Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
Texto Completo: | https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade. |
id |
FIA-1_fbf4b64ce00bcf509bdc03055dacfd54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/225 |
network_acronym_str |
FIA-1 |
network_name_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da AutodeterminaçãoDisciplinas EaDEnsino a DistânciaMotivações AcadêmicasTeoria da AutodeterminaçãoRegressão logística.O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/22510.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-116Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-1162175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporenghttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/361https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/367Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDurso, Smauel de OliveiraNascimento, Eduardo MendesCunha, Jacqueline Veneroso Alves da2017-01-10T17:35:29Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/225Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2017-01-10T17:35:29Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
title |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
spellingShingle |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação Durso, Smauel de Oliveira Disciplinas EaD Ensino a Distância Motivações Acadêmicas Teoria da Autodeterminação Regressão logística. |
title_short |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
title_full |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
title_fullStr |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
title_full_unstemmed |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
title_sort |
Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação |
author |
Durso, Smauel de Oliveira |
author_facet |
Durso, Smauel de Oliveira Nascimento, Eduardo Mendes Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Eduardo Mendes Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durso, Smauel de Oliveira Nascimento, Eduardo Mendes Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplinas EaD Ensino a Distância Motivações Acadêmicas Teoria da Autodeterminação Regressão logística. |
topic |
Disciplinas EaD Ensino a Distância Motivações Acadêmicas Teoria da Autodeterminação Regressão logística. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225 |
url |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225 |
identifier_str_mv |
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/361 https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
dc.source.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-116 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-116 2175-5825 reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies instname:Fundação Instituto de Administração (FIA) instacron:FIA |
instname_str |
Fundação Instituto de Administração (FIA) |
instacron_str |
FIA |
institution |
FIA |
reponame_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
collection |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository.name.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843616998653952 |