A Educação Permanente em Saúde como estratégia pedagógica de transformação das práticas: possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Josiane Vivian Camargo de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Turini,Bárbara, Carvalho,Brígida Gimenez, Nunes,Elisabete de Fátima Pólo Almeida, Lepre,Rafaela de Lemos, Mainardes,Priscila, Cordoni Junior,Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200003
Resumo: Para contribuir com a transformação das práticas profissionais, foi desenvolvido um curso a distância para facilitadores de Educação Permanente em Saúde, e de Londrina participaram mais de 150 profissionais. Este estudo visa analisar as contribuições desse curso, sob a ótica dos participantes. Tratase de uma pesquisa quanti-qualitativa, e a coleta dos dados se deu a partir de grupos focais e entrevista semiestruturada. As discussões do grupo focal e da entrevista foram gravadas e transcritas, e as questões fechadas processadas pelo programa Epi Info. Os resultados apontam que o curso possibilitou a instituição de espaços coletivos de reflexão das práticas e promoveu a integração das equipes. As facilidades e dificuldades referiram-se à garantia de espaço, tempo, material e apoio, porém a motivação, interesse e participação também foram destacados. Conclui-se que houve contribuição para uma prática mais humanizada e acolhedora dos profissionais de saúde, tanto da gestão como do cuidado.
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