A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815
Resumo: O presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino.
id UNIT-4_fe31a9cfbce6d31b4d8da6e7a465e439
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/815
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da SilvaEspaço geográficoPoder públicoEnsino-aprendizagemO presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/81510.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 2 (2014); 21-302316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815/667Andrade, Mariana Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:07:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/815Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:07:58Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
title A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
spellingShingle A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
Andrade, Mariana Barbosa
Espaço geográfico
Poder público
Ensino-aprendizagem
title_short A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
title_full A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
title_fullStr A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
title_full_unstemmed A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
title_sort A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
author Andrade, Mariana Barbosa
author_facet Andrade, Mariana Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço geográfico
Poder público
Ensino-aprendizagem
topic Espaço geográfico
Poder público
Ensino-aprendizagem
description O presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815
10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815/667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 2 (2014); 21-30
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591775547392