Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finkler,Mirelle
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caetano,João Carlos, Ramos,Flávia Regina Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200008
Resumo: Este artigo analisa a dimensão ética da formação profissional de estudantes de odontologia. Empregando-se a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos de dois cursos. Por meio das categorias de análise relacionadas ao currículo oculto foi possível perceber os valores mais presentes ou menos no processo de socialização profissional, implicados em conflitos de interesses, em questões de prestígio das áreas e de poder nas dinâmicas das relações interpessoais, bem como nos modelos em que os estudantes se espelham na sua construção identitária. A discussão e a reflexão sobre esses achados permitem avançar na compreensão da complexidade de fatores que compõem o 'currículo real' e que conformam a dimensão ética da formação profissional, tão importante para o desenvolvimento de futuros profissionais-cidadãos eticamente sensíveis e socialmente competentes.
id FIOCRUZ-2_eda474d7c2a8ade69b24db196ca594ce
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462014000200008
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologiacurrículo ocultograduação em odontologiaformação em saúdeéticabioéticaEste artigo analisa a dimensão ética da formação profissional de estudantes de odontologia. Empregando-se a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos de dois cursos. Por meio das categorias de análise relacionadas ao currículo oculto foi possível perceber os valores mais presentes ou menos no processo de socialização profissional, implicados em conflitos de interesses, em questões de prestígio das áreas e de poder nas dinâmicas das relações interpessoais, bem como nos modelos em que os estudantes se espelham na sua construção identitária. A discussão e a reflexão sobre esses achados permitem avançar na compreensão da complexidade de fatores que compõem o 'currículo real' e que conformam a dimensão ética da formação profissional, tão importante para o desenvolvimento de futuros profissionais-cidadãos eticamente sensíveis e socialmente competentes.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200008Trabalho, Educação e Saúde v.12 n.2 2014reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462014000200008info:eu-repo/semantics/openAccessFinkler,MirelleCaetano,João CarlosRamos,Flávia Regina Souzapor2014-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462014000200008Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2014-07-29T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
title Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
spellingShingle Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
Finkler,Mirelle
currículo oculto
graduação em odontologia
formação em saúde
ética
bioética
title_short Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
title_full Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
title_fullStr Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
title_full_unstemmed Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
title_sort Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia
author Finkler,Mirelle
author_facet Finkler,Mirelle
Caetano,João Carlos
Ramos,Flávia Regina Souza
author_role author
author2 Caetano,João Carlos
Ramos,Flávia Regina Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finkler,Mirelle
Caetano,João Carlos
Ramos,Flávia Regina Souza
dc.subject.por.fl_str_mv currículo oculto
graduação em odontologia
formação em saúde
ética
bioética
topic currículo oculto
graduação em odontologia
formação em saúde
ética
bioética
description Este artigo analisa a dimensão ética da formação profissional de estudantes de odontologia. Empregando-se a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos de dois cursos. Por meio das categorias de análise relacionadas ao currículo oculto foi possível perceber os valores mais presentes ou menos no processo de socialização profissional, implicados em conflitos de interesses, em questões de prestígio das áreas e de poder nas dinâmicas das relações interpessoais, bem como nos modelos em que os estudantes se espelham na sua construção identitária. A discussão e a reflexão sobre esses achados permitem avançar na compreensão da complexidade de fatores que compõem o 'currículo real' e que conformam a dimensão ética da formação profissional, tão importante para o desenvolvimento de futuros profissionais-cidadãos eticamente sensíveis e socialmente competentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462014000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.12 n.2 2014
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115632123609088