Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Celso Machado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Marco Antonio Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contí­nua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indiví­duo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização. 
id FMU-2_d4886de5b317f54429cee609012e3221
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/184
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learningPOSSIBILITIES AND LIMITS OF THE CYCLE OF CONTINUOUS IMPROVEMENT -PDCA AS AN ELEMENT OF LEARNINGPOSIBILIDADES Y LÍMITES DE LA CICLO DE MEJORA CONTINUA PDCA - COMO UN ELEMENTO DE APRENDIZAJEAprendizagem nas organizaçõesCiclo PDCAAprendizagem individual.Learning in organizationsCycle PDCAIndividual learning.Aprendizaje en las organizacionesCiclo PDCAEl aprendizaje individual.O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contí­nua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indiví­duo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização.  The aim of this study is to investigate the possibilities and limits of the use of continuous improvement cycle, PDCA, as a tool that contributes to the development of individual learning in the organization. It is a qualitative, descriptive end uses the case study as a method. It was observed that the practice proposed by PDCA, can be used in the process of knowledge creation in line with the authors in the field, constituting a form of knowledge management within the organization, enabling the creation of tacit knowledge and its explicit transformation were not observed limits for their use.El objetivo de este estudio es investigar las posibilidades y lí­mites del uso del ciclo de mejora continua, PDCA, como una herramienta que contribuye al desarrollo del aprendizaje individual en la organización. Se trata de un salto cualitativo, descriptivo y utiliza el estudio de casos como método. Se observó que la práctica propuesta por PDCA, se puede utilizar en el proceso de creación de conocimiento en consonancia con los autores en el campo, lo que constituye una forma de gestión del conocimiento dentro de la organización, lo que permite la creación de conocimiento tácito y su transformación explí­cita no se observaron lí­mites para su uso.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2013-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa, descritiva que utiliza o estudo de casoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 3 (2012): (Set./Out.2012) Publicado em Out./2012; 15-362318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184/pdf_1Junior, Celso MachadoSilva, Marco Antonio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-08T15:21:42Zoai:ojs.fmu.br:article/184Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-08T15:21:42Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
POSSIBILITIES AND LIMITS OF THE CYCLE OF CONTINUOUS IMPROVEMENT -PDCA AS AN ELEMENT OF LEARNING
POSIBILIDADES Y LÍMITES DE LA CICLO DE MEJORA CONTINUA PDCA - COMO UN ELEMENTO DE APRENDIZAJE
title Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
spellingShingle Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
Junior, Celso Machado
Aprendizagem nas organizações
Ciclo PDCA
Aprendizagem individual.
Learning in organizations
Cycle PDCA
Individual learning.
Aprendizaje en las organizaciones
Ciclo PDCA
El aprendizaje individual.
title_short Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
title_full Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
title_fullStr Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
title_full_unstemmed Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
title_sort Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
author Junior, Celso Machado
author_facet Junior, Celso Machado
Silva, Marco Antonio Batista da
author_role author
author2 Silva, Marco Antonio Batista da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Celso Machado
Silva, Marco Antonio Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem nas organizações
Ciclo PDCA
Aprendizagem individual.
Learning in organizations
Cycle PDCA
Individual learning.
Aprendizaje en las organizaciones
Ciclo PDCA
El aprendizaje individual.
topic Aprendizagem nas organizações
Ciclo PDCA
Aprendizagem individual.
Learning in organizations
Cycle PDCA
Individual learning.
Aprendizaje en las organizaciones
Ciclo PDCA
El aprendizaje individual.
description O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contí­nua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indiví­duo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa, descritiva que utiliza o estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 3 (2012): (Set./Out.2012) Publicado em Out./2012; 15-36
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135380135936