Estilos de liderança e implementação da estratégia na polícia rodoviária federal sob a perspectiva de gestores e servidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31756 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar estilos de liderança (transacional e transformacional) e formas de sua mobilização em gestores em processo de implementação estratégica na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Visa, também, descrever processos de formulação e implementação da estratégia, mensurar fatores intervenientes nesses processos e os estilos de liderança transacional e/ou transformacional requeridos aos gestores, tomando como base as escalas propostas. Isto, com o propósito de verificar relações entre esses dois estilos de liderança e fatores intervenientes na implementação da estratégia e analisar as relações entre os construtos “Liderança” e “Implementação da Estratégia” e as variáveis sociodemográficas. Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa utilizando-se de dois questionários (um para implementação da estratégia e outro para liderança) que foram submetidos a tratamentos estatísticos por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Para isso adotou-se as concepções teóricas desenvolvidas por Bass & Avolio (1995), Bass (1990), Bass & Avolio (1990) e Bass & Bass (2008) sobre o modelo de liderança transacional e transformacional e seguiu-se a orientação dos modelos desenvolvidos por Amoo et al. (2019) e Alvim (2010) para implementação da estratégia. Para o questionário de implementação da estratégia obteve-se a amostra de 159 respondentes ocupantes de funções de gestão na PRF, e para o questionário de liderança, 245 respondentes que não desempenhavam nenhuma função de gestão na instituição. A análise de dados permitiu verificar que alguns fatores do estilo de liderança transacional apresentam significância estatística positiva quando relacionados a fatores de implementação da estratégia. Concomitantemente, um dos fatores desse mesmo estilo de liderança (transacional) apresentou relação estatisticamente significativa e negativa com um dos fatores de implementação da estratégia. Por outro lado, não houve relação estatística significante entre os fatores de implementação da estratégica e o estilo de liderança transformacional. Em se tratando do construto liderança, observa-se na PRF a prevalência do estilo transformacional em relação ao transacional, corroborando estudos realizados em outras organizações públicas, como: Polícia Federal (PF), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Batalhão do Exército Brasileiro (EB) e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Para implementação da estratégia, os fatores que mais interferem positivamente para que a estratégia seja implementada são “Projetos”, “Envolvimento da alta/média administração”, “Desenho e estrutura da organização” e “Alocação de recurso”, em contrapartida aos fatores que não apresentaram tanta eficiência, que são: “Feedback e Controle”, “Percepção”, “Comunicação” e “Gerenciamento de mudanças”. No que se refere aos fatores sociodemográficos e profissionais, observou-se que “Capacitação em Gestão” obteve correlação estatisticamente significativa e positiva com 5 aspectos da implementação da estratégia e com dois aspectos da liderança e “Função” que interage com dois fatores de cada construto. As contribuições da pesquisa poderão servir de alicerce tanto para que sejam desenvolvidos na PRF programas para o desenvolvimento de gestores e líderes quanto para subsidiar melhorias nos processos de implementação da estratégia desse órgão do poder executivo federal. |
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Carneiro, André Wilson MedeirosEscolas::EAESPSant'anna, Anderson de Souza2022-03-21T20:14:56Z2022-03-21T20:14:56Z2022-02-18https://hdl.handle.net/10438/31756A presente pesquisa tem como objetivo analisar estilos de liderança (transacional e transformacional) e formas de sua mobilização em gestores em processo de implementação estratégica na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Visa, também, descrever processos de formulação e implementação da estratégia, mensurar fatores intervenientes nesses processos e os estilos de liderança transacional e/ou transformacional requeridos aos gestores, tomando como base as escalas propostas. Isto, com o propósito de verificar relações entre esses dois estilos de liderança e fatores intervenientes na implementação da estratégia e analisar as relações entre os construtos “Liderança” e “Implementação da Estratégia” e as variáveis sociodemográficas. Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa utilizando-se de dois questionários (um para implementação da estratégia e outro para liderança) que foram submetidos a tratamentos estatísticos por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Para isso adotou-se as concepções teóricas desenvolvidas por Bass & Avolio (1995), Bass (1990), Bass & Avolio (1990) e Bass & Bass (2008) sobre o modelo de liderança transacional e transformacional e seguiu-se a orientação dos modelos desenvolvidos por Amoo et al. (2019) e Alvim (2010) para implementação da estratégia. Para o questionário de implementação da estratégia obteve-se a amostra de 159 respondentes ocupantes de funções de gestão na PRF, e para o questionário de liderança, 245 respondentes que não desempenhavam nenhuma função de gestão na instituição. A análise de dados permitiu verificar que alguns fatores do estilo de liderança transacional apresentam significância estatística positiva quando relacionados a fatores de implementação da estratégia. Concomitantemente, um dos fatores desse mesmo estilo de liderança (transacional) apresentou relação estatisticamente significativa e negativa com um dos fatores de implementação da estratégia. Por outro lado, não houve relação estatística significante entre os fatores de implementação da estratégica e o estilo de liderança transformacional. Em se tratando do construto liderança, observa-se na PRF a prevalência do estilo transformacional em relação ao transacional, corroborando estudos realizados em outras organizações públicas, como: Polícia Federal (PF), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Batalhão do Exército Brasileiro (EB) e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Para implementação da estratégia, os fatores que mais interferem positivamente para que a estratégia seja implementada são “Projetos”, “Envolvimento da alta/média administração”, “Desenho e estrutura da organização” e “Alocação de recurso”, em contrapartida aos fatores que não apresentaram tanta eficiência, que são: “Feedback e Controle”, “Percepção”, “Comunicação” e “Gerenciamento de mudanças”. No que se refere aos fatores sociodemográficos e profissionais, observou-se que “Capacitação em Gestão” obteve correlação estatisticamente significativa e positiva com 5 aspectos da implementação da estratégia e com dois aspectos da liderança e “Função” que interage com dois fatores de cada construto. As contribuições da pesquisa poderão servir de alicerce tanto para que sejam desenvolvidos na PRF programas para o desenvolvimento de gestores e líderes quanto para subsidiar melhorias nos processos de implementação da estratégia desse órgão do poder executivo federal.This research aimed to analyze leadership styles (transactional or transformational) and forms of their mobilization in managers in the process of strategic implementation in the Federal Highway Police (PRF). It also aimed to describe the strategy formulation and implementation processes, measure the intervening factors in strategy implementation processes and the transactional and/or transformational leadership styles required of managers, based on the proposed scales. This is for the purpose of checking the relationships between those two leadership styles and the intervening factors in implementing the strategy and analyzing the relationships between the constructs “Leadership” and “Implementation of the Strategy” and sociodemographic variables. In view of these goals, quantitative research was carried out using two questionnaires (one for the implementation of the strategy and the other for leadership) which were submitted to statistical treatments through descriptive and multivariate techniques. For this, we adopted the theoretical concepts developed by Bass &Avolio (1995), Bass (1990) Bass &Avolio (1990) and Bass & Bass (2008) on the transactional and transformational leadership model and followed the guidance of the models developed by Amoo et al. (2019) and Alvim (2010) to implement the strategy. For the strategy implementation questionnaire, a sample of 159 respondents who occupied management roles in the PRF was obtained, and for the leadership questionnaire, 245 respondents who did not perform any management role at the institution. Data analysis allowed us to verify that some transactional leadership style factors present positive statistical significance when related to strategy implementation factors. Concomitantly, one of the factors of this same leadership style (transactional) presented a statistically significant and negative relationship with one of the strategy implementations factors. On the other hand, there was no statistically significant relationship between strategy implementation factors and transformational leadership style. Regarding the leadership construct, the prevalence of the transformational over the transactional style is observed in the PRF, corroborating studies carried out in other public organizations such as: Federal Police (PF), Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC), Brazilian Army Battalion (EB) and Technical Assistance and Rural Extension (ATER) entities. For the implementation of the strategy, the factors that most positively affect the strategy to be implemented are "Projects" "Involvement of upper/middle management" "Organizational design and structure" and "Resource allocation", in contrast to the factors that did not present so much efficiency, which are: “Feedback and Control”, “Perception”, “Communication” and “Change Management”. With regard to sociodemographic and professional factors, it was observed that "Management Training" had a statistically significant and positive correlation with 05 aspects of strategy implementation and with two aspects of leadership and "Function" which interacts with two factors of each construct. 