A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio,Lucimara Aparecida Faustino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira,Camila Mugnai, Francischetti,Ieda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300502
Resumo: Resumo Este estudo caracteriza a dimensão social nos contextos representados nas situações-problema em um curso médico estadual paulista que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problema. Foram analisadas 69 situações-problema, disparadoras do processo de aprendizagem da primeira à quarta série e seus respectivos guias de tutor. Para a leitura do material, utilizou-se o Roteiro de Análise de Dimensão Social, elaborado pelas pesquisadoras com base em documentos e literatura relacionados. Para análise, adotou-se o método de análise textual discursiva. A comparação entre os objetivos de aprendizagem apresentados nas situações-problema e nos guias evidenciou discordâncias e dicotomias. A caracterização dos contextos explorados não retratou o território real: equipamentos sociais foram pouco abordados, já as áreas de competência do cuidado individual, coletivo e gestão deram ênfase satisfatória às políticas públicas. As análises de áreas de riscos, diversidades e grupos vulneráveis foram superficiais e a intersetorialidade foi pouco acionada. Espera-se, com estes resultados, suscitar reflexões acerca da construção de situações-problema na aprendizagem baseada em problemas, pois o aprofundamento na descrição, como a ampliação de sua abordagem, poderá favorecer a articulação teórico-prática, o aprendizado ampliado e a formação médica voltada ao cuidado integral.
id FIOCRUZ-2_720a276861baa857aee6af7dd561b0f9
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462020000300502
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemaseducação médicacurrículoaprendizagem baseada em problemasdeterminantes sociais da saúdecondições de vidaResumo Este estudo caracteriza a dimensão social nos contextos representados nas situações-problema em um curso médico estadual paulista que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problema. Foram analisadas 69 situações-problema, disparadoras do processo de aprendizagem da primeira à quarta série e seus respectivos guias de tutor. Para a leitura do material, utilizou-se o Roteiro de Análise de Dimensão Social, elaborado pelas pesquisadoras com base em documentos e literatura relacionados. Para análise, adotou-se o método de análise textual discursiva. A comparação entre os objetivos de aprendizagem apresentados nas situações-problema e nos guias evidenciou discordâncias e dicotomias. A caracterização dos contextos explorados não retratou o território real: equipamentos sociais foram pouco abordados, já as áreas de competência do cuidado individual, coletivo e gestão deram ênfase satisfatória às políticas públicas. As análises de áreas de riscos, diversidades e grupos vulneráveis foram superficiais e a intersetorialidade foi pouco acionada. Espera-se, com estes resultados, suscitar reflexões acerca da construção de situações-problema na aprendizagem baseada em problemas, pois o aprofundamento na descrição, como a ampliação de sua abordagem, poderá favorecer a articulação teórico-prática, o aprendizado ampliado e a formação médica voltada ao cuidado integral.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300502Trabalho, Educação e Saúde v.18 n.3 2020reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00272info:eu-repo/semantics/openAccessCustódio,Lucimara Aparecida FaustinoVieira,Camila MugnaiFrancischetti,Iedapor2020-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462020000300502Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2020-06-23T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
title A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
Custódio,Lucimara Aparecida Faustino
educação médica
currículo
aprendizagem baseada em problemas
determinantes sociais da saúde
condições de vida
title_short A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
title_full A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
title_sort A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas
author Custódio,Lucimara Aparecida Faustino
author_facet Custódio,Lucimara Aparecida Faustino
Vieira,Camila Mugnai
Francischetti,Ieda
author_role author
author2 Vieira,Camila Mugnai
Francischetti,Ieda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio,Lucimara Aparecida Faustino
Vieira,Camila Mugnai
Francischetti,Ieda
dc.subject.por.fl_str_mv educação médica
currículo
aprendizagem baseada em problemas
determinantes sociais da saúde
condições de vida
topic educação médica
currículo
aprendizagem baseada em problemas
determinantes sociais da saúde
condições de vida
description Resumo Este estudo caracteriza a dimensão social nos contextos representados nas situações-problema em um curso médico estadual paulista que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problema. Foram analisadas 69 situações-problema, disparadoras do processo de aprendizagem da primeira à quarta série e seus respectivos guias de tutor. Para a leitura do material, utilizou-se o Roteiro de Análise de Dimensão Social, elaborado pelas pesquisadoras com base em documentos e literatura relacionados. Para análise, adotou-se o método de análise textual discursiva. A comparação entre os objetivos de aprendizagem apresentados nas situações-problema e nos guias evidenciou discordâncias e dicotomias. A caracterização dos contextos explorados não retratou o território real: equipamentos sociais foram pouco abordados, já as áreas de competência do cuidado individual, coletivo e gestão deram ênfase satisfatória às políticas públicas. As análises de áreas de riscos, diversidades e grupos vulneráveis foram superficiais e a intersetorialidade foi pouco acionada. Espera-se, com estes resultados, suscitar reflexões acerca da construção de situações-problema na aprendizagem baseada em problemas, pois o aprofundamento na descrição, como a ampliação de sua abordagem, poderá favorecer a articulação teórico-prática, o aprendizado ampliado e a formação médica voltada ao cuidado integral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300502
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000300502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.18 n.3 2020
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115635943571456