A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazio, Renata Mendonça de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, José Odálio dos, Borelli, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693
Resumo: Com a digitalização do mercado de Crédito brasileiro, impulsionado pelo Open Banking e pelas resoluções n. 4.656 e n. 4.657/2018, o consumidor tem mais acesso a crédito em diversos canais de contratação além das agências físicas. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que impactam a decisão do consumidor por canais físicos ou digitais para a contratação de um empréstimo. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado questionário, que obteve 498 respondentes. A pesquisa aborda as taxas de juros, a percepção de segurança no ambiente bancário digital, a idade do cliente e a aceitação de inovação como fatores que influenciam a escolha. Observa-se que o relacionamento satisfatório com a instituição impacta a escolha de clientes de instituições tradicionais, porém não impacta para clientes de instituições não tradicionais. A contribuição deste estudo é trazer um enfoque do produto empréstimo para a discussão de aceitação do canal digital, bem como trazer uma aplicação à realidade brasileira sobre esse tema.
id FIPEN-1_cc4faf2ff39c4aaaa714af451aef29e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/693
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimoThe brazilian credit market digitalization:: Factors that impact the choice of loans contracting channelloansinnovationfinancial institutionsbanking productsempréstimosinovaçãoinstituições financeirasprodutos bancáriosCom a digitalização do mercado de Crédito brasileiro, impulsionado pelo Open Banking e pelas resoluções n. 4.656 e n. 4.657/2018, o consumidor tem mais acesso a crédito em diversos canais de contratação além das agências físicas. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que impactam a decisão do consumidor por canais físicos ou digitais para a contratação de um empréstimo. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado questionário, que obteve 498 respondentes. A pesquisa aborda as taxas de juros, a percepção de segurança no ambiente bancário digital, a idade do cliente e a aceitação de inovação como fatores que influenciam a escolha. Observa-se que o relacionamento satisfatório com a instituição impacta a escolha de clientes de instituições tradicionais, porém não impacta para clientes de instituições não tradicionais. A contribuição deste estudo é trazer um enfoque do produto empréstimo para a discussão de aceitação do canal digital, bem como trazer uma aplicação à realidade brasileira sobre esse tema.Due to the current digitalization of the Brazilian Credit market, boosted by the Open Banking and the Resolutions 4.656 and 4.657/2018, consumers have more access to Credit in various contracting channels, besides their bank branch only. This study aims to identify factors that impact on the consumer’s preference for physical or digital channels to take out a Loan. To achieve this goal, a questionnaire was developed and applied, obtaining 498 respondents. The survey addresses interest rates, perception of security in the digital banking environment, customer’s age and acceptance of innovation as factors that influence the decision. It is observed that the satisfactory relationship with the Institution impacts the choice of clients from Traditional Institutions, but not of clients from Non-Traditional ones. The contribution of this study is to bring an approach to the Loan product for the discussion of acceptance of the digital channel, as well as bringing an application to the Brazilian reality on this topic.  Fernando de Almeida Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69310.21710/rch.v33i1.693Revista Científica Hermes; v. 33 (2023): abril a setembro; 4-24Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 4-24Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 4-242175-055610.21710/rch.v33i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693/551Copyright (c) 2023 Renata Mendonça de Fazio, José Odálio dos Santos, Elizabeth Borellihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFazio, Renata Mendonça deSantos, José Odálio dosBorelli, Elizabeth2024-01-26T06:15:48Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/693Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2024-01-26T06:15:48Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
The brazilian credit market digitalization:: Factors that impact the choice of loans contracting channel
title A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
spellingShingle A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
Fazio, Renata Mendonça de
loans
innovation
financial institutions
banking products
empréstimos
inovação
instituições financeiras
produtos bancários
title_short A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
title_full A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
title_fullStr A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
title_full_unstemmed A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
title_sort A digitalização do mercado de crédito brasileiro:: Fatores que impactam a escolha do canal de contratação de um empréstimo
author Fazio, Renata Mendonça de
author_facet Fazio, Renata Mendonça de
Santos, José Odálio dos
Borelli, Elizabeth
author_role author
author2 Santos, José Odálio dos
Borelli, Elizabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazio, Renata Mendonça de
Santos, José Odálio dos
Borelli, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv loans
innovation
financial institutions
banking products
empréstimos
inovação
instituições financeiras
produtos bancários
topic loans
innovation
financial institutions
banking products
empréstimos
inovação
instituições financeiras
produtos bancários
description Com a digitalização do mercado de Crédito brasileiro, impulsionado pelo Open Banking e pelas resoluções n. 4.656 e n. 4.657/2018, o consumidor tem mais acesso a crédito em diversos canais de contratação além das agências físicas. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que impactam a decisão do consumidor por canais físicos ou digitais para a contratação de um empréstimo. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado questionário, que obteve 498 respondentes. A pesquisa aborda as taxas de juros, a percepção de segurança no ambiente bancário digital, a idade do cliente e a aceitação de inovação como fatores que influenciam a escolha. Observa-se que o relacionamento satisfatório com a instituição impacta a escolha de clientes de instituições tradicionais, porém não impacta para clientes de instituições não tradicionais. A contribuição deste estudo é trazer um enfoque do produto empréstimo para a discussão de aceitação do canal digital, bem como trazer uma aplicação à realidade brasileira sobre esse tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693
10.21710/rch.v33i1.693
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693
identifier_str_mv 10.21710/rch.v33i1.693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/693/551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Renata Mendonça de Fazio, José Odálio dos Santos, Elizabeth Borelli
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Renata Mendonça de Fazio, José Odálio dos Santos, Elizabeth Borelli
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 33 (2023): abril a setembro; 4-24
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 4-24
Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 4-24
2175-0556
10.21710/rch.v33i1
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178948468736