Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467 |
Resumo: | O espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado. Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal. |
id |
FICSALLES-1_2399cb4db7c09e435f801a007501d434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/467 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusãoO espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado. Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal.Faculdades Integradas Campos Salles2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/46710.22287/ag.v1i19.467Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 19 (2017): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 321-3292316-38521518-959710.22287/ag.v1i19reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467/512Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Aparecida de Melo daLopes, Fernando José2017-10-09T01:24:01Zoai:www.fics.edu.br:article/467Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-10-09T01:24:01Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
title |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
spellingShingle |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão Silva, Denise Aparecida de Melo da |
title_short |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
title_full |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
title_fullStr |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
title_full_unstemmed |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
title_sort |
Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão |
author |
Silva, Denise Aparecida de Melo da |
author_facet |
Silva, Denise Aparecida de Melo da Lopes, Fernando José |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Fernando José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Aparecida de Melo da Lopes, Fernando José |
description |
O espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado. Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467 10.22287/ag.v1i19.467 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i19.467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467/512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 19 (2017): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 321-329 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i19 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115653353078784 |