Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista , Tatiane Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.
id UNEB-8_925e54f242e36bf39d7e4348fac10757
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5478
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEBLearning styles and teaching methods in the Accounting course at UNEB Campus VIIProcesso de ensinoEstilos de aprendizagemTeste de KolbTeste de KolbEste trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.The main aim of this study was to compare the different learning styles of the students with the different teaching methods of the lecturers on the Undergraduate Accountancy Course at UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. A total of 113 students and 6 teachers took part in the study. A questionnaire (Kolb test) was used to define learning styles and teaching styles. The teaching methods were identified using a questionnaire adapted from other studies in the area. The main results were a predominance of the assimilationist style in students and teachers, and teaching methods such as oral presentation of the content, classroom Discussions, blackboard and data show, preparation of texts and videos and films. The data showed compatibility between the students' learning styles and the teachers' teaching methods. The methods identified meet the needs of all four styles, but it was found that only two teachers are able to meet all four, and as students' learning styles differ from one another, depending on the individual's behavior during the teaching-learning process, it is necessary for all teachers to use methods that meet all four learning styles.Universidade do Estado da BahiaLetti, Ariel GustavoBomfim, Tânia Ferreira dos SantosRibeiro, HelenildeBatista , Tatiane Cruz2024-06-05T12:50:49Z2024-06-05T12:50:49Z2013-12-04info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBATISTA, Tatiane Cruz,. Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB. 2013. 74fls. Orientador: Ariel Gustavo Letti. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2013https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5478Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
Learning styles and teaching methods in the Accounting course at UNEB Campus VII
title Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
spellingShingle Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
Batista , Tatiane Cruz
Processo de ensino
Estilos de aprendizagem
Teste de Kolb
Teste de Kolb
title_short Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
title_full Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
title_fullStr Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
title_sort Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB
author Batista , Tatiane Cruz
author_facet Batista , Tatiane Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Letti, Ariel Gustavo
Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos
Ribeiro, Helenilde
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista , Tatiane Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino
Estilos de aprendizagem
Teste de Kolb
Teste de Kolb
topic Processo de ensino
Estilos de aprendizagem
Teste de Kolb
Teste de Kolb
description Este trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-04
2024-06-05T12:50:49Z
2024-06-05T12:50:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Tatiane Cruz,. Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB. 2013. 74fls. Orientador: Ariel Gustavo Letti. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2013
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478
identifier_str_mv BATISTA, Tatiane Cruz,. Estilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB. 2013. 74fls. Orientador: Ariel Gustavo Letti. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2013
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149239091200