The role of ict in acting supervisor and manager in schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares de Lima, Adriana Benedita, Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson, Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105
Resumo: Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).
id UNITAU_934979ce75e65dd63ab6979dd558758b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3105
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Castro, Maria Aparecida Campos Diniz deSoares de Lima, Adriana BeneditaSetimo Ferreira, Glauco D'AndersonSiqueira Pinto, Helimara Vinhas2019-09-12T16:57:09Z2019-09-12T16:57:09Z2016152632842175-0556http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105WOS:000377536200013Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).This research investigated the role of the Education Advisor and School Management in the Metropolitan Region of Paraiba Valley in order to identify malfunctions in administrative and pedagogical processes that prevent the effective student learning. In this case study were conducted diagnostic surveys school processes, relying on administrative tools and information and communication technologies. They were proposed and implemented with the researched tools that enable greater efficiency in the performance of these professionals in the management of schools with the development of a strategic planning and Improvement Project execution using information and communication technologies (ICT). The methodology was based on a qualitative approach and involved the literature. The scenarios of the research were two schools under the jurisdiction of Taubate Educational Board and the subjects surveyed were supervisors, principals, teachers, coordinators and staff of these schools. administrative and technological tools were used: Current Reality Tree, the Improvement and Project Worksheet Matrices (SPM).Made available in DSpace on 2019-09-12T16:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016[Campos Diniz de Castro, Maria Aparecida] Unitau Universidade de Taubaté (Unitau), Programa Mestrado Desenvolvimento Humano, BR-12020130 Taubate, SP, Brazil[Soares de Lima, Adriana Benedita; Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson; Siqueira Pinto, Helimara Vinhas] Unitau Universidade de Taubaté (Unitau), Desenvolvimento Humano, BR-12020130 Taubate, SP, BrazilFac Inst Paulista Ensino-FipenBrasilRevista Cientifica HermesWeb of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUTeaching SupervisorManagerAdministrative ToolsDysfunctionsTechnology Of Information And CommunicationSocial Sciences, InterdisciplinarySocial Sciences - Other TopicsThe role of ict in acting supervisor and manager in schoolsPapel das tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor20.500.11874/31052020-09-18 10:45:59.236oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3105Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-18T13:45:59Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv The role of ict in acting supervisor and manager in schools
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Papel das tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
title The role of ict in acting supervisor and manager in schools
spellingShingle The role of ict in acting supervisor and manager in schools
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Teaching Supervisor
Manager
Administrative Tools
Dysfunctions
Technology Of Information And Communication
Social Sciences, Interdisciplinary
Social Sciences - Other Topics
title_short The role of ict in acting supervisor and manager in schools
title_full The role of ict in acting supervisor and manager in schools
title_fullStr The role of ict in acting supervisor and manager in schools
title_full_unstemmed The role of ict in acting supervisor and manager in schools
title_sort The role of ict in acting supervisor and manager in schools
author Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
author_facet Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Soares de Lima, Adriana Benedita
Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson
Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
author_role author
author2 Soares de Lima, Adriana Benedita
Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson
Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Soares de Lima, Adriana Benedita
Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson
Siqueira Pinto, Helimara Vinhas
dc.subject.other.en.fl_str_mv Teaching Supervisor
Manager
Administrative Tools
Dysfunctions
Technology Of Information And Communication
topic Teaching Supervisor
Manager
Administrative Tools
Dysfunctions
Technology Of Information And Communication
Social Sciences, Interdisciplinary
Social Sciences - Other Topics
dc.subject.wosarea.en.fl_str_mv Social Sciences, Interdisciplinary
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Social Sciences - Other Topics
description Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:57:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2175-0556
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000377536200013
identifier_str_mv 2175-0556
WOS:000377536200013
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Cientifica Hermes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fac Inst Paulista Ensino-Fipen
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fac Inst Paulista Ensino-Fipen
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Web of Science
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844390919929856