Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contínua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização. |
id |
FMU-2_d4886de5b317f54429cee609012e3221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/184 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learningPOSSIBILITIES AND LIMITS OF THE CYCLE OF CONTINUOUS IMPROVEMENT -PDCA AS AN ELEMENT OF LEARNINGPOSIBILIDADES Y LÍMITES DE LA CICLO DE MEJORA CONTINUA PDCA - COMO UN ELEMENTO DE APRENDIZAJEAprendizagem nas organizaçõesCiclo PDCAAprendizagem individual.Learning in organizationsCycle PDCAIndividual learning.Aprendizaje en las organizacionesCiclo PDCAEl aprendizaje individual.O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contínua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização. The aim of this study is to investigate the possibilities and limits of the use of continuous improvement cycle, PDCA, as a tool that contributes to the development of individual learning in the organization. It is a qualitative, descriptive end uses the case study as a method. It was observed that the practice proposed by PDCA, can be used in the process of knowledge creation in line with the authors in the field, constituting a form of knowledge management within the organization, enabling the creation of tacit knowledge and its explicit transformation were not observed limits for their use.El objetivo de este estudio es investigar las posibilidades y límites del uso del ciclo de mejora continua, PDCA, como una herramienta que contribuye al desarrollo del aprendizaje individual en la organización. Se trata de un salto cualitativo, descriptivo y utiliza el estudio de casos como método. Se observó que la práctica propuesta por PDCA, se puede utilizar en el proceso de creación de conocimiento en consonancia con los autores en el campo, lo que constituye una forma de gestión del conocimiento dentro de la organización, lo que permite la creación de conocimiento tácito y su transformación explícita no se observaron límites para su uso.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2013-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa, descritiva que utiliza o estudo de casoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 3 (2012): (Set./Out.2012) Publicado em Out./2012; 15-362318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184/pdf_1Junior, Celso MachadoSilva, Marco Antonio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-08T15:21:42Zoai:ojs.fmu.br:article/184Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-08T15:21:42Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning POSSIBILITIES AND LIMITS OF THE CYCLE OF CONTINUOUS IMPROVEMENT -PDCA AS AN ELEMENT OF LEARNING POSIBILIDADES Y LÍMITES DE LA CICLO DE MEJORA CONTINUA PDCA - COMO UN ELEMENTO DE APRENDIZAJE |
title |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning |
spellingShingle |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning Junior, Celso Machado Aprendizagem nas organizações Ciclo PDCA Aprendizagem individual. Learning in organizations Cycle PDCA Individual learning. Aprendizaje en las organizaciones Ciclo PDCA El aprendizaje individual. |
title_short |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning |
title_full |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning |
title_fullStr |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning |
title_sort |
Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contínua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning |
author |
Junior, Celso Machado |
author_facet |
Junior, Celso Machado Silva, Marco Antonio Batista da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marco Antonio Batista da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Celso Machado Silva, Marco Antonio Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem nas organizações Ciclo PDCA Aprendizagem individual. Learning in organizations Cycle PDCA Individual learning. Aprendizaje en las organizaciones Ciclo PDCA El aprendizaje individual. |
topic |
Aprendizagem nas organizações Ciclo PDCA Aprendizagem individual. Learning in organizations Cycle PDCA Individual learning. Aprendizaje en las organizaciones Ciclo PDCA El aprendizaje individual. |
description |
O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contínua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa, descritiva que utiliza o estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 3 (2012): (Set./Out.2012) Publicado em Out./2012; 15-36 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135380135936 |