Design thinking: estratégia inovadora para o ensino na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Francisco de Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.7.2019.tde-16122019-201148
Resumo: Introdução: O Design Thinking se refere a forma pela qual o Designer pensa e o sua abordagem no contexto educacional na área da saúde foi alternativa para ensino aprendizagem aprofundada nesta Tese. Em uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro, houve uma modificação da concepção pedagógica nos currículos dos cursos da área da saúde e em uma disciplina comum desta área, houve o desafio de implementar uma abordagem de ensino aprendizagem baseada no Design Thinking, primeiramente no curso de Medicina. Objetivos: O objetivo geral deste estudo foi avaliar o Design Thinking enquanto estratégia educacional em uma disciplina de um curso superior na área da saúde. Enquanto objetivos específicos foram delimitados: Caracterizar o planejamento e a implementação do Design Thinking em uma disciplina na área da saúde e identificar se as premissas do Design Thinking estão alinhadas aos princípios filosóficos e técnico-metodológicos das práticas acadêmicas em uma instituição de ensino superior. Método: Trata-se de um estudo de produção tecnológica, com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, exploratório, longitudinal e prospectivo, desenvolvido no segundo semestre de 2017, na disciplina Cuidado em Saúde, com participantes do primeiro período do Curso de Medicina, de uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico foi a abordagem Sociointeracionista de Vygotsky e a abordagem do Design Thinking foi o Referencial Metodológico desenvolvido nesta Tese. A técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a Observação Participante e os dados foram coletados a partir das informações e materiais produzidos na disciplina. As experiências de aprendizagem dos estudantes foram analisadas através do Exame clínico Objetivo Estruturado (OSCE) e a média de acertos de cada item dos check-lists foi representada por gráficos comparativos. Resultados: Os resultados apontam o planejamento e a implementação do Design Thinking nas etapas de Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. Os protótipos foram construídos e a abordagem em todas as etapas foi discutida sob a perspectiva da teoria construtivista de Vygotsky. De acordo com os princípios filosóficos e técnico metodológicos das práticas acadêmicas do cenário em questão, evidenciou-se o desenvolvimento de competências metacognitivas através do trabalho colaborativo, empático e centrado no ser humano, os estudantes utilizaram ferramentas para a aprendizagem significativa, houve o estímulo aos estudos independentes, ao desenvolvimento de linguagens e recursos educacionais, ao empreendedorismo e o debate ético e cultural para o exercício da cidadania. Utilizou-se a Simulação Realística e o Exame Clínico Objetivo Estruturado para a experimentação do aprendizado construído pelos estudantes, que possibilitou o feedback deste aprendizado. Conclusão: Conclui-se que o Design Thinking pode ser entendido como uma abordagem inovadora para o ensino na saúde, respaldada pela teoria de Vygotsky para reafirmar a importância das interações sociais para o desenvolvimento humano e construção da aprendizagem.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Design thinking: estratégia inovadora para o ensino na área da saúde Design Thinking: innovative strategy for teaching in health 2019-02-26Claudia PradoCarolina Magalhães Costa CavalcantiMaria Madalena Januario LeiteMárcia Silveira NeyAlfredo Almeida Pina de OliveiraIolanda de Fátima Lopes Calvo TibérioRodrigo Francisco de JesusUniversidade de São PauloGerenciamento em EnfermagemUSPBR Active Learning Methodologies Design Thinking Design Thinking Ensino Superior Health Higher Education Innovation Inovação Metodologias Ativas de Ensino Saúde Introdução: O Design Thinking se refere a forma pela qual o Designer pensa e o sua abordagem no contexto educacional na área da saúde foi alternativa para ensino aprendizagem aprofundada nesta Tese. Em uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro, houve uma modificação da concepção pedagógica nos currículos dos cursos da área da saúde e em uma disciplina comum desta área, houve o desafio de implementar uma abordagem de ensino aprendizagem baseada no Design Thinking, primeiramente no curso de Medicina. Objetivos: O objetivo geral deste estudo foi avaliar o Design Thinking enquanto estratégia educacional em uma disciplina de um curso superior na área da saúde. Enquanto objetivos específicos foram delimitados: Caracterizar o planejamento e a implementação do Design Thinking em uma disciplina na área da saúde e identificar se as premissas do Design Thinking estão alinhadas aos princípios filosóficos e técnico-metodológicos das práticas acadêmicas em uma instituição de ensino superior. Método: Trata-se de um estudo de produção tecnológica, com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, exploratório, longitudinal e prospectivo, desenvolvido no segundo semestre de 2017, na disciplina Cuidado em Saúde, com participantes do primeiro período do Curso de Medicina, de uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico foi a abordagem Sociointeracionista de Vygotsky e a abordagem do Design Thinking foi o Referencial Metodológico desenvolvido nesta Tese. A técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a Observação Participante e os dados foram coletados a partir das informações e materiais produzidos na disciplina. As experiências de aprendizagem dos estudantes foram analisadas através do Exame clínico Objetivo Estruturado (OSCE) e a média de acertos de cada item dos check-lists foi representada por gráficos comparativos. Resultados: Os resultados apontam o planejamento e a implementação do Design Thinking nas etapas de Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. Os protótipos foram construídos e a abordagem em todas as etapas foi discutida sob a perspectiva da teoria construtivista de Vygotsky. De acordo com os princípios filosóficos e técnico metodológicos das práticas acadêmicas do cenário em questão, evidenciou-se o desenvolvimento de competências metacognitivas através do trabalho colaborativo, empático e centrado no ser humano, os estudantes utilizaram ferramentas para a aprendizagem significativa, houve o estímulo aos estudos independentes, ao desenvolvimento de linguagens e recursos educacionais, ao empreendedorismo e o debate ético e cultural para o exercício da cidadania. Utilizou-se a Simulação Realística e o Exame Clínico Objetivo Estruturado para a experimentação do aprendizado construído pelos estudantes, que possibilitou o feedback deste aprendizado. Conclusão: Conclui-se que o Design Thinking pode ser entendido como uma abordagem inovadora para o ensino na saúde, respaldada pela teoria de Vygotsky para reafirmar a importância das interações sociais para o desenvolvimento humano e construção da aprendizagem. Introduction: Design Thinking refers to the way in which the Designer thinks, and its approach in the educational context in the area of health was an alternative for the teaching and learning deepened in this Thesis. In a private university in the State of Rio de Janeiro, there was a modification of the pedagogical conception in the curricula of health courses area and in a common subject of that area; there was the challenge of implementing a teaching-learning approach based on Design Thinking, first, in the Medicine course. Objectives: The overall objective of this study was to assess Design Thinking as an educational strategy in a higher education subject in the health area. While specific objectives were defined as: discuss the planning and implementation of Design Thinking in a subject in the field of health and relate the objectives of the Design Thinking approach to the philosophical and technical-methodological principles of academic practices in a higher education institution. Method: It is a study of technological production, with a qualitative approach, of a descriptive, exploratory, longitudinal and prospective kind, developed in the second semester of 2017, in the Care in Health subject, with individuals from the first semester of the Medicine Course, from a private university in the state of Rio de Janeiro. The theoretical reference was Vygotsky\'s Socio-Interactionist approach and the Design Thinking approach which was the Methodological Reference developed in this thesis. The technique chosen to obtain the qualitative data was Participant Observation and the data were collected from the information and materials produced in the subject. The students learning experiences were analyzed through the Structured Objective Clinical Examination (OSCE), and the average correctness of each checklist item was represented on comparative charts. Results: The results show the planning and implementation of Design Thinking in the Discovery, Interpretation, Ideation, Experimentation and Evolution stages. The prototypes were constructed and the approach at all stages was discussed from the perspective of Vygotsky\'s constructivist theory. According to the philosophical and technical methodological principles of the academic practices of the scenario in the matter, it was evidenced the development of meta-cognitive competences through collaborative, empathic and human-centered work, students used tools for meaningful learning, there was encouragement to independent studies, to the development of languages and educational resources, to entrepreneurship and the ethical and cultural debate for the exercise of citizenship. It was used the Realistic Simulation and the Structured Objective Clinical Examination to test the students\' learning, which enabled the feedback of that learning. Conclusion: It was concluded that Design Thinking can be understood as an innovative approach to teaching in health, backed by Vygotsky\'s theory to reaffirm the importance of social interactions for human development and learning construction. https://doi.org/10.11606/T.7.2019.tde-16122019-201148info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:09:35Zoai:teses.usp.br:tde-16122019-201148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:46:41.061249Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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