Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schinaider, Alessandra Daiana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fagundes, Paloma de Mattos, Schinaider, Anelise Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252
Resumo: O estudo do comportamento do consumidor é importante para elaboração das estratégias de marketing da empresa visando atender seu público-alvo, garantindo a satisfação dos seus clientes. Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor do Centro Universitário Internacional – UNINTER identificando seu perfil e como acontece seu processo de decisão de compra. Foi realizado um estudo de caso com uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência. Verificou-se que o perfil feminino jovem que possui uma vida financeira independente é o principal público-alvo desse centro universitário. Além disso, o comportamento do consumidor educacional enquadra-se em um perfil econômico e de estudante não-tradicional tendo seu processo decisório de compra influenciado por diversos fatores culturais, pessoais, sociais e psicológicos. Os resultados permitem entender o comportamento do consumidor educacional do centro universitário auxiliando os profissionais de marketing na elaboração de melhores estratégias para atingir esse público.
id FIA-1_113b674c4110e1259281bf7f5978f192
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/252
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de CompraComportamento do consumidorPerfil educacionalProcesso decisórioEstratégias de marketingO estudo do comportamento do consumidor é importante para elaboração das estratégias de marketing da empresa visando atender seu público-alvo, garantindo a satisfação dos seus clientes. Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor do Centro Universitário Internacional – UNINTER identificando seu perfil e como acontece seu processo de decisão de compra. Foi realizado um estudo de caso com uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência. Verificou-se que o perfil feminino jovem que possui uma vida financeira independente é o principal público-alvo desse centro universitário. Além disso, o comportamento do consumidor educacional enquadra-se em um perfil econômico e de estudante não-tradicional tendo seu processo decisório de compra influenciado por diversos fatores culturais, pessoais, sociais e psicológicos. Os resultados permitem entender o comportamento do consumidor educacional do centro universitário auxiliando os profissionais de marketing na elaboração de melhores estratégias para atingir esse público.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/25210.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.252Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 144-164Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 144-1642175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporenghttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252/363https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252/370Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchinaider, Alessandra DaianaFagundes, Paloma de MattosSchinaider, Anelise Daniela2017-01-10T17:35:29Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/252Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2017-01-10T17:35:29Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
title Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
spellingShingle Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
Schinaider, Alessandra Daiana
Comportamento do consumidor
Perfil educacional
Processo decisório
Estratégias de marketing
title_short Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
title_full Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
title_fullStr Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
title_full_unstemmed Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
title_sort Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
author Schinaider, Alessandra Daiana
author_facet Schinaider, Alessandra Daiana
Fagundes, Paloma de Mattos
Schinaider, Anelise Daniela
author_role author
author2 Fagundes, Paloma de Mattos
Schinaider, Anelise Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schinaider, Alessandra Daiana
Fagundes, Paloma de Mattos
Schinaider, Anelise Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Perfil educacional
Processo decisório
Estratégias de marketing
topic Comportamento do consumidor
Perfil educacional
Processo decisório
Estratégias de marketing
description O estudo do comportamento do consumidor é importante para elaboração das estratégias de marketing da empresa visando atender seu público-alvo, garantindo a satisfação dos seus clientes. Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor do Centro Universitário Internacional – UNINTER identificando seu perfil e como acontece seu processo de decisão de compra. Foi realizado um estudo de caso com uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência. Verificou-se que o perfil feminino jovem que possui uma vida financeira independente é o principal público-alvo desse centro universitário. Além disso, o comportamento do consumidor educacional enquadra-se em um perfil econômico e de estudante não-tradicional tendo seu processo decisório de compra influenciado por diversos fatores culturais, pessoais, sociais e psicológicos. Os resultados permitem entender o comportamento do consumidor educacional do centro universitário auxiliando os profissionais de marketing na elaboração de melhores estratégias para atingir esse público.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.252
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252/363
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/252/370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 144-164
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 144-164
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045835602165760