Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troccoli, Irene Raguenet
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Cruz, Marcos Nahmias, Altaf, Joyce Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/250
Resumo: Por meio da aplicação de três questionários da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o presente artigo, de abordagem quantitativa e exploratório quanto aos fins, traz o mapeamento do perfil de consumo do público homossexual (ou gay) masculino morador da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os aspectos visados foram as aquisições fora do domicílio, a ocupação e o rendimento individual mensal, e as condições de vida familiar. A pesquisa primária ocorreu no período 2013/14, junto a amostra de 54 homens com renda média mensal entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Dentre outros achados, verificou-se que esse consumidor não costuma morar sozinho, prefere os restaurantes de refeições a peso, procura boates, danceterias e discotecas quando quer se divertir, e tem nos óculos escuros um objeto de desejo. Como resultado prático, espera-se que esse maior conhecimento possa ser vetor de impulso aos segmentos produtivos que já atendem ou que pretendam atingir estes consumidores.
id FIPEN-1_10e1488d44386a3d4d8be5d0a63f26e9
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/250
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POFA profile of the Carioca Male Gay based on POFHomosexual consumers. Consumption. POF. Rio de Janeiro.consumidor homossexualconsumoPOFRio de JaneiroPor meio da aplicação de três questionários da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o presente artigo, de abordagem quantitativa e exploratório quanto aos fins, traz o mapeamento do perfil de consumo do público homossexual (ou gay) masculino morador da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os aspectos visados foram as aquisições fora do domicílio, a ocupação e o rendimento individual mensal, e as condições de vida familiar. A pesquisa primária ocorreu no período 2013/14, junto a amostra de 54 homens com renda média mensal entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Dentre outros achados, verificou-se que esse consumidor não costuma morar sozinho, prefere os restaurantes de refeições a peso, procura boates, danceterias e discotecas quando quer se divertir, e tem nos óculos escuros um objeto de desejo. Como resultado prático, espera-se que esse maior conhecimento possa ser vetor de impulso aos segmentos produtivos que já atendem ou que pretendam atingir estes consumidores.This quantitative and exploratory article uses three POF survey questionnaires to map the consumption profile of 54 male homosexuals living in 2013/14 in the southern part of Rio de Janeiro whose monthly income varied between R$ 2,000 and R$ 4,000. The targeted aspects were acquisitions outside the home, occupation and monthly personal income, and family life characteristics. It was found that this consumer does not usually live alone, prefers restaurants that sell by weight, likes to have fun in night-clubs and discotheques, and is a sunglass avid consumer. The results brought by this research may reinforce productive segments that aim at reaching these consumers.Fernando de Almeida Santos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/25010.21710/rch.v15i0.250Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 319-347Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 319-347Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 319-3472175-055610.21710/rch.v15i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/250/pdfCopyright (c) 2016 Irene Raguenet Troccoli, Marcos Nahmias da Cruz, Joyce Gonçalves Altafhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTroccoli, Irene Raguenetda Cruz, Marcos NahmiasAltaf, Joyce Gonçalves2023-01-25T03:40:30Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/250Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:30Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
A profile of the Carioca Male Gay based on POF
title Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
spellingShingle Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
Troccoli, Irene Raguenet
Homosexual consumers. Consumption. POF. Rio de Janeiro.
consumidor homossexual
consumo
POF
Rio de Janeiro
title_short Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
title_full Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
title_fullStr Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
title_full_unstemmed Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
title_sort Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
author Troccoli, Irene Raguenet
author_facet Troccoli, Irene Raguenet
da Cruz, Marcos Nahmias
Altaf, Joyce Gonçalves
author_role author
author2 da Cruz, Marcos Nahmias
Altaf, Joyce Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troccoli, Irene Raguenet
da Cruz, Marcos Nahmias
Altaf, Joyce Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Homosexual consumers. Consumption. POF. Rio de Janeiro.
consumidor homossexual
consumo
POF
Rio de Janeiro
topic Homosexual consumers. Consumption. POF. Rio de Janeiro.
consumidor homossexual
consumo
POF
Rio de Janeiro
description Por meio da aplicação de três questionários da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o presente artigo, de abordagem quantitativa e exploratório quanto aos fins, traz o mapeamento do perfil de consumo do público homossexual (ou gay) masculino morador da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os aspectos visados foram as aquisições fora do domicílio, a ocupação e o rendimento individual mensal, e as condições de vida familiar. A pesquisa primária ocorreu no período 2013/14, junto a amostra de 54 homens com renda média mensal entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Dentre outros achados, verificou-se que esse consumidor não costuma morar sozinho, prefere os restaurantes de refeições a peso, procura boates, danceterias e discotecas quando quer se divertir, e tem nos óculos escuros um objeto de desejo. Como resultado prático, espera-se que esse maior conhecimento possa ser vetor de impulso aos segmentos produtivos que já atendem ou que pretendam atingir estes consumidores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/250
10.21710/rch.v15i0.250
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/250
identifier_str_mv 10.21710/rch.v15i0.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/250/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Irene Raguenet Troccoli, Marcos Nahmias da Cruz, Joyce Gonçalves Altaf
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Irene Raguenet Troccoli, Marcos Nahmias da Cruz, Joyce Gonçalves Altaf
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 319-347
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 319-347
Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 319-347
2175-0556
10.21710/rch.v15i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178143162368