Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Josinete Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luna, Wilton Bruno Santana de, Araújo, João Gabriel Nascimento de, Silva, Ayane Maria Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470
Resumo: Se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial.
id FIPEN-1_261206a74e5b5d71ded5bb4be96c6a68
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/470
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de RecifeLearning to learn – an analysis about learning styles of accounting students in a higher education institution of RecifeLearnLearning StylesKolb’s testaprenderestilos de aprendizagemteste de KolbSe existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial.If there are patterns of how to teach, there must be patterns of how to learn. Learning is to develop skills to deal with external reality and in this process, the human being is totally involved: his body, his intelligence, his affective world and his relational condition. In order to interact with external reality, it is necessary: the body, in order to get in touch with reality, intelligence, to think about this reality, the will and disposition for this interaction to happen, and that the organism is functioning in a way that favors this process (Bossa, 2009). Knowing the personal and unique way of learning can make the search for knowledge easier, more enjoyable and faster. The objective of this research is to identify the different learning styles, as well as to identify the predominant style among the academics of the accounting sciences course of a higher education institution in Recife. It also seeks to investigate how this learning process occurs, among the personal characteristics of each student and what shapes their style when they organize mental strategies to learn. It is worth mentioning that this article differs from other research because it aims to promote self-knowledge in the student, in their processes and methods of study, because learning is a process that happens in the student and of which the student is the essential agent.Fernando de Almeida Santos2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/47010.21710/rch.v26i0.470Revista Científica Hermes; v. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-982175-055610.21710/rch.v26i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470/pdfCopyright (c) 2020 Josinete Fernandes Macêdo, Wilton Bruno Santana de Luna, João Gabriel Nascimento de Araújo, Ayane Maria Gonçalves da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Josinete FernandesLuna, Wilton Bruno Santana deAraújo, João Gabriel Nascimento deSilva, Ayane Maria Gonçalves da2023-01-25T03:40:39Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/470Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:39Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
Learning to learn – an analysis about learning styles of accounting students in a higher education institution of Recife
title Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
spellingShingle Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
Macêdo, Josinete Fernandes
Learn
Learning Styles
Kolb’s test
aprender
estilos de aprendizagem
teste de Kolb
title_short Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
title_full Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
title_fullStr Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
title_full_unstemmed Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
title_sort Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife
author Macêdo, Josinete Fernandes
author_facet Macêdo, Josinete Fernandes
Luna, Wilton Bruno Santana de
Araújo, João Gabriel Nascimento de
Silva, Ayane Maria Gonçalves da
author_role author
author2 Luna, Wilton Bruno Santana de
Araújo, João Gabriel Nascimento de
Silva, Ayane Maria Gonçalves da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Josinete Fernandes
Luna, Wilton Bruno Santana de
Araújo, João Gabriel Nascimento de
Silva, Ayane Maria Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Learn
Learning Styles
Kolb’s test
aprender
estilos de aprendizagem
teste de Kolb
topic Learn
Learning Styles
Kolb’s test
aprender
estilos de aprendizagem
teste de Kolb
description Se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470
10.21710/rch.v26i0.470
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470
identifier_str_mv 10.21710/rch.v26i0.470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/470/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98
Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 77-98
2175-0556
10.21710/rch.v26i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178643333120