Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Aparecida de Melo da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Fernando José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467
Resumo: O espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado. Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal.
id FICSALLES-1_2399cb4db7c09e435f801a007501d434
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/467
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusãoO espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado. Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal.Faculdades Integradas Campos Salles2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/46710.22287/ag.v1i19.467Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 19 (2017): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 321-3292316-38521518-959710.22287/ag.v1i19reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467/512Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Aparecida de Melo daLopes, Fernando José2017-10-09T01:24:01Zoai:www.fics.edu.br:article/467Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-10-09T01:24:01Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
title Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
spellingShingle Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
Silva, Denise Aparecida de Melo da
title_short Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
title_full Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
title_fullStr Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
title_full_unstemmed Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
title_sort Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
author Silva, Denise Aparecida de Melo da
author_facet Silva, Denise Aparecida de Melo da
Lopes, Fernando José
author_role author
author2 Lopes, Fernando José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Aparecida de Melo da
Lopes, Fernando José
description O espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado. Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467
10.22287/ag.v1i19.467
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i19.467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467/512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 19 (2017): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 321-329
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i19
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115653353078784