Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Katia Reis de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos,Gideon Borges dos, Rodrigues,Andréa Maria dos Santos, Felix,Eliana Guimarães, Gomes,Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209
Resumo: O objetivo principal do presente artigo consiste em problematizar aspectos do processo de trabalho de professore(a)s da educação básica do estado do Rio de Janeiro, no contexto pandêmico, e sua relação com a saúde, tomando por base registros diários de professore(a)s em cadernetas digitais. Trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o sindicato dos professores de Macaé e região. Participaram do estudo oito professore(a)s das redes pública e particular de ensino. No que tange à análise dos materiais, adotou-se a técnica de análise temática, organizada em dois blocos temáticos principais de interpretação: o primeiro relaciona-se à análise do processo de trabalho (remoto) docente, já o segundo refere-se à saúde, comorbidades pregressas e resistências coletivas. Quanto aos resultados, sobressaiu que professores(a)s vivenciam o aprofundamento de formas de opressão, precarização e intensificação do trabalho.
id UNESP-8_5be100b93d6ea0ad36754ed2a842c192
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832022000100209
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúdeTrabalho remotoSaúde docentePandemiaO objetivo principal do presente artigo consiste em problematizar aspectos do processo de trabalho de professore(a)s da educação básica do estado do Rio de Janeiro, no contexto pandêmico, e sua relação com a saúde, tomando por base registros diários de professore(a)s em cadernetas digitais. Trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o sindicato dos professores de Macaé e região. Participaram do estudo oito professore(a)s das redes pública e particular de ensino. No que tange à análise dos materiais, adotou-se a técnica de análise temática, organizada em dois blocos temáticos principais de interpretação: o primeiro relaciona-se à análise do processo de trabalho (remoto) docente, já o segundo refere-se à saúde, comorbidades pregressas e resistências coletivas. Quanto aos resultados, sobressaiu que professores(a)s vivenciam o aprofundamento de formas de opressão, precarização e intensificação do trabalho.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210318info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Katia Reis deSantos,Gideon Borges dosRodrigues,Andréa Maria dos SantosFelix,Eliana GuimarãesGomes,Lucianapor2022-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100209Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
title Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
spellingShingle Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
Souza,Katia Reis de
Trabalho remoto
Saúde docente
Pandemia
title_short Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
title_full Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
title_fullStr Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
title_full_unstemmed Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
title_sort Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde
author Souza,Katia Reis de
author_facet Souza,Katia Reis de
Santos,Gideon Borges dos
Rodrigues,Andréa Maria dos Santos
Felix,Eliana Guimarães
Gomes,Luciana
author_role author
author2 Santos,Gideon Borges dos
Rodrigues,Andréa Maria dos Santos
Felix,Eliana Guimarães
Gomes,Luciana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Katia Reis de
Santos,Gideon Borges dos
Rodrigues,Andréa Maria dos Santos
Felix,Eliana Guimarães
Gomes,Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho remoto
Saúde docente
Pandemia
topic Trabalho remoto
Saúde docente
Pandemia
description O objetivo principal do presente artigo consiste em problematizar aspectos do processo de trabalho de professore(a)s da educação básica do estado do Rio de Janeiro, no contexto pandêmico, e sua relação com a saúde, tomando por base registros diários de professore(a)s em cadernetas digitais. Trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o sindicato dos professores de Macaé e região. Participaram do estudo oito professore(a)s das redes pública e particular de ensino. No que tange à análise dos materiais, adotou-se a técnica de análise temática, organizada em dois blocos temáticos principais de interpretação: o primeiro relaciona-se à análise do processo de trabalho (remoto) docente, já o segundo refere-se à saúde, comorbidades pregressas e resistências coletivas. Quanto aos resultados, sobressaiu que professores(a)s vivenciam o aprofundamento de formas de opressão, precarização e intensificação do trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525291233280