Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009 |
Resumo: | Este artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente baseadas nas dimensões educativa e cuidativa. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos dos docentes tutores. Os resultados mostram que a experiência de construção contínua de um curso superior universitário vai além do estabelecimento de estratégias de aquisição de saberes técnicos e que a formação deve estar voltada para o pleno exercício da interdisciplinaridade, necessária ao profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser construído numa relação mais horizontal entre seus atores. |
id |
FIOCRUZ-2_ee4be690d1e2b273d600ae5568020790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462009000100009 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacionalterapia ocupacionaltutoriaformação em saúdeEste artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente baseadas nas dimensões educativa e cuidativa. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos dos docentes tutores. Os resultados mostram que a experiência de construção contínua de um curso superior universitário vai além do estabelecimento de estratégias de aquisição de saberes técnicos e que a formação deve estar voltada para o pleno exercício da interdisciplinaridade, necessária ao profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser construído numa relação mais horizontal entre seus atores.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009Trabalho, Educação e Saúde v.7 n.1 2009reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Carla da SilvaKebbe,Leonardo MartinsCarlo,Marysia Mara R. P. deCarretta,Regina Y. DakuzakuElui,Valéria Meirelles C.por2012-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462009000100009Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-10-03T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
title |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
spellingShingle |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional Santana,Carla da Silva terapia ocupacional tutoria formação em saúde |
title_short |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
title_full |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
title_fullStr |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
title_sort |
Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional |
author |
Santana,Carla da Silva |
author_facet |
Santana,Carla da Silva Kebbe,Leonardo Martins Carlo,Marysia Mara R. P. de Carretta,Regina Y. Dakuzaku Elui,Valéria Meirelles C. |
author_role |
author |
author2 |
Kebbe,Leonardo Martins Carlo,Marysia Mara R. P. de Carretta,Regina Y. Dakuzaku Elui,Valéria Meirelles C. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana,Carla da Silva Kebbe,Leonardo Martins Carlo,Marysia Mara R. P. de Carretta,Regina Y. Dakuzaku Elui,Valéria Meirelles C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
terapia ocupacional tutoria formação em saúde |
topic |
terapia ocupacional tutoria formação em saúde |
description |
Este artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente baseadas nas dimensões educativa e cuidativa. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos dos docentes tutores. Os resultados mostram que a experiência de construção contínua de um curso superior universitário vai além do estabelecimento de estratégias de aquisição de saberes técnicos e que a formação deve estar voltada para o pleno exercício da interdisciplinaridade, necessária ao profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser construído numa relação mais horizontal entre seus atores. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462009000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.7 n.1 2009 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115630527676416 |