso Etna através da visão baseada em recursos. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/691200f0-73ca-49a8-9937-10df988f6b4b/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f37ef1d0-85fc-48f8-a5e8-dc518741941a/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b94b62c1-f260-4517-80ee-febf7fa8fc2b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08c2529d1929cecbc546ba92a22311eb a9599be39efdf2b625a1b18257c1bb63 3b8ef5819169226e2593177174c72f2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797784059379712 |