Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar,Fernanda Drummond Ruas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Abbad,Gardênia da Silva, Lima,Marcelo Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300523
Resumo: Resumo O artigo teve como objetivo analisar a importância atribuída às habilidades de ensino em saúde por estudantes e docentes universitários dos cursos de Enfermagem e Medicina. Os dados foram coletados em 2017 com base na aplicação de duas escalas de habilidades de ensino em saúde a 315 estudantes e 80 docentes. Foram analisadas, por meio de testes não paramétricos, diferenças entre grupos de estudantes (tipo de curso, de instituição e faixa etária) e de professores (tipo de curso, de instituição, tempo de atuação e tipo de prática docente). Os resultados indicaram elevada importância das habilidades de ensino em saúde tanto para professores quanto para estudantes universitários. Foram observadas, também, diferenças significativas entre estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina, de instituições públicas e privadas, assim como de professores com tempos de atuação e práticas docentes distintas. Esse resultado incentiva a realização de pesquisas que avaliem as habilidades de ensino em saúde adotadas em cursos universitários, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento de ações de formação docente.
id FIOCRUZ-2_64eb8d0e7b914fe42f103c67657af28e
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462020000300523
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitárioshabilidades de ensinoestudante universitárioprofessor universitárioensino em saúdeResumo O artigo teve como objetivo analisar a importância atribuída às habilidades de ensino em saúde por estudantes e docentes universitários dos cursos de Enfermagem e Medicina. Os dados foram coletados em 2017 com base na aplicação de duas escalas de habilidades de ensino em saúde a 315 estudantes e 80 docentes. Foram analisadas, por meio de testes não paramétricos, diferenças entre grupos de estudantes (tipo de curso, de instituição e faixa etária) e de professores (tipo de curso, de instituição, tempo de atuação e tipo de prática docente). Os resultados indicaram elevada importância das habilidades de ensino em saúde tanto para professores quanto para estudantes universitários. Foram observadas, também, diferenças significativas entre estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina, de instituições públicas e privadas, assim como de professores com tempos de atuação e práticas docentes distintas. Esse resultado incentiva a realização de pesquisas que avaliem as habilidades de ensino em saúde adotadas em cursos universitários, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento de ações de formação docente.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300523Trabalho, Educação e Saúde v.18 n.3 2020reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00304info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar,Fernanda Drummond RuasAbbad,Gardênia da SilvaLima,Marcelo Nunes depor2020-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462020000300523Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2020-09-15T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
title Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
spellingShingle Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
Gaspar,Fernanda Drummond Ruas
habilidades de ensino
estudante universitário
professor universitário
ensino em saúde
title_short Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
title_full Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
title_fullStr Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
title_full_unstemmed Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
title_sort Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários
author Gaspar,Fernanda Drummond Ruas
author_facet Gaspar,Fernanda Drummond Ruas
Abbad,Gardênia da Silva
Lima,Marcelo Nunes de
author_role author
author2 Abbad,Gardênia da Silva
Lima,Marcelo Nunes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar,Fernanda Drummond Ruas
Abbad,Gardênia da Silva
Lima,Marcelo Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades de ensino
estudante universitário
professor universitário
ensino em saúde
topic habilidades de ensino
estudante universitário
professor universitário
ensino em saúde
description Resumo O artigo teve como objetivo analisar a importância atribuída às habilidades de ensino em saúde por estudantes e docentes universitários dos cursos de Enfermagem e Medicina. Os dados foram coletados em 2017 com base na aplicação de duas escalas de habilidades de ensino em saúde a 315 estudantes e 80 docentes. Foram analisadas, por meio de testes não paramétricos, diferenças entre grupos de estudantes (tipo de curso, de instituição e faixa etária) e de professores (tipo de curso, de instituição, tempo de atuação e tipo de prática docente). Os resultados indicaram elevada importância das habilidades de ensino em saúde tanto para professores quanto para estudantes universitários. Foram observadas, também, diferenças significativas entre estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina, de instituições públicas e privadas, assim como de professores com tempos de atuação e práticas docentes distintas. Esse resultado incentiva a realização de pesquisas que avaliem as habilidades de ensino em saúde adotadas em cursos universitários, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento de ações de formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300523
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.18 n.3 2020
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115635985514496