Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Káristen Costa Dividório
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRLS4
Resumo: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura sobre as contribuições encontradas na literatura acerca da Educação Permanente, Educação Continuada ou afins com objetivo de identificar as contribuições da Educação Permanente e da Educação Continuada para a melhoria da assistência de enfermagem em instituições desaúde brasileiras. Utilizou-se como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados: Lilacs e Medline. Os descritores utilizados foram:Educação continuada em enfermagem; Equipe de Enfermagem; Capacitação em serviço; Recursos humanos em Enfermagem. Inicialmente, por meio da leitura dos títulos, encontrou-se um total de 80 artigos. Destes, 17 artigos foram submetidos à leitura de resumos. Quinze artigos foram excluídos devidos um ou mais critérios denominados como de exclusão: artigos qualitativos; anteriores a 2003; não voltados para a equipe de enfermagem; artigos reflexivos e revisões de literatura. Dessa forma,restaram dois artigos que compuseram essa revisão de literatura. Destaca-se que muitos são os conhecimentos produzidos acerca dos processos de Educação Permanente, Educação Continuada ou afins. Seus conceitos são claramente distintos, porém apresentam um caráter complementar. Entretanto apesar de serem baseados em metodologias diferentes, observa-se que há conflitos ao conceituar cada um dessesprocessos educativos e observa-se certo desconhecimento e inaplicabilidade por parte dos enfermeiros de ações concretas de educação permanente e continuada baseada na pedagogia problematizada.
id UFMG_06275124d66611cc5f455a8e4cdcf45b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRLS4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Miguir Terezinha Vieccelli DonosoSelme Silqueira de MatosKáristen Costa Dividório2019-08-10T13:12:45Z2019-08-10T13:12:45Z2014-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRLS4Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura sobre as contribuições encontradas na literatura acerca da Educação Permanente, Educação Continuada ou afins com objetivo de identificar as contribuições da Educação Permanente e da Educação Continuada para a melhoria da assistência de enfermagem em instituições desaúde brasileiras. Utilizou-se como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados: Lilacs e Medline. Os descritores utilizados foram:Educação continuada em enfermagem; Equipe de Enfermagem; Capacitação em serviço; Recursos humanos em Enfermagem. Inicialmente, por meio da leitura dos títulos, encontrou-se um total de 80 artigos. Destes, 17 artigos foram submetidos à leitura de resumos. Quinze artigos foram excluídos devidos um ou mais critérios denominados como de exclusão: artigos qualitativos; anteriores a 2003; não voltados para a equipe de enfermagem; artigos reflexivos e revisões de literatura. Dessa forma,restaram dois artigos que compuseram essa revisão de literatura. Destaca-se que muitos são os conhecimentos produzidos acerca dos processos de Educação Permanente, Educação Continuada ou afins. Seus conceitos são claramente distintos, porém apresentam um caráter complementar. Entretanto apesar de serem baseados em metodologias diferentes, observa-se que há conflitos ao conceituar cada um dessesprocessos educativos e observa-se certo desconhecimento e inaplicabilidade por parte dos enfermeiros de ações concretas de educação permanente e continuada baseada na pedagogia problematizada.It is a study of integrative literature review on contributions found in the literature about the permanent education, continuing education or the like in order to identify the contributions of permanent education and continuing education for the improvement of nursing care in health institutions. It was used as the Integrative Review methodology,which was conducted in the following databases: Medline and Lilacs. The descriptors used were: continuing education in nursing; Nursing staff; Training in service; Human resources in nursing. Initially, through the reading of titles, found himself a total of 80 articles. Of these, 17 articles were submitted to reading summaries. Fifteen articles were deleted due to one or more criteria referred to as exclusion: qualitative articles; prior to2003; not meant for nursing staff; reflective articles and reviews of the literature. Thus, there were two articles that composed this literature review. Highlights that there are many knowledge produced about the processes of permanent education, continuing education or the like. Their concepts are clearly different, but present a supplementarycharacter. However despite being based on different methodologies, it is observed that there are conflicts to conceptualize each of these educational processes and observed right ignorance and irrelevance by the nurses of concrete actions of permanent education and continuous based on studying problems pedagogy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEquipe de enfermagemCapacitação em serviçoEducação continuada em EnfermagemRecursos humanos em enfermagemEducação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdfapplication/pdf127241https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRLS4/1/monografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdfc055ededa49a639864c0834809b1098cMD51TEXTmonografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdf.txtmonografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain40660https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRLS4/2/monografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdf.txta47b32efcb0e9fef2ff0d8efa8ddf05eMD521843/BUBD-9KRLS42019-11-14 07:07:46.407oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRLS4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:07:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
title Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
spellingShingle Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
Káristen Costa Dividório
Equipe de enfermagem
Capacitação em serviço
Educação continuada em Enfermagem
Recursos humanos em enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
title_full Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
title_fullStr Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
title_full_unstemmed Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
title_sort Educação permanente e continuada: instrumentos para a prática de enfermagem
author Káristen Costa Dividório
author_facet Káristen Costa Dividório
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Selme Silqueira de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Káristen Costa Dividório
contributor_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Selme Silqueira de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de enfermagem
Capacitação em serviço
Educação continuada em Enfermagem
Recursos humanos em enfermagem
topic Equipe de enfermagem
Capacitação em serviço
Educação continuada em Enfermagem
Recursos humanos em enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura sobre as contribuições encontradas na literatura acerca da Educação Permanente, Educação Continuada ou afins com objetivo de identificar as contribuições da Educação Permanente e da Educação Continuada para a melhoria da assistência de enfermagem em instituições desaúde brasileiras. Utilizou-se como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados: Lilacs e Medline. Os descritores utilizados foram:Educação continuada em enfermagem; Equipe de Enfermagem; Capacitação em serviço; Recursos humanos em Enfermagem. Inicialmente, por meio da leitura dos títulos, encontrou-se um total de 80 artigos. Destes, 17 artigos foram submetidos à leitura de resumos. Quinze artigos foram excluídos devidos um ou mais critérios denominados como de exclusão: artigos qualitativos; anteriores a 2003; não voltados para a equipe de enfermagem; artigos reflexivos e revisões de literatura. Dessa forma,restaram dois artigos que compuseram essa revisão de literatura. Destaca-se que muitos são os conhecimentos produzidos acerca dos processos de Educação Permanente, Educação Continuada ou afins. Seus conceitos são claramente distintos, porém apresentam um caráter complementar. Entretanto apesar de serem baseados em metodologias diferentes, observa-se que há conflitos ao conceituar cada um dessesprocessos educativos e observa-se certo desconhecimento e inaplicabilidade por parte dos enfermeiros de ações concretas de educação permanente e continuada baseada na pedagogia problematizada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T13:12:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T13:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRLS4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRLS4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRLS4/1/monografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRLS4/2/monografia_karisten_costa_dividorio_20_05_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c055ededa49a639864c0834809b1098c
a47b32efcb0e9fef2ff0d8efa8ddf05e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589420795822080