Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018000305011 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar o instrumento de pesquisa designado como “cadernetas de saúde e trabalho”, com foco na produção de conhecimento sobre o trabalho de docentes de universidade pública. Trata-se de uma técnica de investigação de caráter qualitativo e participativo, adequada ao aprofundamento do estudo das relações entre a saúde e o trabalho, reavendo os locais de trabalho como lugares privilegiados de observações para o exercício de uma efetiva ação de defesa da saúde e a experiência do trabalho como matéria principal de análise. A qualidade especial das cadernetas como técnica de investigação refere-se ao papel protagonista atribuído ao trabalhador no processo de pesquisa, autor do diário e coparticipante do estudo. Participaram oito docentes pertencentes ao mesmo instituto de uma universidade federal de ensino superior (IFES), localizada no Rio de Janeiro, Brasil. Quanto à análise dos materiais empíricos, procedentes das anotações das cadernetas e de encontro com os trabalhadores, adotou-se a técnica de análise temática, chegando-se a quatro categorias principais de discussão, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; saúde docente entre limites e cadernetas sob o olhar dos seus autores. No que concerne aos resultados, sobressaiu o tema alusivo à sobrecarga de trabalho e pressão do tempo para cumprimento de metas. Ao fim, considerou-se que as cadernetas de saúde e trabalho mostraram-se como ferramenta de pesquisa com potencial para se gerar conhecimento em perspectiva coletiva. |
id |
FIOCRUZ-5_3573d931bc9875b46878816af2f5e4ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-311X2018000305011 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade públicaDocentesSaúde do TrabalhadorPesquisa QualitativaEste artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar o instrumento de pesquisa designado como “cadernetas de saúde e trabalho”, com foco na produção de conhecimento sobre o trabalho de docentes de universidade pública. Trata-se de uma técnica de investigação de caráter qualitativo e participativo, adequada ao aprofundamento do estudo das relações entre a saúde e o trabalho, reavendo os locais de trabalho como lugares privilegiados de observações para o exercício de uma efetiva ação de defesa da saúde e a experiência do trabalho como matéria principal de análise. A qualidade especial das cadernetas como técnica de investigação refere-se ao papel protagonista atribuído ao trabalhador no processo de pesquisa, autor do diário e coparticipante do estudo. Participaram oito docentes pertencentes ao mesmo instituto de uma universidade federal de ensino superior (IFES), localizada no Rio de Janeiro, Brasil. Quanto à análise dos materiais empíricos, procedentes das anotações das cadernetas e de encontro com os trabalhadores, adotou-se a técnica de análise temática, chegando-se a quatro categorias principais de discussão, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; saúde docente entre limites e cadernetas sob o olhar dos seus autores. No que concerne aos resultados, sobressaiu o tema alusivo à sobrecarga de trabalho e pressão do tempo para cumprimento de metas. Ao fim, considerou-se que as cadernetas de saúde e trabalho mostraram-se como ferramenta de pesquisa com potencial para se gerar conhecimento em perspectiva coletiva.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018000305011Cadernos de Saúde Pública v.34 n.3 2018reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311x00037317info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Katia Reis deFernandez,Verônica SilvaTeixeira,Liliane ReisLarentis,Ariane LeitesMendonça,André Luis de OliveiraFelix,Eliana GuimarãesSantos,Maria Blandina Marques dosRodrigues,Andrea Maria dos SantosMoura,MarisaSimões-Barbosa,Regina HelenaBarros,Walcyr de OliveiraAlmeida,Mariza Gomes depor2018-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2018000305011Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2018-03-05T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
title |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
spellingShingle |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública Souza,Katia Reis de Docentes Saúde do Trabalhador Pesquisa Qualitativa |
title_short |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
title_full |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
title_fullStr |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
title_full_unstemmed |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
title_sort |
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública |
author |
Souza,Katia Reis de |
author_facet |
Souza,Katia Reis de Fernandez,Verônica Silva Teixeira,Liliane Reis Larentis,Ariane Leites Mendonça,André Luis de Oliveira Felix,Eliana Guimarães Santos,Maria Blandina Marques dos Rodrigues,Andrea Maria dos Santos Moura,Marisa Simões-Barbosa,Regina Helena Barros,Walcyr de Oliveira Almeida,Mariza Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Fernandez,Verônica Silva Teixeira,Liliane Reis Larentis,Ariane Leites Mendonça,André Luis de Oliveira Felix,Eliana Guimarães Santos,Maria Blandina Marques dos Rodrigues,Andrea Maria dos Santos Moura,Marisa Simões-Barbosa,Regina Helena Barros,Walcyr de Oliveira Almeida,Mariza Gomes de |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Katia Reis de Fernandez,Verônica Silva Teixeira,Liliane Reis Larentis,Ariane Leites Mendonça,André Luis de Oliveira Felix,Eliana Guimarães Santos,Maria Blandina Marques dos Rodrigues,Andrea Maria dos Santos Moura,Marisa Simões-Barbosa,Regina Helena Barros,Walcyr de Oliveira Almeida,Mariza Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Saúde do Trabalhador Pesquisa Qualitativa |
topic |
Docentes Saúde do Trabalhador Pesquisa Qualitativa |
description |
Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar o instrumento de pesquisa designado como “cadernetas de saúde e trabalho”, com foco na produção de conhecimento sobre o trabalho de docentes de universidade pública. Trata-se de uma técnica de investigação de caráter qualitativo e participativo, adequada ao aprofundamento do estudo das relações entre a saúde e o trabalho, reavendo os locais de trabalho como lugares privilegiados de observações para o exercício de uma efetiva ação de defesa da saúde e a experiência do trabalho como matéria principal de análise. A qualidade especial das cadernetas como técnica de investigação refere-se ao papel protagonista atribuído ao trabalhador no processo de pesquisa, autor do diário e coparticipante do estudo. Participaram oito docentes pertencentes ao mesmo instituto de uma universidade federal de ensino superior (IFES), localizada no Rio de Janeiro, Brasil. Quanto à análise dos materiais empíricos, procedentes das anotações das cadernetas e de encontro com os trabalhadores, adotou-se a técnica de análise temática, chegando-se a quatro categorias principais de discussão, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; saúde docente entre limites e cadernetas sob o olhar dos seus autores. No que concerne aos resultados, sobressaiu o tema alusivo à sobrecarga de trabalho e pressão do tempo para cumprimento de metas. Ao fim, considerou-se que as cadernetas de saúde e trabalho mostraram-se como ferramenta de pesquisa com potencial para se gerar conhecimento em perspectiva coletiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018000305011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018000305011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-311x00037317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública v.34 n.3 2018 reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1754115738516324352 |