Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Adriana Benedita Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Setimo Ferreira, Glauco D'anderson, Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos, Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240
Resumo: Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).
id FIPEN-1_70c02ac29545959bfde090fe6cf91e64
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/240
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolasThe role of Ict in acting Supervisor and Manager in schoolsTeaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication.supervisor de ensinogestorferramentas administrativasdisfunçõestecnologia da informação e comunicaçãoEsta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).This research investigated the role of the Education Advisor and School Management in the Metropolitan Region of Paraiba Valley in order to identifymalfunctions in administrative and pedagogical processes that prevent the effective student learning. In this case study were conducted diagnostic surveys school processes, relying on administrative tools and information and communication technologies. They were proposed and implemented with the researched tools that enable greater efficiency in the performance of these professionals in the management of schools with the development of a strategic planning and Improvement Project execution using information and communication technologies (ICT). The methodology was based on a qualitative approach and involved the literature. The scenarios of the research were two schools under the jurisdiction of Taubate Educational Board and the subjects surveyed were supervisors, principals, teachers, coordinators and staff of these schools. administrative and technological tools were used: Current Reality Tree, the Improvement and Project Worksheet Matrices (SPM).Fernando de Almeida Santos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/24010.21710/rch.v15i0.240Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-2842175-055610.21710/rch.v15i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240/pdfCopyright (c) 2016 Adriana Benedita Soares de Lima, Glauco D'anderson Setimo Ferreira, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Helimara Vinhas Siqueira Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Adriana Benedita SoaresSetimo Ferreira, Glauco D'andersonDiniz de Castro, Maria Aparecida CamposSiqueira Pinto, Helimara Vinhas2023-01-25T03:40:30Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/240Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:30Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
The role of Ict in acting Supervisor and Manager in schools
title Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
spellingShingle Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
de Lima, Adriana Benedita Soares
Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication.
supervisor de ensino
gestor
ferramentas administrativas
disfunções
tecnologia da informação e comunicação
title_short Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
title_full Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
title_fullStr Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
title_full_unstemmed Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
title_sort Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
author de Lima, Adriana Benedita Soares
author_facet de Lima, Adriana Benedita Soares
Setimo Ferreira, Glauco D'anderson
Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos
Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
author_role author
author2 Setimo Ferreira, Glauco D'anderson
Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos
Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Adriana Benedita Soares
Setimo Ferreira, Glauco D'anderson
Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos
Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication.
supervisor de ensino
gestor
ferramentas administrativas
disfunções
tecnologia da informação e comunicação
topic Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication.
supervisor de ensino
gestor
ferramentas administrativas
disfunções
tecnologia da informação e comunicação
description Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240
10.21710/rch.v15i0.240
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240
identifier_str_mv 10.21710/rch.v15i0.240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284
Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284
2175-0556
10.21710/rch.v15i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178134773760