Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem. |
id |
UNEB-8_925e54f242e36bf39d7e4348fac10757 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5478 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEBLearning styles and teaching methods in the Accounting course at UNEB Campus VIIProcesso de ensinoEstilos de aprendizagemTeste de KolbTeste de KolbEste trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.The main aim of this study was to compare the different learning styles of the students with the different teaching methods of the lecturers on the Undergraduate Accountancy Course at UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. A total of 113 students and 6 teachers took part in the study. A questionnaire (Kolb test) was used to define learning styles and teaching styles. The teaching methods were identified using a questionnaire adapted from other studies in the area. The main results were a predominance of the assimilationist style in students and teachers, and teaching methods such as oral presentation of the content, classroom Discussions, blackboard and data show, preparation of texts and videos and films. The data showed compatibility between the students' learning styles and the teachers' teaching methods. The methods identified meet the needs of all four styles, but it was found that only two teachers are able to meet all four, and as students' learning styles differ from one another, depending on the individual's behavior during the teaching-learning process, it is necessary for all teachers to use methods that meet all four learning styles.Universidade do Estado da BahiaLetti, Ariel GustavoBomfim, Tânia Ferreira dos SantosRibeiro, HelenildeBatista , Tatiane Cruz2024-06-05T12:50:49Z2024-06-05T12:50:49Z2013-12-04info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBATISTA, Tatiane Cruz,. Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB. 2013. 74fls. Orientador: Ariel Gustavo Letti. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2013https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5478Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB Learning styles and teaching methods in the Accounting course at UNEB Campus VII |
title |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB Batista , Tatiane Cruz Processo de ensino Estilos de aprendizagem Teste de Kolb Teste de Kolb |
title_short |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB |
title_full |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB |
title_sort |
Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB |
author |
Batista , Tatiane Cruz |
author_facet |
Batista , Tatiane Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Letti, Ariel Gustavo Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos Ribeiro, Helenilde |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista , Tatiane Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino Estilos de aprendizagem Teste de Kolb Teste de Kolb |
topic |
Processo de ensino Estilos de aprendizagem Teste de Kolb Teste de Kolb |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-04 2024-06-05T12:50:49Z 2024-06-05T12:50:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Tatiane Cruz,. Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB. 2013. 74fls. Orientador: Ariel Gustavo Letti. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2013 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Tatiane Cruz,. Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB. 2013. 74fls. Orientador: Ariel Gustavo Letti. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2013 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149239091200 |