Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Maria Adiléa F.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Catrib,Ana Maria F., Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História. Ciências. Saúde-Manguinhos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005
Resumo: Este trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua.
id FIOCRUZ-7_3e9b5b80ec2a70d1426bb746fe334bc8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-59702004000200005
network_acronym_str FIOCRUZ-7
network_name_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository_id_str
spelling Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vidametodologia da compreensão existencialeducadorescola inclusivaEste trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.11 n.2 2004reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702004000200005info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria Adiléa F.Catrib,Ana Maria F.Vieira,Luiza Jane Eyre de Souzapor2004-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702004000200005Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2004-10-20T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
title Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
spellingShingle Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
Lima,Maria Adiléa F.
metodologia da compreensão existencial
educador
escola inclusiva
title_short Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
title_full Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
title_fullStr Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
title_full_unstemmed Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
title_sort Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
author Lima,Maria Adiléa F.
author_facet Lima,Maria Adiléa F.
Catrib,Ana Maria F.
Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza
author_role author
author2 Catrib,Ana Maria F.
Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Maria Adiléa F.
Catrib,Ana Maria F.
Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia da compreensão existencial
educador
escola inclusiva
topic metodologia da compreensão existencial
educador
escola inclusiva
description Este trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-59702004000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.11 n.2 2004
reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
collection História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository.name.fl_str_mv História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv ||hscience@coc.fiocruz.br
_version_ 1754115675388903424