A influência da capacidade em preço e estratégias de precificação no desempenho de companhias do setor de telecomunicações
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33441 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar se empresas que possuem maior atenção (i) à capacidade em preço e (ii) às estratégias de precificação, possuem melhores desempenhos. Para tanto, realizei um levantamento com empresas do setor de serviço de provimento de internet, selecionadas entre as 410 primeiras no ranking de assinantes banda larga no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações. Os questionários foram enviados para 71 empresas no período de novembro a dezembro de 2022. Uma série de regressões múltiplas indicaram que: i) os itens de capacidade em preço têm influência significativa no desempenho; e ii) itens de estratégia de precificação, como elasticidade-preço, versões mais simples com preços competitivos e preço baixo influenciam no aumento de faturamento. A estratégia de preço baixo influencia negativamente o lucro e o faturamento, indicando a necessidade de atenção ao adotá-la. Os resultados devem ser interpretados com cautela, pois este estudo levou em consideração companhias i) do mesmo setor, porém, em estágios de maturação diferentes; e ii) que configuram entre as 410 com mais assinantes, sendo que o mercado tem maior concentração entre as 50 maiores do país. |
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Mascaro, Dario OliveiraEscolas::EAESPMorgado, Maurício GerbaudoDe Luca, RamonaBotelho, Delane2023-04-04T15:53:21Z2023-04-04T15:53:21Z2023-02-23https://hdl.handle.net/10438/33441Este estudo tem por objetivo investigar se empresas que possuem maior atenção (i) à capacidade em preço e (ii) às estratégias de precificação, possuem melhores desempenhos. Para tanto, realizei um levantamento com empresas do setor de serviço de provimento de internet, selecionadas entre as 410 primeiras no ranking de assinantes banda larga no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações. Os questionários foram enviados para 71 empresas no período de novembro a dezembro de 2022. Uma série de regressões múltiplas indicaram que: i) os itens de capacidade em preço têm influência significativa no desempenho; e ii) itens de estratégia de precificação, como elasticidade-preço, versões mais simples com preços competitivos e preço baixo influenciam no aumento de faturamento. A estratégia de preço baixo influencia negativamente o lucro e o faturamento, indicando a necessidade de atenção ao adotá-la. Os resultados devem ser interpretados com cautela, pois este estudo levou em consideração companhias i) do mesmo setor, porém, em estágios de maturação diferentes; e ii) que configuram entre as 410 com mais assinantes, sendo que o mercado tem maior concentração entre as 50 maiores do país.This study aims to investigate whether companies that pay more attention to (i) pricing capability and (ii) pricing strategies perform better. I conducted a survey with companies in the internet service sector, selected among the top 410 in the ranking of broadband subscribers in Brazil by the Agência Nacional de Telecomunicações. Questionnaires were sent to 71 companies from November to December 2022. A series of multiple regressions indicated that: i) pricing capability items have a significant influence on performance; and ii) pricing strategy items, such as price elasticity, simpler versions with competitive prices and low-price influence the increase in revenue. The low-price strategy negatively influences profit and revenue, indicating the need for attention in adopting it. The results must be interpreted with caution, as this study only considered companies i) from the same sector, although at different stages of maturation; and ii) which are among the 410 with the most subscribers, with the market having a high concentration among the 50 largest in the country.porPricingPricing capabilityPricing strategyBusiness performanceValue-based pricingMarket-based pricingCost-plus pricingMarketing strategyPrecificaçãoCapacidade em preçoEstratégias de precificaçãoDesempenho da empresaPrecificação baseada em valorPrecificação baseada em mercadoPrecificação baseada em custosEstratégia de marketingAdministração de empresasTelecomunicações - BrasilProvedores de serviços da InternetPreços - DeterminaçãoValor (Economia)MarketingA influência da capacidade em preço e estratégias de precificação no desempenho de companhias do setor de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8b6432d4-593c-4d6e-8a14-4d003b267e2e/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALA INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE EM PREÇO E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO NO DESEMPENHO DE COMPANHIAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.pdfA INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE EM PREÇO E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO NO DESEMPENHO DE COMPANHIAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.pdfPDFapplication/pdf1112499https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7144180b-b8a6-47d9-867f-8fb3ddf5281a/download9c209907e068382ece5fccfbb80b4ab4MD51TEXTA INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE EM PREÇO E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO NO DESEMPENHO DE COMPANHIAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.pdf.txtA INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE EM PREÇO E 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Este estudo tem por objetivo investigar se empresas que possuem maior atenção (i) à capacidade em preço e (ii) às estratégias de precificação, possuem melhores desempenhos. Para tanto, realizei um levantamento com empresas do setor de serviço de provimento de internet, selecionadas entre as 410 primeiras no ranking de assinantes banda larga no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações. Os questionários foram enviados para 71 empresas no período de novembro a dezembro de 2022. Uma série de regressões múltiplas indicaram que: i) os itens de capacidade em preço têm influência significativa no desempenho; e ii) itens de estratégia de precificação, como elasticidade-preço, versões mais simples com preços competitivos e preço baixo influenciam no aumento de faturamento. A estratégia de preço baixo influencia negativamente o lucro e o faturamento, indicando a necessidade de atenção ao adotá-la. Os resultados devem ser interpretados com cautela, pois este estudo levou em consideração companhias i) do mesmo setor, porém, em estágios de maturação diferentes; e ii) que configuram entre as 410 com mais assinantes, sendo que o mercado tem maior concentração entre as 50 maiores do país. |
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