A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693 |
Resumo: | Com a digitalização do mercado de Crédito brasileiro, impulsionado pelo Open Banking e pelas resoluções n. 4.656 e n. 4.657/2018, o consumidor tem mais acesso a crédito em diversos canais de contratação além das agências físicas. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que impactam a decisão do consumidor por canais físicos ou digitais para a contratação de um empréstimo. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado questionário, que obteve 498 respondentes. A pesquisa aborda as taxas de juros, a percepção de segurança no ambiente bancário digital, a idade do cliente e a aceitação de inovação como fatores que influenciam a escolha. Observa-se que o relacionamento satisfatório com a instituição impacta a escolha de clientes de instituições tradicionais, porém não impacta para clientes de instituições não tradicionais. A contribuição deste estudo é trazer um enfoque do produto empréstimo para a discussão de aceitação do canal digital, bem como trazer uma aplicação à realidade brasileira sobre esse tema. |
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A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimoThe brazilian credit market digitalization:: Factors that impact the choice of loans contracting channelloansinnovationfinancial institutionsbanking productsempréstimosinovaçãoinstituições financeirasprodutos bancáriosCom a digitalização do mercado de Crédito brasileiro, impulsionado pelo Open Banking e pelas resoluções n. 4.656 e n. 4.657/2018, o consumidor tem mais acesso a crédito em diversos canais de contratação além das agências físicas. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que impactam a decisão do consumidor por canais físicos ou digitais para a contratação de um empréstimo. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado questionário, que obteve 498 respondentes. A pesquisa aborda as taxas de juros, a percepção de segurança no ambiente bancário digital, a idade do cliente e a aceitação de inovação como fatores que influenciam a escolha. Observa-se que o relacionamento satisfatório com a instituição impacta a escolha de clientes de instituições tradicionais, porém não impacta para clientes de instituições não tradicionais. A contribuição deste estudo é trazer um enfoque do produto empréstimo para a discussão de aceitação do canal digital, bem como trazer uma aplicação à realidade brasileira sobre esse tema.Due to the current digitalization of the Brazilian Credit market, boosted by the Open Banking and the Resolutions 4.656 and 4.657/2018, consumers have more access to Credit in various contracting channels, besides their bank branch only. This study aims to identify factors that impact on the consumer’s preference for physical or digital channels to take out a Loan. To achieve this goal, a questionnaire was developed and applied, obtaining 498 respondents. The survey addresses interest rates, perception of security in the digital banking environment, customer’s age and acceptance of innovation as factors that influence the decision. It is observed that the satisfactory relationship with the Institution impacts the choice of clients from Traditional Institutions, but not of clients from Non-Traditional ones. The contribution of this study is to bring an approach to the Loan product for the discussion of acceptance of the digital channel, as well as bringing an application to the Brazilian reality on this topic. Fernando de Almeida Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69310.21710/rch.v33i1.693Revista Científica Hermes; v. 33 (2023): abril a setembro; 4-24Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 4-24Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 4-242175-055610.21710/rch.v33i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693/551Copyright (c) 2023 Renata Mendonça de Fazio, José Odálio dos Santos, Elizabeth Borellihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFazio, Renata Mendonça deSantos, José Odálio dosBorelli, Elizabeth2024-01-26T06:15:48Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/693Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2024-01-26T06:15:48Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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Com a digitalização do mercado de Crédito brasileiro, impulsionado pelo Open Banking e pelas resoluções n. 4.656 e n. 4.657/2018, o consumidor tem mais acesso a crédito em diversos canais de contratação além das agências físicas. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que impactam a decisão do consumidor por canais físicos ou digitais para a contratação de um empréstimo. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado questionário, que obteve 498 respondentes. A pesquisa aborda as taxas de juros, a percepção de segurança no ambiente bancário digital, a idade do cliente e a aceitação de inovação como fatores que influenciam a escolha. Observa-se que o relacionamento satisfatório com a instituição impacta a escolha de clientes de instituições tradicionais, porém não impacta para clientes de instituições não tradicionais. A contribuição deste estudo é trazer um enfoque do produto empréstimo para a discussão de aceitação do canal digital, bem como trazer uma aplicação à realidade brasileira sobre esse tema. |
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