Diretrizes para qualificar a estruturação do processo de implementação de estratégias de precificação
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13235 |
Resumo: | A precificação em nível estratégico é, segundo a literatura da área, potencialmente capaz de gerar resultados positivos para o desempenho mercadológico e econômico-financeiro das empresas. No entanto, o processo de estruturação e implementação de estratégias de precificação gera muitas dúvidas aos gestores que ainda utilizam de sua experiência e intuição para definir preços, por não contarem com uma definição clara de qual seria o processo assertivo para tal. Desta forma, este trabalho definiu como objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para qualificar a estruturação do processo de implementação das estratégias de precificação no contexto da indústria de alimentação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas individuais em profundidade, com abordagem semiestruturada, com doze profissionais ligados à alta administração e às áreas de mercado (marketing ou comercial / vendas) e de controladoria (finanças ou contabilidade) de quatro empresas do setor de alimentação. A partir da análise de conteúdo realizada com auxílio do software NVIVO, e sob a ótica do referencial teórico, este trabalho propicia um conjunto de diretrizes para qualificar a estruturação do processo de implementação de estratégias de precificação, no qual os elementos chave que compõem este processo estão dispostos de forma organizada e sequencial, valorizando os conceitos teóricos desenvolvidos pelos pesquisadores e tornando mais clara a sua aplicação. Também torna clara a necessidade da reunião de profissionais capacitados através de um Comitê de Precificação com acesso transparente às informações, criando um espaço colaborativo por meio do qual os profissionais podem participar ativamente adquirindo uma visão sistêmica do processo e, ao longo do tempo, aperfeiçoando a capacidade de precificação da empresa, enquanto uma capacidade a ser permanentemente desenvolvida. Este trabalho desenvolvido de forma intencionalmente planejada e estratégica poderá gerar benefícios para o desempenho das empresas, pois terá como resultado preços mais assertivos propostos aos seus clientes e/ou consumidores finais, o que por sua vez criará um elo de comunicação apropriado e a construção de um posicionamento de mercado que possa fomentar uma possível diferenciação em relação à concorrência, alavancando suas receitas, sua lucratividade e sua rentabilidade. |
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2024-09-05T13:26:25Z2024-09-05T13:26:25Z2024-03-26Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2024-09-05T13:26:25Z No. of bitstreams: 1 Mônica Spinelli Couto Schneider_PROTEGIDO.pdf: 896087 bytes, checksum: aa700bf8d21d71bc0ed4255ee6452f6b (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-05T13:26:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mônica Spinelli Couto Schneider_PROTEGIDO.pdf: 896087 bytes, checksum: aa700bf8d21d71bc0ed4255ee6452f6b (MD5) Previous issue date: 2024-03-26A precificação em nível estratégico é, segundo a literatura da área, potencialmente capaz de gerar resultados positivos para o desempenho mercadológico e econômico-financeiro das empresas. No entanto, o processo de estruturação e implementação de estratégias de precificação gera muitas dúvidas aos gestores que ainda utilizam de sua experiência e intuição para definir preços, por não contarem com uma definição clara de qual seria o processo assertivo para tal. Desta forma, este trabalho definiu como objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para qualificar a estruturação do processo de implementação das estratégias de precificação no contexto da indústria de alimentação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas individuais em profundidade, com abordagem semiestruturada, com doze profissionais ligados à alta administração e às áreas de mercado (marketing ou comercial / vendas) e de controladoria (finanças ou contabilidade) de quatro empresas do setor de alimentação. A partir da análise de conteúdo realizada com auxílio do software NVIVO, e sob a ótica do referencial teórico, este trabalho propicia um conjunto de diretrizes para qualificar a estruturação do processo de implementação de estratégias de precificação, no qual os elementos chave que compõem este processo estão dispostos de forma organizada e sequencial, valorizando os conceitos teóricos desenvolvidos pelos pesquisadores e tornando mais clara a sua aplicação. Também torna clara a necessidade da reunião de profissionais capacitados através de um Comitê de Precificação com acesso transparente às informações, criando um espaço colaborativo por meio do qual os profissionais podem participar ativamente adquirindo uma visão sistêmica do processo e, ao longo do tempo, aperfeiçoando a capacidade de precificação da empresa, enquanto uma capacidade a ser permanentemente desenvolvida. Este trabalho desenvolvido de forma intencionalmente planejada e estratégica poderá gerar benefícios para o desempenho das empresas, pois terá como resultado preços mais assertivos propostos aos seus clientes e/ou consumidores finais, o que por sua vez criará um elo de comunicação apropriado e a construção de um posicionamento de mercado que possa fomentar uma possível diferenciação em relação à concorrência, alavancando suas receitas, sua lucratividade e sua rentabilidade.Pricing at a strategic level is, according to the literature in the area, potentially capable of generating positive results for the marketing and economic-financial performance of companies. However, the process of structuring and implementing pricing strategies generates many doubts for managers who still use their experience and intuition to define prices, as they do not have a clear definition of what the assertive process for doing so would be. Therefore, this work defined the general objective of proposing a set of guidelines to qualify the structuring of the process of implementing pricing strategies in the context of the food industry. To this end, qualitative research of an exploratory nature was carried out, operationalized through in-depth individual interviews, with a semi-structured approach, with twelve professionals linked to senior management and the areas of market (marketing or commercial/sales) and controllership (finance or accounting) of four companies in the food sector. Based on content analysis carried out with the aid of the NVIVO software, and from the perspective of the theoretical framework, this work provides a set of guidelines to qualify the structuring of the process of implementing pricing strategies, in which the key elements that make up this process They are arranged in an organized and sequential manner, valuing the theoretical concepts developed by researchers and making their application clearer. It also makes clear the need to bring together qualified professionals through a Pricing Committee with transparent access to information, creating a collaborative space through which professionals can actively participate, acquiring a systemic view of the process and, over time, improving the company's pricing capacity, as a capacity to be permanently developed. This work, developed in an intentionally planned and strategic way, can generate benefits for the performance of companies, as it will result in more assertive prices proposed to their customers and/or end consumers, which in turn will create an appropriate communication link and the construction of a market positioning that can create possible differentiation in relation to the competition, leveraging its revenues, profitability and the construction of a market positioning that can foster possible differentiation in relation to the competition, leveraging its revenues, profitability and profitability.NenhumaSchneider, Mônica Spinelli Coutohttp://lattes.cnpq.br/7389070653981677http://lattes.cnpq.br/1063672354605352Milan, Gabriel SperandioUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosDiretrizes para qualificar a estruturação do processo de implementação de estratégias de precificaçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoPreçoPrecificaçãoDecisões de preçoAbordagens de precificaçãoCapacidades de precificaçãoEstratégias de preçoPricePricingPrice decisionsPricing approachesPricing capabilitiesPricing strategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13235info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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