Compreensão existencial como promoção da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Adiléa Farias
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69692
Resumo: A escola constitui o locus de permanentes construções e reconstruções cognitivas e sócio-afetivas em que educandos e educadores, em seus diferentes tempos existenciais, convivem no mesmo fluxo do processo de humanização. O propósito desse estudo descritivo é investigar de que modo os fundamentos teórico-práticos da Metodologia da Compreensão Existencial contribuem para a formação profissional de educadores que vivenciam a experiência pedagógica de educação inclusiva. A pesquisa se realizou por meio de um estudo de caso na abordagem etnográfica, numa escola de Ensino Fundamental da cidade de Fortaleza, que realiza há trinta e três anos um trabalho pedagógico voltado para a inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais no sistema comum de ensino. Foram informantes da investigação sete educadores com mais de cinco anos de trabalho na referida instituição. Para coletas de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante. A análise dos dados coletados se apoiou nos pressupostos metodológicos para análise das relações indicada por Minayo, que conduz o processo de elaboração de categorias temáticas. Os conteúdos destas categorias se constituíram nas bases para a conclusão do estudo que apresentou a consistente contribuição da Metodologia da Compreensão Existencial para a formação de educadores na abordagem de educação inclusiva.
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