Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656 |
Resumo: | Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í  Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í  mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo. Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self. |
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Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internetVirtual and real sef: food consumption and self expression on the internetYo virtual y real: el consumo de alimentos y la libre expresión en internetConsumoAlimentos orgânicosValores pessoaisExpressão do self.ConsumptionOrganic foodPersonal valuesSelf-expression.ConsumoAlimentos orgánicosLos valores personalesLa libre expresión.Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í  Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í  mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo. Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.Stable beliefs affect the need for self-expression on the internet? When these beliefs are associated with different choices of consumption, such as preference for organic food, there is a relationship with the "self-expression"? This study aims intended to examine whether stable beliefs as personal values relate to consumer attitudes front to organic food and the motivation for self-expression on the internet. For both held an online survey with 155 respondents. Personal values were measured with the scale Portrait Values Questionnaire - PVQ (21 items) Schwartz, the motivation for self-expression was measured with the Consumption-focused self-expression word of mouth (CSWOM), and to consumer attitudes to food front Organic used the scale Hoppe, De Barcellos, Vieira and Matos (2012). Two research assumptions were created to guide the study: the more values associated with the Self-promotion greater the motivation to perform mouth to mouth on the internet and less positive attitude towards organic food; and the more values associated with transcendence and Openness to change, more positive attitude related to the consumption of organic food. The results indicate that there is a relationship between values and attitudes to consumption of organic food (ACO), as well as motivation for self-expression on the Internet; no correlation was found between CSWOM and ACO; there is a strong correlation between conservatism values and motivation for self-exposure; and there is a relationship between ACO and the group of transcendence values. Other findings were highlighted throughout the article. Keywords: Consumption; Organic food; Personal values; Self-expression.¿Creencias estables afectan a la necesidad de auto-expresión en Internet? ¿Cuándo estas creencias están asociadas con diferentes opciones de consumo, tales como la preferencia por los alimentos orgánicos, existe una relación con la "libre expresión"? Este estudio se pretende analizar si las creencias estables como valores personales se refieren a actitudes de los consumidores frente a los alimentos ecológicos y la motivación para la libre expresión en Internet. Por tanto, celebrada una encuesta en línea con 155 encuestados. Los valores personales se midieron con el Retrato escala Valores Cuestionario - PVQ (21 artículos) Schwartz, la motivación para la auto-expresión se midió por la palabra libre expresión Consumo enfocadas a boca (CSWOM), y actitudes de los consumidores frente a los alimentos Orgánica utiliza la escala Hoppe, De Barcellos, Vieira y Matos (2012). Dos hipótesis de investigación se crearon para orientar el estudio: los más valores asociados a la Autopromoción mayor será la motivación para realizar la boca a boca en Internet y actitud menos positiva hacia los alimentos orgánicos; y cuantos más valores asociados con la trascendencia y la apertura al cambio, actitud positiva en relación con el consumo de alimentos ecológicos. Los resultados indican que existe una relación entre los valores y las actitudes de consumo de alimentos ecológicos (ACO), así como la motivación para la auto expresión en Internet; no se encontró correlación entre CSWOM y ACO; existe una fuerte correlación entre los valores conservadurismo y la motivación para la exposición auto; y hay una relación entre ACO y el grupo de valores de trascendencia. Otros hallazgos fueron destacados a lo largo del artículo. Palabras clave: Consumo, Alimentos orgánicos, Los valores personales, La libre expresión.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanalisar crençasanalizar si las creencias establesThis study aims intended to examine whetherapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 1 (2016): (Jan./Abr. 2016) Publicada em 25/abr/2016; 59-802318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656/pdfCopyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Valéria da Veigade Menezes, Uiara GonçalvesAllegretti, Gabrielade Souza, Dércio Bernardes2016-06-16T12:52:55Zoai:ojs.fmu.br:article/656Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-06-16T12:52:55Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
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