Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005 |
Resumo: | Este trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua. |
id |
FIOCRUZ-7_3e9b5b80ec2a70d1426bb746fe334bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-59702004000200005 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-7 |
network_name_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vidametodologia da compreensão existencialeducadorescola inclusivaEste trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.11 n.2 2004reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702004000200005info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria Adiléa F.Catrib,Ana Maria F.Vieira,Luiza Jane Eyre de Souzapor2004-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702004000200005Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2004-10-20T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
title |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
spellingShingle |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida Lima,Maria Adiléa F. metodologia da compreensão existencial educador escola inclusiva |
title_short |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
title_full |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
title_fullStr |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
title_full_unstemmed |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
title_sort |
Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida |
author |
Lima,Maria Adiléa F. |
author_facet |
Lima,Maria Adiléa F. Catrib,Ana Maria F. Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Catrib,Ana Maria F. Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Maria Adiléa F. Catrib,Ana Maria F. Vieira,Luiza Jane Eyre de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia da compreensão existencial educador escola inclusiva |
topic |
metodologia da compreensão existencial educador escola inclusiva |
description |
Este trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-59702004000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.11 n.2 2004 reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
collection |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository.name.fl_str_mv |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hscience@coc.fiocruz.br |
_version_ |
1754115675388903424 |