Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209 |
Resumo: | O objetivo principal do presente artigo consiste em problematizar aspectos do processo de trabalho de professore(a)s da educação básica do estado do Rio de Janeiro, no contexto pandêmico, e sua relação com a saúde, tomando por base registros diários de professore(a)s em cadernetas digitais. Trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o sindicato dos professores de Macaé e região. Participaram do estudo oito professore(a)s das redes pública e particular de ensino. No que tange à análise dos materiais, adotou-se a técnica de análise temática, organizada em dois blocos temáticos principais de interpretação: o primeiro relaciona-se à análise do processo de trabalho (remoto) docente, já o segundo refere-se à saúde, comorbidades pregressas e resistências coletivas. Quanto aos resultados, sobressaiu que professores(a)s vivenciam o aprofundamento de formas de opressão, precarização e intensificação do trabalho. |
id |
UNESP-8_5be100b93d6ea0ad36754ed2a842c192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832022000100209 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúdeTrabalho remotoSaúde docentePandemiaO objetivo principal do presente artigo consiste em problematizar aspectos do processo de trabalho de professore(a)s da educação básica do estado do Rio de Janeiro, no contexto pandêmico, e sua relação com a saúde, tomando por base registros diários de professore(a)s em cadernetas digitais. Trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o sindicato dos professores de Macaé e região. Participaram do estudo oito professore(a)s das redes pública e particular de ensino. No que tange à análise dos materiais, adotou-se a técnica de análise temática, organizada em dois blocos temáticos principais de interpretação: o primeiro relaciona-se à análise do processo de trabalho (remoto) docente, já o segundo refere-se à saúde, comorbidades pregressas e resistências coletivas. Quanto aos resultados, sobressaiu que professores(a)s vivenciam o aprofundamento de formas de opressão, precarização e intensificação do trabalho.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210318info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Katia Reis deSantos,Gideon Borges dosRodrigues,Andréa Maria dos SantosFelix,Eliana GuimarãesGomes,Lucianapor2022-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100209Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
title |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
spellingShingle |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde Souza,Katia Reis de Trabalho remoto Saúde docente Pandemia |
title_short |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
title_full |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
title_fullStr |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
title_full_unstemmed |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
title_sort |
Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde |
author |
Souza,Katia Reis de |
author_facet |
Souza,Katia Reis de Santos,Gideon Borges dos Rodrigues,Andréa Maria dos Santos Felix,Eliana Guimarães Gomes,Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Gideon Borges dos Rodrigues,Andréa Maria dos Santos Felix,Eliana Guimarães Gomes,Luciana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Katia Reis de Santos,Gideon Borges dos Rodrigues,Andréa Maria dos Santos Felix,Eliana Guimarães Gomes,Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho remoto Saúde docente Pandemia |
topic |
Trabalho remoto Saúde docente Pandemia |
description |
O objetivo principal do presente artigo consiste em problematizar aspectos do processo de trabalho de professore(a)s da educação básica do estado do Rio de Janeiro, no contexto pandêmico, e sua relação com a saúde, tomando por base registros diários de professore(a)s em cadernetas digitais. Trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o sindicato dos professores de Macaé e região. Participaram do estudo oito professore(a)s das redes pública e particular de ensino. No que tange à análise dos materiais, adotou-se a técnica de análise temática, organizada em dois blocos temáticos principais de interpretação: o primeiro relaciona-se à análise do processo de trabalho (remoto) docente, já o segundo refere-se à saúde, comorbidades pregressas e resistências coletivas. Quanto aos resultados, sobressaiu que professores(a)s vivenciam o aprofundamento de formas de opressão, precarização e intensificação do trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525291233280 |