A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento

Bibliographic Details
Main Author: Di Bartolomeo, Ricardo
Publication Date: 2015
Other Authors: Stahl, Fernando Henrique, Elias, Denise Cristina
Format: Article
Language: por
Source: Revista Científica Hermes
Download full: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211
Summary: O objetivo da presente pesquisa foi investigar como a gamificação pode auxiliar a gerar soluções para a área de Treinamento e Desenvolvimento, identificando os conceitos dessa estratégia, como e porque aplicar em programas de treinamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica, buscando informações já existentes sobre gamificação e treinamento e desenvolvimento. Considera-se a pesquisa caracterizada como de natureza exploratória, e com o objetivo de aprimorar as ideias sobre os modelos de treinamento. Os resultados foram analisados com base na comparação entre a aprendizagem em modelos de treinamentos tradicionais e de treinamentos em sistemas gamificados. Concluiu-se que os sistemas gamificados apresentam melhores resultados do que os sistemas tradicionais.
id FIPEN-1_5a97c3691057495261c2d6455d76eae4
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/211
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimentoGamification as an estrategy for rraining and developmentTraining & Development. Gamification. Strategy. Human Resources.treinamento & desenvolvimentofamificaçãoestratégiarecursos humanosO objetivo da presente pesquisa foi investigar como a gamificação pode auxiliar a gerar soluções para a área de Treinamento e Desenvolvimento, identificando os conceitos dessa estratégia, como e porque aplicar em programas de treinamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica, buscando informações já existentes sobre gamificação e treinamento e desenvolvimento. Considera-se a pesquisa caracterizada como de natureza exploratória, e com o objetivo de aprimorar as ideias sobre os modelos de treinamento. Os resultados foram analisados com base na comparação entre a aprendizagem em modelos de treinamentos tradicionais e de treinamentos em sistemas gamificados. Concluiu-se que os sistemas gamificados apresentam melhores resultados do que os sistemas tradicionais.The aim of this research was investigate how gamification can help to generate solutions for Training and Development area, identifying its concepts, how and why apply it in training programs. The research instrument used was the literature review on exiting information about gamification, training and development. The research has an exploratory nature, with the aim of improving the ideas on the training models. The results compared the traditional models of training to training based upon the gamified systems. It concluded that gamified systems show better results than more traditional systems.Fernando de Almeida Santos2015-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/21110.21710/rch.v14i0.211Revista Científica Hermes; v. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90Revista Científica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-902175-055610.21710/rch.v14i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211/pdfCopyright (c) 2015 Ricardo Di Bartolomeo, Fernando Henrique Stahl, Denise Cristina Eliashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDi Bartolomeo, RicardoStahl, Fernando HenriqueElias, Denise Cristina2023-01-25T03:40:29Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/211Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:29Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
Gamification as an estrategy for rraining and development
title A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
spellingShingle A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
Di Bartolomeo, Ricardo
Training & Development. Gamification. Strategy. Human Resources.
treinamento & desenvolvimento
famificação
estratégia
recursos humanos
title_short A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
title_full A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
title_fullStr A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
title_full_unstemmed A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
title_sort A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
author Di Bartolomeo, Ricardo
author_facet Di Bartolomeo, Ricardo
Stahl, Fernando Henrique
Elias, Denise Cristina
author_role author
author2 Stahl, Fernando Henrique
Elias, Denise Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Bartolomeo, Ricardo
Stahl, Fernando Henrique
Elias, Denise Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Training & Development. Gamification. Strategy. Human Resources.
treinamento & desenvolvimento
famificação
estratégia
recursos humanos
topic Training & Development. Gamification. Strategy. Human Resources.
treinamento & desenvolvimento
famificação
estratégia
recursos humanos
description O objetivo da presente pesquisa foi investigar como a gamificação pode auxiliar a gerar soluções para a área de Treinamento e Desenvolvimento, identificando os conceitos dessa estratégia, como e porque aplicar em programas de treinamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica, buscando informações já existentes sobre gamificação e treinamento e desenvolvimento. Considera-se a pesquisa caracterizada como de natureza exploratória, e com o objetivo de aprimorar as ideias sobre os modelos de treinamento. Os resultados foram analisados com base na comparação entre a aprendizagem em modelos de treinamentos tradicionais e de treinamentos em sistemas gamificados. Concluiu-se que os sistemas gamificados apresentam melhores resultados do que os sistemas tradicionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211
10.21710/rch.v14i0.211
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211
identifier_str_mv 10.21710/rch.v14i0.211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ricardo Di Bartolomeo, Fernando Henrique Stahl, Denise Cristina Elias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ricardo Di Bartolomeo, Fernando Henrique Stahl, Denise Cristina Elias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90
Revista Científica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90
2175-0556
10.21710/rch.v14i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178111705088