Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reche, Marcelo Mesquita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Janissek-Muniz, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/325
Resumo: Os esforços e investimentos demonstram o foco que as organizações possuem em desenvolver inovações em seus segmentos. Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, as ações e o planejamento estratégico são essenciais para a sobrevivência no mercado. Monitorar o ambiente visando identificar novos focos ou formas de atuação é um modo de tornar processuais as iniciativas que podem potencialmente alavancar o negócio através de uma postura proativa. Neste sentido, o uso do conceito de Inteligência Estratégica já uma realidade entre as empresas gerando informações importantes para a criação de vantagem competitiva. Já o conceito de Design Thinking é utilizado como método para satisfazer objetivos tanto econômicos quanto criativos. Ambos os conceitos possuem etapas de processo que os caracterizam como cíclicos e que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. Este artigo propõe-se a compreender uma possível correlação entre os conceitos de Inteligência Estratégica e Design Thinking para o desenvolvimento de estratégia inovativa. De abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados junto a profissionais ligados aos conceitos tema deste estudo. Os resultados demonstram uma proximidade entre os métodos de Design Thinking e Inteligência Estratégica, além da complementariedade ou sequencialidade de sua utilização com foco em inovação.
id FIA-1_bd5f441d338ed5395ea54e217dcd6b9c
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/325
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia InovativaInteligência EstratégicaDesign ThinkingInovaçãoEstratégica InovativaOs esforços e investimentos demonstram o foco que as organizações possuem em desenvolver inovações em seus segmentos. Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, as ações e o planejamento estratégico são essenciais para a sobrevivência no mercado. Monitorar o ambiente visando identificar novos focos ou formas de atuação é um modo de tornar processuais as iniciativas que podem potencialmente alavancar o negócio através de uma postura proativa. Neste sentido, o uso do conceito de Inteligência Estratégica já uma realidade entre as empresas gerando informações importantes para a criação de vantagem competitiva. Já o conceito de Design Thinking é utilizado como método para satisfazer objetivos tanto econômicos quanto criativos. Ambos os conceitos possuem etapas de processo que os caracterizam como cíclicos e que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. Este artigo propõe-se a compreender uma possível correlação entre os conceitos de Inteligência Estratégica e Design Thinking para o desenvolvimento de estratégia inovativa. De abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados junto a profissionais ligados aos conceitos tema deste estudo. Os resultados demonstram uma proximidade entre os métodos de Design Thinking e Inteligência Estratégica, além da complementariedade ou sequencialidade de sua utilização com foco em inovação.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/32510.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i1.325Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 10 No. 1 (2018): Future Studies Research Journal; 82-108Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 10 n. 1 (2018): Future Studies Research Journal; 82-1082175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/325/414Copyright (c) 2018 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessReche, Marcelo MesquitaJanissek-Muniz, Raquel2019-06-18T18:46:41Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/325Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2019-06-18T18:46:41Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
title Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
spellingShingle Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
Reche, Marcelo Mesquita
Inteligência Estratégica
Design Thinking
Inovação
Estratégica Inovativa
title_short Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
title_full Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
title_fullStr Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
title_full_unstemmed Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
title_sort Inteligência Estratégica e Design Thinking: Conceitos Complementares, Sequenciais e Recorrentes para Estratégia Inovativa
author Reche, Marcelo Mesquita
author_facet Reche, Marcelo Mesquita
Janissek-Muniz, Raquel
author_role author
author2 Janissek-Muniz, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reche, Marcelo Mesquita
Janissek-Muniz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Estratégica
Design Thinking
Inovação
Estratégica Inovativa
topic Inteligência Estratégica
Design Thinking
Inovação
Estratégica Inovativa
description Os esforços e investimentos demonstram o foco que as organizações possuem em desenvolver inovações em seus segmentos. Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, as ações e o planejamento estratégico são essenciais para a sobrevivência no mercado. Monitorar o ambiente visando identificar novos focos ou formas de atuação é um modo de tornar processuais as iniciativas que podem potencialmente alavancar o negócio através de uma postura proativa. Neste sentido, o uso do conceito de Inteligência Estratégica já uma realidade entre as empresas gerando informações importantes para a criação de vantagem competitiva. Já o conceito de Design Thinking é utilizado como método para satisfazer objetivos tanto econômicos quanto criativos. Ambos os conceitos possuem etapas de processo que os caracterizam como cíclicos e que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. Este artigo propõe-se a compreender uma possível correlação entre os conceitos de Inteligência Estratégica e Design Thinking para o desenvolvimento de estratégia inovativa. De abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados junto a profissionais ligados aos conceitos tema deste estudo. Os resultados demonstram uma proximidade entre os métodos de Design Thinking e Inteligência Estratégica, além da complementariedade ou sequencialidade de sua utilização com foco em inovação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/325
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i1.325
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/325
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i1.325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/325/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 10 No. 1 (2018): Future Studies Research Journal; 82-108
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 10 n. 1 (2018): Future Studies Research Journal; 82-108
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045836157911040