Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tontini, Julia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarturi, Greici, Stocker, Fabricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/588
Resumo: Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre distribuição de valor e a satisfação dos funcionários. Referencial Teórico: A pesquisa utiliza como lente teórica a teoria dos stakeholders, abordando o conceito de valor e seu impacto no contexto organizacional. Utilizou-se o modelo de valor desenvolvido por Harrison e Wicks (2013). Método: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado em 32 funcionários de uma empresa do setor de agribusiness. Para análise dos dados, foi empregada a técnica de regressão linear simples e múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Originalidade/Relevância: Este estudo avança na discussão sobre distribuição de valor para os stakeholders e apresenta uma nova relação de mediação entre valor e satisfação dos funcionários. Resultados: Os resultados indicaram que a variável mais relacionada a satisfação com a empresa é a afiliação, ou seja, quanto mais os funcionários identificam-se com os valores da empresa, maior é a sua satisfação para com ela. Em seguida está a utilidade associada aos custos de oportunidade, destacando que quanto mais os colaboradores percebem ter feito um bom negócio em trabalhar na empresa, em relação aos concorrentes, mais esta pessoa está satisfeita. Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa apresenta duas contribuições. Primeiro, este estudo contribui para a teoria dos stakeholders ao testar empiricamente o Modelo de Harrison e Wicks (2013) e a relação da distribuição de valor com a satisfação do grupo de stakeholders funcionários. Em segundo lugar, apresenta-se evidências de uma relação de mediação entre os tipos de valor indicados no modelo e a satisfação do funcionário. Contribuições sociais/para a gestão: O estudo também é importante para os gestores, à medida que orienta acerca de quais valores podem ser mais importantes para a satisfação do grupo de stakeholders funcionário.
id FIA-1_1a569b04910e18611d80a369dabb1344
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/588
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?gestão de stakeholdersbenefíciosdistribuição de valorsatisfação do funcionárioutilidadeObjetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre distribuição de valor e a satisfação dos funcionários. Referencial Teórico: A pesquisa utiliza como lente teórica a teoria dos stakeholders, abordando o conceito de valor e seu impacto no contexto organizacional. Utilizou-se o modelo de valor desenvolvido por Harrison e Wicks (2013). Método: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado em 32 funcionários de uma empresa do setor de agribusiness. Para análise dos dados, foi empregada a técnica de regressão linear simples e múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Originalidade/Relevância: Este estudo avança na discussão sobre distribuição de valor para os stakeholders e apresenta uma nova relação de mediação entre valor e satisfação dos funcionários. Resultados: Os resultados indicaram que a variável mais relacionada a satisfação com a empresa é a afiliação, ou seja, quanto mais os funcionários identificam-se com os valores da empresa, maior é a sua satisfação para com ela. Em seguida está a utilidade associada aos custos de oportunidade, destacando que quanto mais os colaboradores percebem ter feito um bom negócio em trabalhar na empresa, em relação aos concorrentes, mais esta pessoa está satisfeita. Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa apresenta duas contribuições. Primeiro, este estudo contribui para a teoria dos stakeholders ao testar empiricamente o Modelo de Harrison e Wicks (2013) e a relação da distribuição de valor com a satisfação do grupo de stakeholders funcionários. Em segundo lugar, apresenta-se evidências de uma relação de mediação entre os tipos de valor indicados no modelo e a satisfação do funcionário. Contribuições sociais/para a gestão: O estudo também é importante para os gestores, à medida que orienta acerca de quais valores podem ser mais importantes para a satisfação do grupo de stakeholders funcionário.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/58810.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.588Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 3 (2021): September - December; 301-324Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 3 (2021): September - December; 301-3242175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/588/491Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategieshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTontini, JuliaSarturi, GreiciStocker, Fabricio2021-12-13T21:08:17Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/588Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2021-12-13T21:08:17Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
title Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
spellingShingle Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
Tontini, Julia
gestão de stakeholders
benefícios
distribuição de valor
satisfação do funcionário
utilidade
title_short Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
title_full Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
title_fullStr Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
title_full_unstemmed Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
title_sort Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
author Tontini, Julia
author_facet Tontini, Julia
Sarturi, Greici
Stocker, Fabricio
author_role author
author2 Sarturi, Greici
Stocker, Fabricio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tontini, Julia
Sarturi, Greici
Stocker, Fabricio
dc.subject.por.fl_str_mv gestão de stakeholders
benefícios
distribuição de valor
satisfação do funcionário
utilidade
topic gestão de stakeholders
benefícios
distribuição de valor
satisfação do funcionário
utilidade
description Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre distribuição de valor e a satisfação dos funcionários. Referencial Teórico: A pesquisa utiliza como lente teórica a teoria dos stakeholders, abordando o conceito de valor e seu impacto no contexto organizacional. Utilizou-se o modelo de valor desenvolvido por Harrison e Wicks (2013). Método: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado em 32 funcionários de uma empresa do setor de agribusiness. Para análise dos dados, foi empregada a técnica de regressão linear simples e múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Originalidade/Relevância: Este estudo avança na discussão sobre distribuição de valor para os stakeholders e apresenta uma nova relação de mediação entre valor e satisfação dos funcionários. Resultados: Os resultados indicaram que a variável mais relacionada a satisfação com a empresa é a afiliação, ou seja, quanto mais os funcionários identificam-se com os valores da empresa, maior é a sua satisfação para com ela. Em seguida está a utilidade associada aos custos de oportunidade, destacando que quanto mais os colaboradores percebem ter feito um bom negócio em trabalhar na empresa, em relação aos concorrentes, mais esta pessoa está satisfeita. Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa apresenta duas contribuições. Primeiro, este estudo contribui para a teoria dos stakeholders ao testar empiricamente o Modelo de Harrison e Wicks (2013) e a relação da distribuição de valor com a satisfação do grupo de stakeholders funcionários. Em segundo lugar, apresenta-se evidências de uma relação de mediação entre os tipos de valor indicados no modelo e a satisfação do funcionário. Contribuições sociais/para a gestão: O estudo também é importante para os gestores, à medida que orienta acerca de quais valores podem ser mais importantes para a satisfação do grupo de stakeholders funcionário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/588
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.588
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/588
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/588/491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 3 (2021): September - December; 301-324
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 3 (2021): September - December; 301-324
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045836353994752