Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Carla da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Kebbe,Leonardo Martins, Carlo,Marysia Mara R. P. de, Carretta,Regina Y. Dakuzaku, Elui,Valéria Meirelles C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009
Resumo: Este artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente baseadas nas dimensões educativa e cuidativa. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos dos docentes tutores. Os resultados mostram que a experiência de construção contínua de um curso superior universitário vai além do estabelecimento de estratégias de aquisição de saberes técnicos e que a formação deve estar voltada para o pleno exercício da interdisciplinaridade, necessária ao profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser construído numa relação mais horizontal entre seus atores.
id FIOCRUZ-2_ee4be690d1e2b273d600ae5568020790
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462009000100009
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacionalterapia ocupacionaltutoriaformação em saúdeEste artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente baseadas nas dimensões educativa e cuidativa. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos dos docentes tutores. Os resultados mostram que a experiência de construção contínua de um curso superior universitário vai além do estabelecimento de estratégias de aquisição de saberes técnicos e que a formação deve estar voltada para o pleno exercício da interdisciplinaridade, necessária ao profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser construído numa relação mais horizontal entre seus atores.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009Trabalho, Educação e Saúde v.7 n.1 2009reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Carla da SilvaKebbe,Leonardo MartinsCarlo,Marysia Mara R. P. deCarretta,Regina Y. DakuzakuElui,Valéria Meirelles C.por2012-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462009000100009Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-10-03T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
title Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
spellingShingle Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
Santana,Carla da Silva
terapia ocupacional
tutoria
formação em saúde
title_short Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
title_full Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
title_fullStr Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
title_full_unstemmed Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
title_sort Reflexões sobre a prática de tutoria com estudantes de terapia ocupacional
author Santana,Carla da Silva
author_facet Santana,Carla da Silva
Kebbe,Leonardo Martins
Carlo,Marysia Mara R. P. de
Carretta,Regina Y. Dakuzaku
Elui,Valéria Meirelles C.
author_role author
author2 Kebbe,Leonardo Martins
Carlo,Marysia Mara R. P. de
Carretta,Regina Y. Dakuzaku
Elui,Valéria Meirelles C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Carla da Silva
Kebbe,Leonardo Martins
Carlo,Marysia Mara R. P. de
Carretta,Regina Y. Dakuzaku
Elui,Valéria Meirelles C.
dc.subject.por.fl_str_mv terapia ocupacional
tutoria
formação em saúde
topic terapia ocupacional
tutoria
formação em saúde
description Este artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente baseadas nas dimensões educativa e cuidativa. Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos dos docentes tutores. Os resultados mostram que a experiência de construção contínua de um curso superior universitário vai além do estabelecimento de estratégias de aquisição de saberes técnicos e que a formação deve estar voltada para o pleno exercício da interdisciplinaridade, necessária ao profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser construído numa relação mais horizontal entre seus atores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462009000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.7 n.1 2009
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115630527676416