Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande/PB
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/564 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos das mudanças ambientais nas estratégias competitivas das empresas do setor supermercadista de Campina Grande/PB no período de 2013 a 2017. Usando como base teórica a dinâmica competitiva, focando nos tipos de ações competitivas e formas de competir no mercado de acordo com Usero e Fernández (2003), Silva e Freitas (2006) e Ferrier e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se qualitativa e utilizou-se de três casos para estudo, sendo os dados primários obtidos a partir de entrevistas junto aos respectivos gerentes, e os secundários na literatura e estudos setoriais. Os resultados encontrados mostraram que das 10 mudanças ambientais ocorridas no setor em nível nacional, 7 se apresentaram no setor local com alta intensidade e 3 com baixa intensidade. Essas mudanças impactaram nas estratégias competitivas das empresas estudadas, levando-as a adotarem diversas ações de inovação e táticas. Das 10 ações de inovação consideradas, 8 foram usadas com maior intensidade. Em relação às 7 ações táticas, foram utilizadas 4 com maior intensidade. Quanto à forma de competir, constatou-se que tais empresas apresentaram agressividade e complexidade competitiva, porém não apresentaram heterogeneidade e imprevisibilidade, mantendo a mesma forma de competir já identificada no período de 2003 a 2005 por Silva e Freitas (2006). |
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Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande/PBEnvironmental changes and competitive actions: a study in the supermarketing sector of Campina Grande/PBsupermarket of sectorcompetitive strategycompetitive actionssetor supermercadistaestratégia competitivaações competitivasEste trabalho teve como objetivo analisar os impactos das mudanças ambientais nas estratégias competitivas das empresas do setor supermercadista de Campina Grande/PB no período de 2013 a 2017. Usando como base teórica a dinâmica competitiva, focando nos tipos de ações competitivas e formas de competir no mercado de acordo com Usero e Fernández (2003), Silva e Freitas (2006) e Ferrier e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se qualitativa e utilizou-se de três casos para estudo, sendo os dados primários obtidos a partir de entrevistas junto aos respectivos gerentes, e os secundários na literatura e estudos setoriais. Os resultados encontrados mostraram que das 10 mudanças ambientais ocorridas no setor em nível nacional, 7 se apresentaram no setor local com alta intensidade e 3 com baixa intensidade. Essas mudanças impactaram nas estratégias competitivas das empresas estudadas, levando-as a adotarem diversas ações de inovação e táticas. Das 10 ações de inovação consideradas, 8 foram usadas com maior intensidade. Em relação às 7 ações táticas, foram utilizadas 4 com maior intensidade. Quanto à forma de competir, constatou-se que tais empresas apresentaram agressividade e complexidade competitiva, porém não apresentaram heterogeneidade e imprevisibilidade, mantendo a mesma forma de competir já identificada no período de 2003 a 2005 por Silva e Freitas (2006).This work aimed to analyze the impacts of environmental changes on the competitive strategies of companies in the supermarket sector of Campina Grande/PB from 2013 to 2017. Using the theoretical basis of the competitive dynamics, focusing on the types of competitive actions and ways of competing in the market according to Usero & Fernández (2003), Silva & Freitas (2006) and Ferrier & Lee (2002). The research was characterized as qualitative and three cases were used for study, being the primary data obtained from interviews with the respective managers and the secondary ones in the literature and sectoral studies. The results showed that of the 10 environmental changes occurred in the sector at the national level 7 presented in the local sector with high intensity and 3 with low intensity. These changes impacted on the competitive strategies of the companies studied, leading them to adopt various innovation actions and tactics. Of the 10 innovation actions considered, 8 were used with greater intensity. In relation to the 7 tactical actions, 4 were used with greater intensity. As for the way of competing, it was verified that these companies presented aggressiveness and competitive complexity, but did not present heterogeneity and unpredictability, maintaining the same form of competition already identified in the period from 2003 to 2005 by Silva & Freitas (2006).Fernando de Almeida Santos2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/56410.21710/rch.v28i0.564Revista Científica Hermes; v. 28 (2020): setembro a dezembro ; 447-469Revista Científica Hermes ; Vol. 28 (2020): setembro a dezembro ; 447-469Revista Científica Hermes ; Vol. 28 (2020): setembro a dezembro ; 447-4692175-055610.21710/rch.v28i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/564/pdfCopyright (c) 2020 Morgana Maria Alves Sobral, Lucia Santana Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Sobral, Morgana MariaFreitas, Lucia Santana2023-01-25T03:40:43Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/564Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:43Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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