Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487 |
Resumo: | A marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade. |
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Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiroPropriedade Intelectual de Produtos e Processos FarmacêuticosIndústria FarmacêuticaA marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/48710.3395/reciis.v8i1.487Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 8 No. 1 (2014)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 8 Núm. 1 (2014)Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 8 No 1 (2014)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 8 n. 1 (2014)1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487/1137Peralta, Patrícia PereiraSilva, Elizabeth Ferreira daFierro, Iolanda MargheritaTeruya, Dirceu Yoshikazuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-21T16:59:21Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/487Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2015-03-21T16:59:21RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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