Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470 |
Resumo: | Se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial. |
id |
FIPEN-1_261206a74e5b5d71ded5bb4be96c6a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/470 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de RecifeLearning to learn – an analysis about learning styles of accounting students in a higher education institution of RecifeLearnLearning StylesKolb’s testaprenderestilos de aprendizagemteste de KolbSe existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial.If there are patterns of how to teach, there must be patterns of how to learn. Learning is to develop skills to deal with external reality and in this process, the human being is totally involved: his body, his intelligence, his affective world and his relational condition. In order to interact with external reality, it is necessary: the body, in order to get in touch with reality, intelligence, to think about this reality, the will and disposition for this interaction to happen, and that the organism is functioning in a way that favors this process (Bossa, 2009). Knowing the personal and unique way of learning can make the search for knowledge easier, more enjoyable and faster. The objective of this research is to identify the different learning styles, as well as to identify the predominant style among the academics of the accounting sciences course of a higher education institution in Recife. It also seeks to investigate how this learning process occurs, among the personal characteristics of each student and what shapes their style when they organize mental strategies to learn. It is worth mentioning that this article differs from other research because it aims to promote self-knowledge in the student, in their processes and methods of study, because learning is a process that happens in the student and of which the student is the essential agent.Fernando de Almeida Santos2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/47010.21710/rch.v26i0.470Revista Científica Hermes; v. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-982175-055610.21710/rch.v26i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470/pdfCopyright (c) 2020 Josinete Fernandes Macêdo, Wilton Bruno Santana de Luna, João Gabriel Nascimento de Araújo, Ayane Maria Gonçalves da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Josinete FernandesLuna, Wilton Bruno Santana deAraújo, João Gabriel Nascimento deSilva, Ayane Maria Gonçalves da2023-01-25T03:40:39Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/470Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:39Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife Learning to learn – an analysis about learning styles of accounting students in a higher education institution of Recife |
title |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife |
spellingShingle |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife Macêdo, Josinete Fernandes Learn Learning Styles Kolb’s test aprender estilos de aprendizagem teste de Kolb |
title_short |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife |
title_full |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife |
title_fullStr |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife |
title_sort |
Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife |
author |
Macêdo, Josinete Fernandes |
author_facet |
Macêdo, Josinete Fernandes Luna, Wilton Bruno Santana de Araújo, João Gabriel Nascimento de Silva, Ayane Maria Gonçalves da |
author_role |
author |
author2 |
Luna, Wilton Bruno Santana de Araújo, João Gabriel Nascimento de Silva, Ayane Maria Gonçalves da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Josinete Fernandes Luna, Wilton Bruno Santana de Araújo, João Gabriel Nascimento de Silva, Ayane Maria Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learn Learning Styles Kolb’s test aprender estilos de aprendizagem teste de Kolb |
topic |
Learn Learning Styles Kolb’s test aprender estilos de aprendizagem teste de Kolb |
description |
Se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470 10.21710/rch.v26i0.470 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v26i0.470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98 Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98 Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98 2175-0556 10.21710/rch.v26i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178643333120 |