Artificial intelligence and its application in serious games for health
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/438 |
Resumo: | Os serious games são aplicativos que oferecem meios de vincular recursos atrativos ao processo de ensino-aprendizagem. Na saúde, esses tipos de jogos geralmente precisam monitorar ações do usuário para atualizar o ambiente, controlar personagens, avaliar o desempenho do jogador e realizar classificação. Nestes casos, é interessante que uma análise seja feita a partir de um módulo de inteligência artificial (IA) capaz de auxiliar nos processos decisórios. Essa inteligência pode atuar em níveis distintos, como movimentação, tomada de decisão e estratégia. Nos processos decisórios, funciona como um canal comunicativo entre aplicação e decisões do usuário, analisando as decisões e reagindo automaticamente a elas. Aos poucos, a inteligência artificial ganha relevância nos jogos como aliada na construção do conhecimento, necessitando ser melhor investigada cientificamente. Assim, este artigo objetiva apresentar uma revisão das técnicas e métodos de IA que costumam ser utilizadas em serious games para saúde, discutindo sua importância e apontando potencialidades do seu uso.INFORMAÇÕES DO ARTIGOSubmetido: 13.set.2013 Aceito: 13.out.2014 Publicado: 19.dez.2014Conflito de interesses: não há.Fontes de financiamento: não houve.Contribuição autoral: Todos os autores contribuíram igualmente na concepção deste trabalho, assim como na definição do desenho do estudo, redação, discussão e revisão do texto final. |
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Artificial intelligence and its application in serious games for healthLa inteligencia artificial y su aplicación en serious games para la saludInteligência Artificial e sua Aplicação em Serious Games para SaúdeVideogamesArtificial intelligenceEducational technologyTeaching materialsMedical informaticsMedical informatics applicationsVideojuegoInteligencia artificialTecnología educacionalMateriales de enzeñanzaInformática médicaAplicaciones de informática médicaJogos de vídeoInteligência artificialTecnologia educacionalMateriais de ensinoInformática em saúdeAplicação de informática médica.Os serious games são aplicativos que oferecem meios de vincular recursos atrativos ao processo de ensino-aprendizagem. Na saúde, esses tipos de jogos geralmente precisam monitorar ações do usuário para atualizar o ambiente, controlar personagens, avaliar o desempenho do jogador e realizar classificação. Nestes casos, é interessante que uma análise seja feita a partir de um módulo de inteligência artificial (IA) capaz de auxiliar nos processos decisórios. Essa inteligência pode atuar em níveis distintos, como movimentação, tomada de decisão e estratégia. Nos processos decisórios, funciona como um canal comunicativo entre aplicação e decisões do usuário, analisando as decisões e reagindo automaticamente a elas. Aos poucos, a inteligência artificial ganha relevância nos jogos como aliada na construção do conhecimento, necessitando ser melhor investigada cientificamente. Assim, este artigo objetiva apresentar uma revisão das técnicas e métodos de IA que costumam ser utilizadas em serious games para saúde, discutindo sua importância e apontando potencialidades do seu uso.INFORMAÇÕES DO ARTIGOSubmetido: 13.set.2013 Aceito: 13.out.2014 Publicado: 19.dez.2014Conflito de interesses: não há.Fontes de financiamento: não houve.Contribuição autoral: Todos os autores contribuíram igualmente na concepção deste trabalho, assim como na definição do desenho do estudo, redação, discussão e revisão do texto final.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/43810.3395/reciis.v8i4.438Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 8 No. 4 (2014)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 8 Núm. 4 (2014)Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 8 No 4 (2014)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 8 n. 4 (2014)1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/438/1085Costa, Thaíse Kelly de LimaMachado, Liliane dos Santosde Morais, Ronei Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:36:19Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/438Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2015-11-04T12:36:19RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 8 No. 4 (2014) Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 8 Núm. 4 (2014) Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 8 No 4 (2014) Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 8 n. 4 (2014) 1981-6278 reponame:RECIIS (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
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