A condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas Gerais: a situação dos designados
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro |
Texto Completo: | http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3754 |
Resumo: | O objetivo deste artigo éapresentaro resultado de umestudo de tipo estado do conhecimento sobre a condição docente dos professores designados da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG). Na REE-MG, o instituto do contrato temporário constituiu-se em uma figura distinta, a designação. Instituída em 1990, a designação é um elemento determinante da dimensão objetiva da condição docente nessa rede de ensino. Às incertezas inerentes à temporalidade do contrato, somam-se as constantes mudanças jurídicas e gerenciais a ele relacionadas e a dimensão do fenômeno, que já chegou a atingir 75,5% dos professores em sala de aula. O histórico, o dimensionamento, a explicação e a medida dos impactos da designação são os desafios que vêm sendo enfrentados pelos pesquisadores, conforme o que foi concluído nesse estudo.Reverter o quadro observado, de modo a promover a melhoria da condição docente na REE-MG, cabe à administração pública e se trata de algo ainda mais desafiante do que compreendê-lo. |
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2023-08-24T18:22:37Z2023-08-24T18:22:37Z2023AMORIM, M. A.; GOMES, A. L. A.; SALEJ, A. P. A condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas Gerais: a situação dos designados. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 28, p. 1-21, 2023. 2447-5246http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3754O objetivo deste artigo éapresentaro resultado de umestudo de tipo estado do conhecimento sobre a condição docente dos professores designados da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG). Na REE-MG, o instituto do contrato temporário constituiu-se em uma figura distinta, a designação. Instituída em 1990, a designação é um elemento determinante da dimensão objetiva da condição docente nessa rede de ensino. Às incertezas inerentes à temporalidade do contrato, somam-se as constantes mudanças jurídicas e gerenciais a ele relacionadas e a dimensão do fenômeno, que já chegou a atingir 75,5% dos professores em sala de aula. O histórico, o dimensionamento, a explicação e a medida dos impactos da designação são os desafios que vêm sendo enfrentados pelos pesquisadores, conforme o que foi concluído nesse estudo.Reverter o quadro observado, de modo a promover a melhoria da condição docente na REE-MG, cabe à administração pública e se trata de algo ainda mais desafiante do que compreendê-lo.The objective of this article is to present the result of a state-of-knowledge study about the teaching condition of assigned teachers from the Public Education Network of Minas Gerais (REE-MG). At REE-MG, the institute of the temporary contract was a distinct figure, the Assignment. Established in 1990, it is a determining element of the objective dimension of the teaching condition in this network. The uncertainties inherent to the temporality of the contract are added to the constant legal and managerial changes related to it and the phenomenon dimension, which has reached 75.5% of teachers in the classroom. The history, dimensioning, explanation, and measurement the designation impacts are challenges that have been faced by researchers, according to the conclusions of this study. Reversing the observed picture, in order to promote the improvement of the teaching condition at REE-MG, is up to the public administration and it is something even more challenging than understanding it.Governo e PolíticaFundação João PinheiroFundação João PinheiroFundação João PinheiroopenAcessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCondição docenteRede estadual de educação de Minas GeraisContrato temporárioDesignaçãoEstado do conhecimentoTeaching conditionPublic education network of Minas GeraisTemporary work contractAssignmentState of knowledgeA condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas Gerais: a situação dos designadosTeaching conditions of assinged teachers in Minas Gerais education networkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmorim, Marina AlvesAraújo, Ana Luiza Gomes deGomes, Ana Paula Salejporreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPTHUMBNAILA condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas Gerais.pdf.jpgA condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas Gerais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5870http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/51159dcd-0325-4c9a-ac6c-fada3e18ec64/downloadd7d7f52691a3702d79c060a3bc87fa03MD510CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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