Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Valéria da Veiga
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Menezes, Uiara Gonçalves, Allegretti, Gabriela, de Souza, Dércio Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656
Resumo: Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í Â Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í Â mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo. Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.
id FMU-2_7ea783edb81bd263fe6c247ccfd6b4d0
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/656
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internetVirtual and real sef: food consumption and self expression on the internetYo virtual y real: el consumo de alimentos y la libre expresión en internetConsumoAlimentos orgânicosValores pessoaisExpressão do self.ConsumptionOrganic foodPersonal valuesSelf-expression.ConsumoAlimentos orgánicosLos valores personalesLa libre expresión.Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í Â Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í Â mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo. Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.Stable beliefs affect the need for self-expression on the internet? When these beliefs are associated with different choices of consumption, such as preference for organic food, there is a relationship with the "self-expression"? This study aims intended to examine whether stable beliefs as personal values relate to consumer attitudes front to organic food and the motivation for self-expression on the internet. For both held an online survey with 155 respondents. Personal values were measured with the scale Portrait Values Questionnaire - PVQ (21 items) Schwartz, the motivation for self-expression was measured with the Consumption-focused self-expression word of mouth (CSWOM), and to consumer attitudes to food front Organic used the scale Hoppe, De Barcellos, Vieira and Matos (2012). Two research assumptions were created to guide the study: the more values associated with the Self-promotion greater the motivation to perform mouth to mouth on the internet and less positive attitude towards organic food; and the more values associated with transcendence and Openness to change, more positive attitude related to the consumption of organic food. The results indicate that there is a relationship between values and attitudes to consumption of organic food (ACO), as well as motivation for self-expression on the Internet; no correlation was found between CSWOM and ACO; there is a strong correlation between conservatism values and motivation for self-exposure; and there is a relationship between ACO and the group of transcendence values. Other findings were highlighted throughout the article. Keywords: Consumption; Organic food; Personal values; Self-expression.¿Creencias estables afectan a la necesidad de auto-expresión en Internet? ¿Cuándo estas creencias están asociadas con diferentes opciones de consumo, tales como la preferencia por los alimentos orgánicos, existe una relación con la "libre expresión"? Este estudio se pretende analizar si las creencias estables como valores personales se refieren a actitudes de los consumidores frente a los alimentos ecológicos y la motivación para la libre expresión en Internet. Por tanto, celebrada una encuesta en lí­nea con 155 encuestados. Los valores personales se midieron con el Retrato escala Valores Cuestionario - PVQ (21 artí­culos) Schwartz, la motivación para la auto-expresión se midió por la palabra libre expresión Consumo enfocadas a boca (CSWOM), y actitudes de los consumidores frente a los alimentos Orgánica utiliza la escala Hoppe, De Barcellos, Vieira y Matos (2012). Dos hipótesis de investigación se crearon para orientar el estudio: los más valores asociados a la Autopromoción mayor será la motivación para realizar la boca a boca en Internet y actitud menos positiva hacia los alimentos orgánicos; y cuantos más valores asociados con la trascendencia y la apertura al cambio, actitud positiva en relación con el consumo de alimentos ecológicos. Los resultados indican que existe una relación entre los valores y las actitudes de consumo de alimentos ecológicos (ACO), así­ como la motivación para la auto expresión en Internet; no se encontró correlación entre CSWOM y ACO; existe una fuerte correlación entre los valores conservadurismo y la motivación para la exposición auto; y hay una relación entre ACO y el grupo de valores de trascendencia. Otros hallazgos fueron destacados a lo largo del artí­culo. Palabras clave: Consumo, Alimentos orgánicos, Los valores personales, La libre expresión.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanalisar crençasanalizar si las creencias establesThis study aims intended to examine whetherapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 1 (2016): (Jan./Abr. 2016) Publicada em 25/abr/2016; 59-802318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656/pdfCopyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Valéria da Veigade Menezes, Uiara GonçalvesAllegretti, Gabrielade Souza, Dércio Bernardes2016-06-16T12:52:55Zoai:ojs.fmu.br:article/656Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-06-16T12:52:55Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
Yo virtual y real: el consumo de alimentos y la libre expresión en internet
title Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
spellingShingle Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
Dias, Valéria da Veiga
Consumo
Alimentos orgânicos
Valores pessoais
Expressão do self.
Consumption
Organic food
Personal values
Self-expression.
Consumo
Alimentos orgánicos
Los valores personales
La libre expresión.
title_short Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
title_full Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
title_fullStr Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
title_full_unstemmed Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
title_sort Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
author Dias, Valéria da Veiga
author_facet Dias, Valéria da Veiga
de Menezes, Uiara Gonçalves
Allegretti, Gabriela
de Souza, Dércio Bernardes
author_role author
author2 de Menezes, Uiara Gonçalves
Allegretti, Gabriela
de Souza, Dércio Bernardes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Valéria da Veiga
de Menezes, Uiara Gonçalves
Allegretti, Gabriela
de Souza, Dércio Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Alimentos orgânicos
Valores pessoais
Expressão do self.
Consumption
Organic food
Personal values
Self-expression.
Consumo
Alimentos orgánicos
Los valores personales
La libre expresión.
topic Consumo
Alimentos orgânicos
Valores pessoais
Expressão do self.
Consumption
Organic food
Personal values
Self-expression.
Consumo
Alimentos orgánicos
Los valores personales
La libre expresión.
description Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í Â Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í Â mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo. Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
analisar crenças
analizar si las creencias estables
This study aims intended to examine whether
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 1 (2016): (Jan./Abr. 2016) Publicada em 25/abr/2016; 59-80
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135550005248