Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagnato,Maria Helena Salgado
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Monteiro,Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores nas relações que estabelecem com os sujeitos e com os conhecimentos, visando a superar maneiras fragmentadas dos processos de trabalho e de produção de ciência, recuperando o caráter dialético da realidade social. Os desafios postos por estas perspectivas convidam todos os educadores envolvidos eticamente neste processo a refletirem sobre a inclusão de temas e dimensões que perpassam transversalmente o processo de formação profissional e a produção de conhecimentos, movimentando territórios, compreensões e subjetividades, o que pode possibilitar interpretações inovadoras e polissêmicas, bastante desejáveis para se lidar com a complexidade da realidade, inclusive na área da saúde.
id FIOCRUZ-2_d7b1c843aee8c45cc65531658eb747fe
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462006000200003
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúdeensino em saúdeinterdisciplinaridaderizomaeducaçãoEste artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores nas relações que estabelecem com os sujeitos e com os conhecimentos, visando a superar maneiras fragmentadas dos processos de trabalho e de produção de ciência, recuperando o caráter dialético da realidade social. Os desafios postos por estas perspectivas convidam todos os educadores envolvidos eticamente neste processo a refletirem sobre a inclusão de temas e dimensões que perpassam transversalmente o processo de formação profissional e a produção de conhecimentos, movimentando territórios, compreensões e subjetividades, o que pode possibilitar interpretações inovadoras e polissêmicas, bastante desejáveis para se lidar com a complexidade da realidade, inclusive na área da saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003Trabalho, Educação e Saúde v.4 n.2 2006reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessBagnato,Maria Helena SalgadoMonteiro,Maria Inêspor2012-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462006000200003Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-10-30T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
title Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
spellingShingle Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
Bagnato,Maria Helena Salgado
ensino em saúde
interdisciplinaridade
rizoma
educação
title_short Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
title_full Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
title_fullStr Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
title_full_unstemmed Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
title_sort Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
author Bagnato,Maria Helena Salgado
author_facet Bagnato,Maria Helena Salgado
Monteiro,Maria Inês
author_role author
author2 Monteiro,Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagnato,Maria Helena Salgado
Monteiro,Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv ensino em saúde
interdisciplinaridade
rizoma
educação
topic ensino em saúde
interdisciplinaridade
rizoma
educação
description Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores nas relações que estabelecem com os sujeitos e com os conhecimentos, visando a superar maneiras fragmentadas dos processos de trabalho e de produção de ciência, recuperando o caráter dialético da realidade social. Os desafios postos por estas perspectivas convidam todos os educadores envolvidos eticamente neste processo a refletirem sobre a inclusão de temas e dimensões que perpassam transversalmente o processo de formação profissional e a produção de conhecimentos, movimentando territórios, compreensões e subjetividades, o que pode possibilitar interpretações inovadoras e polissêmicas, bastante desejáveis para se lidar com a complexidade da realidade, inclusive na área da saúde.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462006000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.4 n.2 2006
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115629897482240