Pricing Policy: sistema de recomendação de preços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerny, Eduardo Zen
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171475
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
id UFSC_1319cc04e61cbcd883360329faf62d54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171475
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pricing Policy: sistema de recomendação de preçospricing; precificação; B2B; recomendação de preços; precificaçãopricing; B2B; price recommendation.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.A precificação se tornou uma questão complexa de Big Data. As empresas B2B enfrentam dificuldades para encontrar oportunidades de preços e aumentar seus retornos em meio a um ambiente muito competitivo. Sem agir sobre estas oportunidades, muitas empresas deixam de faturar milhões de dólares todos os anos. Para fazer sentido sobre essa grande quantidade de dados, faz-se necessário o uso de uma ferramenta analítica que permita à empresa uma visão mais granular dos preços e dos clientes. Este projeto teve como foco o desenvolvimento de uma política de preços baseada em valor para uma das maiores fabricantes do setor metal-mecânico do País. O método quantifica o valor dos atributos dos produtos percebido pelo cliente e é reconhecido como a técnica mais avançada e com maior potencial de lucratividade. Os clientes foram agrupados em diferentes clusters e, utilizando técnicas de regressão linear múltipla, foram desenvolvidas equações de preço que explicam o comportamento de cada segmento de clientes. Com isso, elaborou-se uma ferramenta de recomendação de preços, a qual auxilia a empresa na tomada de melhores decisões. Apoiada por outros processos, estima-se que esta abordagem pode levar a um aumento médio de 2 a 4 pontos percentuais na receita sobre vendas.Pricing has become a complex big data question. B2B companies are struggling to find price opportunities and increase their returns in this very competitive environment they find themselves. Without acting on these opportunities, many companies are leaving millions of dollars of profits on the table. To make sense of this large amount of data, it is necessary to use an analytical tool that allows the company to have a much more granular view of prices and customers. This project focused on the development of a value-based pricing policy for one of the largest metal-mechanic manufacturers of Brazil. The method translates what is the customer’s willingness-to-pay for each product’s attribute. It is recognized as the most advanced pricing methodology available, with the greater profitability uplift potential. Customers were divided into different clusters and pricing equations were developed for each cluster using multiple regression techniques, which helped explaining the behavior of the different customer segments. Thus, a price recommendation tool was developed to assist the company in making better price decisions. Supported by other processes, it is estimated that this approach could lead to an average increase between two and four percentage points of return on sales.Florianópolis, SC.Ferreira, João Carlos EspíndolaSouza, Lucas VanderlindeUniversidade Federal de Santa CatarinaCerny, Eduardo Zen2016-12-13T11:43:39Z2016-12-13T11:43:39Z2016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171475porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-13T11:43:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171475Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-13T11:43:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
title Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
spellingShingle Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
Cerny, Eduardo Zen
pricing; precificação; B2B; recomendação de preços; precificação
pricing; B2B; price recommendation.
title_short Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
title_full Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
title_fullStr Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
title_full_unstemmed Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
title_sort Pricing Policy: sistema de recomendação de preços
author Cerny, Eduardo Zen
author_facet Cerny, Eduardo Zen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Carlos Espíndola
Souza, Lucas Vanderlinde
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerny, Eduardo Zen
dc.subject.por.fl_str_mv pricing; precificação; B2B; recomendação de preços; precificação
pricing; B2B; price recommendation.
topic pricing; precificação; B2B; recomendação de preços; precificação
pricing; B2B; price recommendation.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T11:43:39Z
2016-12-13T11:43:39Z
2016-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171475
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651894984278016