Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ryan, Charly
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643609
Resumo: O currículo que planejamos, o que ensinamos e o que diferentes aprendizes recebem são significativamente distintos. Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de dois aspectos da formação de professores. O primeiro e principal deles é a formação recebida pelo professor quando aluno e o impacto desta na sua prática. Em segundo lugar está o aspecto da formação planejada e deliberada pelo autor como formador de professor. Com base nos estudos de uma gama de autores, particularmente na idéia de rizoma de Deleuze e Guattari, o estudo mostra o poder educativo da reflexão para os sujeitos envolvidos. Uma gama de dados foi coletada ao longo de quatro anos, à medida que alunos-professores aprendiam a se tornar professores de ciências em educação básica (para crianças de 5 a 11 anos de idade). O trabalho de Lucy e de outras alunas é apresentado aqui para mostrar como o ato de ouvir com atenção desenvolve o conhecimento de maneira que é impossível prever como ocorre a compreensão para a criança, para o aluno-professor e a também para o autor, formador de professorAbstract: The curriculum we plan, the curriculum we teach and the curriculum that different learners receive are significantly different. This report presents a reflection on two aspects of teacher education. The primary aspect is the education received by the student teacher and its impact on their practice. The secondary aspect is the education planned and delivered by the author as a teacher educator. Drawing on the works of range of authors, particularly the idea of rhizome of Deleuze and Guattari, the study shows the educative power of reflection for the parties involved. A range of data was collected across four years as student teachers learn to become teachers of primary science. The work of Lucy and others is presented to show how careful listening develops understanding in ways that are impossible to predict, understanding for the children, understanding for the student teacher, and understanding for the teacher educator author.Key words: Teacher education. Rhizome. Reflection
id UNICAMP-18_11a3594240fec5b38ecc79155754f16d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643609
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativaFormação de professores. Rizoma. ReflexãoEducaçãoO currículo que planejamos, o que ensinamos e o que diferentes aprendizes recebem são significativamente distintos. Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de dois aspectos da formação de professores. O primeiro e principal deles é a formação recebida pelo professor quando aluno e o impacto desta na sua prática. Em segundo lugar está o aspecto da formação planejada e deliberada pelo autor como formador de professor. Com base nos estudos de uma gama de autores, particularmente na idéia de rizoma de Deleuze e Guattari, o estudo mostra o poder educativo da reflexão para os sujeitos envolvidos. Uma gama de dados foi coletada ao longo de quatro anos, à medida que alunos-professores aprendiam a se tornar professores de ciências em educação básica (para crianças de 5 a 11 anos de idade). O trabalho de Lucy e de outras alunas é apresentado aqui para mostrar como o ato de ouvir com atenção desenvolve o conhecimento de maneira que é impossível prever como ocorre a compreensão para a criança, para o aluno-professor e a também para o autor, formador de professorAbstract: The curriculum we plan, the curriculum we teach and the curriculum that different learners receive are significantly different. This report presents a reflection on two aspects of teacher education. The primary aspect is the education received by the student teacher and its impact on their practice. The secondary aspect is the education planned and delivered by the author as a teacher educator. Drawing on the works of range of authors, particularly the idea of rhizome of Deleuze and Guattari, the study shows the educative power of reflection for the parties involved. A range of data was collected across four years as student teachers learn to become teachers of primary science. The work of Lucy and others is presented to show how careful listening develops understanding in ways that are impossible to predict, understanding for the children, understanding for the student teacher, and understanding for the teacher educator author.Key words: Teacher education. Rhizome. ReflectionUniversidade Estadual de Campinas2016-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643609Pro-Posições; Vol. 17 No. 3: set./dez.2006[51]; 117-136Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 3: set./dez.2006[51]; 117-136Pro-Posições; v. 17 n. 3: set./dez.2006[51]; 117-1361980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643609/11129Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRyan, Charly2016-02-25T13:36:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643609Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-25T13:36:40Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
title Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
spellingShingle Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
Ryan, Charly
Formação de professores. Rizoma. Reflexão
Educação
title_short Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
title_full Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
title_fullStr Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
title_full_unstemmed Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
title_sort Conversando com Lucy: a rizomática como prática educativa
author Ryan, Charly
author_facet Ryan, Charly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ryan, Charly
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Rizoma. Reflexão
Educação
topic Formação de professores. Rizoma. Reflexão
Educação
description O currículo que planejamos, o que ensinamos e o que diferentes aprendizes recebem são significativamente distintos. Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de dois aspectos da formação de professores. O primeiro e principal deles é a formação recebida pelo professor quando aluno e o impacto desta na sua prática. Em segundo lugar está o aspecto da formação planejada e deliberada pelo autor como formador de professor. Com base nos estudos de uma gama de autores, particularmente na idéia de rizoma de Deleuze e Guattari, o estudo mostra o poder educativo da reflexão para os sujeitos envolvidos. Uma gama de dados foi coletada ao longo de quatro anos, à medida que alunos-professores aprendiam a se tornar professores de ciências em educação básica (para crianças de 5 a 11 anos de idade). O trabalho de Lucy e de outras alunas é apresentado aqui para mostrar como o ato de ouvir com atenção desenvolve o conhecimento de maneira que é impossível prever como ocorre a compreensão para a criança, para o aluno-professor e a também para o autor, formador de professorAbstract: The curriculum we plan, the curriculum we teach and the curriculum that different learners receive are significantly different. This report presents a reflection on two aspects of teacher education. The primary aspect is the education received by the student teacher and its impact on their practice. The secondary aspect is the education planned and delivered by the author as a teacher educator. Drawing on the works of range of authors, particularly the idea of rhizome of Deleuze and Guattari, the study shows the educative power of reflection for the parties involved. A range of data was collected across four years as student teachers learn to become teachers of primary science. The work of Lucy and others is presented to show how careful listening develops understanding in ways that are impossible to predict, understanding for the children, understanding for the student teacher, and understanding for the teacher educator author.Key words: Teacher education. Rhizome. Reflection
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643609
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643609/11129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 3: set./dez.2006[51]; 117-136
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 3: set./dez.2006[51]; 117-136
Pro-Posições; v. 17 n. 3: set./dez.2006[51]; 117-136
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185693466624