Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510 |
Resumo: | As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto. |
id |
FIOCRUZ-6_3432ac2fb9d50d11b196f0438076d0b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-6 |
network_name_str |
RECIIS (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educaçãoVivências e estágiosEducação permanente em saúdeEnsino dasAs Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/51010.3395/reciis.v7i4.510Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157Ferla, Alcindo AntônioDall’Alba, RafaelAndres, BarbaraLeal, Mariana BertolBarnart, FabianoAssimos, RichardMontenegro, CristianeFlores, Renata TrepteDenardin, NatássiaAlberti, Gabriela Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-18T16:43:46Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2016-05-18T16:43:46RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
spellingShingle |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação Ferla, Alcindo Antônio Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das |
title_short |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_full |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_fullStr |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_full_unstemmed |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_sort |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
author |
Ferla, Alcindo Antônio |
author_facet |
Ferla, Alcindo Antônio Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
author_role |
author |
author2 |
Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferla, Alcindo Antônio Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das |
topic |
Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das |
description |
As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510 10.3395/reciis.v7i4.510 |
url |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510 |
identifier_str_mv |
10.3395/reciis.v7i4.510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde 1981-6278 reponame:RECIIS (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
RECIIS (Online) |
collection |
RECIIS (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
reciis@icict.fiocruz.br |
_version_ |
1798942461674913792 |