A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Científica Hermes |
Download full: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211 |
Summary: | O objetivo da presente pesquisa foi investigar como a gamificação pode auxiliar a gerar soluções para a área de Treinamento e Desenvolvimento, identificando os conceitos dessa estratégia, como e porque aplicar em programas de treinamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica, buscando informações já existentes sobre gamificação e treinamento e desenvolvimento. Considera-se a pesquisa caracterizada como de natureza exploratória, e com o objetivo de aprimorar as ideias sobre os modelos de treinamento. Os resultados foram analisados com base na comparação entre a aprendizagem em modelos de treinamentos tradicionais e de treinamentos em sistemas gamificados. Concluiu-se que os sistemas gamificados apresentam melhores resultados do que os sistemas tradicionais. |
id |
FIPEN-1_5a97c3691057495261c2d6455d76eae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/211 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimentoGamification as an estrategy for rraining and developmentTraining & Development. Gamification. Strategy. Human Resources.treinamento & desenvolvimentofamificaçãoestratégiarecursos humanosO objetivo da presente pesquisa foi investigar como a gamificação pode auxiliar a gerar soluções para a área de Treinamento e Desenvolvimento, identificando os conceitos dessa estratégia, como e porque aplicar em programas de treinamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica, buscando informações já existentes sobre gamificação e treinamento e desenvolvimento. Considera-se a pesquisa caracterizada como de natureza exploratória, e com o objetivo de aprimorar as ideias sobre os modelos de treinamento. Os resultados foram analisados com base na comparação entre a aprendizagem em modelos de treinamentos tradicionais e de treinamentos em sistemas gamificados. Concluiu-se que os sistemas gamificados apresentam melhores resultados do que os sistemas tradicionais.The aim of this research was investigate how gamification can help to generate solutions for Training and Development area, identifying its concepts, how and why apply it in training programs. The research instrument used was the literature review on exiting information about gamification, training and development. The research has an exploratory nature, with the aim of improving the ideas on the training models. The results compared the traditional models of training to training based upon the gamified systems. It concluded that gamified systems show better results than more traditional systems.Fernando de Almeida Santos2015-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/21110.21710/rch.v14i0.211Revista Científica Hermes; v. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90Revista Científica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90Revista Científica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-902175-055610.21710/rch.v14i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211/pdfCopyright (c) 2015 Ricardo Di Bartolomeo, Fernando Henrique Stahl, Denise Cristina Eliashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDi Bartolomeo, RicardoStahl, Fernando HenriqueElias, Denise Cristina2023-01-25T03:40:29Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/211Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:29Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento Gamification as an estrategy for rraining and development |
title |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento |
spellingShingle |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento Di Bartolomeo, Ricardo Training & Development. Gamification. Strategy. Human Resources. treinamento & desenvolvimento famificação estratégia recursos humanos |
title_short |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento |
title_full |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento |
title_fullStr |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento |
title_sort |
A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento |
author |
Di Bartolomeo, Ricardo |
author_facet |
Di Bartolomeo, Ricardo Stahl, Fernando Henrique Elias, Denise Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Stahl, Fernando Henrique Elias, Denise Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Bartolomeo, Ricardo Stahl, Fernando Henrique Elias, Denise Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Training & Development. Gamification. Strategy. Human Resources. treinamento & desenvolvimento famificação estratégia recursos humanos |
topic |
Training & Development. Gamification. Strategy. Human Resources. treinamento & desenvolvimento famificação estratégia recursos humanos |
description |
O objetivo da presente pesquisa foi investigar como a gamificação pode auxiliar a gerar soluções para a área de Treinamento e Desenvolvimento, identificando os conceitos dessa estratégia, como e porque aplicar em programas de treinamento. O instrumento de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica, buscando informações já existentes sobre gamificação e treinamento e desenvolvimento. Considera-se a pesquisa caracterizada como de natureza exploratória, e com o objetivo de aprimorar as ideias sobre os modelos de treinamento. Os resultados foram analisados com base na comparação entre a aprendizagem em modelos de treinamentos tradicionais e de treinamentos em sistemas gamificados. Concluiu-se que os sistemas gamificados apresentam melhores resultados do que os sistemas tradicionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211 10.21710/rch.v14i0.211 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v14i0.211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/211/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ricardo Di Bartolomeo, Fernando Henrique Stahl, Denise Cristina Elias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ricardo Di Bartolomeo, Fernando Henrique Stahl, Denise Cristina Elias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90 Revista Científica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90 Revista Científica Hermes ; Vol. 14 (2015): julho a dezembro; 71-90 2175-0556 10.21710/rch.v14i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178111705088 |