Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, César Humberto Pimentel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/585
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_aa2cefb44c82a40691c59514509e4a6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valoresRelações públicasMulticulturalismoStakeholdersValoresPublic relationsMulticulturalismValuesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A presente dissertação assenta na ideia de que os factores culturais influenciam as relações das organizações com os stakeholders, pois a envolvente é cada vez mais multicultural. Os critérios culturais revelam‐se, assim, importantes para as organizações que actuam em cenários internacionais e multiculturais e ganham maior importância numa realidade em que pessoas com diferentes backgrounds culturais habitam no mesmo espaço. Perante esta realidade, os profissionais de Relações Públicas têm a responsabilidade de gerir as relações entre a organização e os stakeholders multiculturais, da mesma forma que devem ter a capacidade de construir espaços de relação entre diferentes intervenientes das diversas culturas. Este é um dos papéis que as Relações Públicas devem desempenhar na nossa sociedade, contribuindo para um diálogo e compreensão entre organizações, grupos e pessoas de diferentes culturas.ABSTRACT: This thesis is based on the idea that cultural factors influence the relationship between organizations and stakeholders, because environment is becoming increasingly multicultural. So, the cultural factors are important to organizations that working on international and multicultural scenarios and become more important in an environment where people with different cultural backgrounds living in the same space. According this reality, the Public Relations practitioners have the responsibility to manage relations between organizations and multicultural stakeholders, just as they should have the ability to build spaces or relationship between different actors of different cultures. This is one of the roles that Public Relations should play in our society, contributing to dialogue and understanding between organizations, groups and people from different cultures. In intercultural relations is essential find a space where the communication and understanding are possible: a sharing space between organization and stakeholder. To answer to this need, is presented, in this thesis, a methodology to manage relationships with multicultural stakeholders, that facilitate the analysis of environment and, consequently, the work of organizations and Public Relations when acting in multicultural contexts. The notion of values is fundamental to study Intercultural Public Relations, because values influence how we interpret and see the world. Thus, sharing values between the organizations and the stakeholders is essential to create and maintain a relationship.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialDuarte, João Manuel AlvesPayne, GregoryRCIPLNeto, César Humberto Pimentel2011-11-25T09:51:43Z2010-12-292010-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/585TID:201076446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:51.348470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
title Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
spellingShingle Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
Neto, César Humberto Pimentel
Relações públicas
Multiculturalismo
Stakeholders
Valores
Public relations
Multiculturalism
Values
title_short Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
title_full Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
title_fullStr Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
title_full_unstemmed Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
title_sort Gestão de relações com stakeholders multiculturais: uma abordagem baseada nos valores
author Neto, César Humberto Pimentel
author_facet Neto, César Humberto Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, João Manuel Alves
Payne, Gregory
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, César Humberto Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Multiculturalismo
Stakeholders
Valores
Public relations
Multiculturalism
Values
topic Relações públicas
Multiculturalismo
Stakeholders
Valores
Public relations
Multiculturalism
Values
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-29
2010-12-29T00:00:00Z
2011-11-25T09:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/585
TID:201076446
url http://hdl.handle.net/10400.21/585
identifier_str_mv TID:201076446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133358559592448