2004).porLeadershipStrategy ImplementationPublic managementPublic agenciesFederal Highway PolicePolícia Rodoviária FederalLiderançaImplementação da estratégiaGestão públicaÓrgãos públicosAdministração de empresasPolícia Rodoviária - BrasilLiderançaPlanejamento estratégicoEstilos de liderança e implementação da estratégia na polícia rodoviária federal sob a perspectiva de gestores e servidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA - André Wilson - 18MAR22 - MPGC turma 2020-2021 - Versão 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Polícia Rodoviária - Brasil Liderança Planejamento estratégico |
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A presente pesquisa tem como objetivo analisar estilos de liderança (transacional e transformacional) e formas de sua mobilização em gestores em processo de implementação estratégica na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Visa, também, descrever processos de formulação e implementação da estratégia, mensurar fatores intervenientes nesses processos e os estilos de liderança transacional e/ou transformacional requeridos aos gestores, tomando como base as escalas propostas. Isto, com o propósito de verificar relações entre esses dois estilos de liderança e fatores intervenientes na implementação da estratégia e analisar as relações entre os construtos “Liderança” e “Implementação da Estratégia” e as variáveis sociodemográficas. Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa utilizando-se de dois questionários (um para implementação da estratégia e outro para liderança) que foram submetidos a tratamentos estatísticos por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Para isso adotou-se as concepções teóricas desenvolvidas por Bass & Avolio (1995), Bass (1990), Bass & Avolio (1990) e Bass & Bass (2008) sobre o modelo de liderança transacional e transformacional e seguiu-se a orientação dos modelos desenvolvidos por Amoo et al. (2019) e Alvim (2010) para implementação da estratégia. Para o questionário de implementação da estratégia obteve-se a amostra de 159 respondentes ocupantes de funções de gestão na PRF, e para o questionário de liderança, 245 respondentes que não desempenhavam nenhuma função de gestão na instituição. A análise de dados permitiu verificar que alguns fatores do estilo de liderança transacional apresentam significância estatística positiva quando relacionados a fatores de implementação da estratégia. Concomitantemente, um dos fatores desse mesmo estilo de liderança (transacional) apresentou relação estatisticamente significativa e negativa com um dos fatores de implementação da estratégia. Por outro lado, não houve relação estatística significante entre os fatores de implementação da estratégica e o estilo de liderança transformacional. Em se tratando do construto liderança, observa-se na PRF a prevalência do estilo transformacional em relação ao transacional, corroborando estudos realizados em outras organizações públicas, como: Polícia Federal (PF), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Batalhão do Exército Brasileiro (EB) e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Para implementação da estratégia, os fatores que mais interferem positivamente para que a estratégia seja implementada são “Projetos”, “Envolvimento da alta/média administração”, “Desenho e estrutura da organização” e “Alocação de recurso”, em contrapartida aos fatores que não apresentaram tanta eficiência, que são: “Feedback e Controle”, “Percepção”, “Comunicação” e “Gerenciamento de mudanças”. No que se refere aos fatores sociodemográficos e profissionais, observou-se que “Capacitação em Gestão” obteve correlação estatisticamente significativa e positiva com 5 aspectos da implementação da estratégia e com dois aspectos da liderança e “Função” que interage com dois fatores de cada construto. As contribuições da pesquisa poderão servir de alicerce tanto para que sejam desenvolvidos na PRF programas para o desenvolvimento de gestores e líderes quanto para subsidiar melhorias nos processos de implementação da estratégia desse órgão do poder executivo federal. |
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2022 |
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