Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
DOI: | 10.21710/rch.v15i0.240 |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM). |
id |
FIPEN-1_70c02ac29545959bfde090fe6cf91e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/240 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
spelling |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolasThe role of Ict in acting Supervisor and Manager in schoolsTeaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication.supervisor de ensinogestorferramentas administrativasdisfunçõestecnologia da informação e comunicaçãoEsta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).This research investigated the role of the Education Advisor and School Management in the Metropolitan Region of Paraiba Valley in order to identifymalfunctions in administrative and pedagogical processes that prevent the effective student learning. In this case study were conducted diagnostic surveys school processes, relying on administrative tools and information and communication technologies. They were proposed and implemented with the researched tools that enable greater efficiency in the performance of these professionals in the management of schools with the development of a strategic planning and Improvement Project execution using information and communication technologies (ICT). The methodology was based on a qualitative approach and involved the literature. The scenarios of the research were two schools under the jurisdiction of Taubate Educational Board and the subjects surveyed were supervisors, principals, teachers, coordinators and staff of these schools. administrative and technological tools were used: Current Reality Tree, the Improvement and Project Worksheet Matrices (SPM).Fernando de Almeida Santos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/24010.21710/rch.v15i0.240Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-2842175-055610.21710/rch.v15i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240/pdfCopyright (c) 2016 Adriana Benedita Soares de Lima, Glauco D'anderson Setimo Ferreira, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Helimara Vinhas Siqueira Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Adriana Benedita SoaresSetimo Ferreira, Glauco D'andersonDiniz de Castro, Maria Aparecida CamposSiqueira Pinto, Helimara Vinhas2023-01-25T03:40:30Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/240Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:30Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas The role of Ict in acting Supervisor and Manager in schools |
title |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
spellingShingle |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas de Lima, Adriana Benedita Soares Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication. supervisor de ensino gestor ferramentas administrativas disfunções tecnologia da informação e comunicação de Lima, Adriana Benedita Soares Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication. supervisor de ensino gestor ferramentas administrativas disfunções tecnologia da informação e comunicação |
title_short |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
title_full |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
title_fullStr |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
title_full_unstemmed |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
title_sort |
Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
author |
de Lima, Adriana Benedita Soares |
author_facet |
de Lima, Adriana Benedita Soares de Lima, Adriana Benedita Soares Setimo Ferreira, Glauco D'anderson Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos Siqueira Pinto, Helimara Vinhas Setimo Ferreira, Glauco D'anderson Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos Siqueira Pinto, Helimara Vinhas |
author_role |
author |
author2 |
Setimo Ferreira, Glauco D'anderson Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos Siqueira Pinto, Helimara Vinhas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Adriana Benedita Soares Setimo Ferreira, Glauco D'anderson Diniz de Castro, Maria Aparecida Campos Siqueira Pinto, Helimara Vinhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication. supervisor de ensino gestor ferramentas administrativas disfunções tecnologia da informação e comunicação |
topic |
Teaching Supervisor. Manager. Administrative tools. Dysfunctions. Technology of Information and Communication. supervisor de ensino gestor ferramentas administrativas disfunções tecnologia da informação e comunicação |
description |
Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240 10.21710/rch.v15i0.240 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v15i0.240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/240/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284 Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284 Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 263-284 2175-0556 10.21710/rch.v15i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1822181069794836480 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21710/rch.v15i0.240 |