Centros de serviços compartilhados das empresas multinacionais: localização e desafios culturais / The shared services centers of the multinational companies: localization and cultural challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patino, Marco Túlio Ospina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Glauco Pedro de, Paseto, Luí­sa Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/301
Resumo: Os desafios encontrados pelas empresas multinacionais na elaboração de seu planejamento estratégico em um mercado global cada vez mais competitivo exigem novas alternativas para se antecipar a concorrência, bem como investimentos e maximização do lucro por meio de ações especí­ficas organizacionais.  Nesse contexto a adoção do modelo de Centros de Serviços Compartilhados (SSCs, Shared Service Centers), permitiu identificar as atividades essenciais, centralizando suas atividades de suporte. Este trabalho analisa três Centros de Serviços Compartilhados instalados no Brasil; um do mercado de alimentos, e bebidas; o segundo do mercado de confeitos; e o terceiro da área farmacêutica. No primeiro momento o fator localização não representou demasiado impacto na redução dos custos, mas a constante evolução dos SSCs seus benefí­cios pela escala ou reengenharia dos processos, elevam a importância da localização geográfica maximizando a redução dos custos onde o fator mão-de-obra qualificada representa um diferencial de competitividade.
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spelling Centros de serviços compartilhados das empresas multinacionais: localização e desafios culturais / The shared services centers of the multinational companies: localization and cultural challengesTHE SHARED SERVICES CENTERS OF THE MULTINATIONAL COMPANIES: LOCALIZATION AND CULTURAL CHALLENGES.CENTROS DE SERVICIOS COMPARTIDOS DE EMPRESAS MULTINACIONALES: UBICACIÓN Y CULTURALES RETOSMultinacionaisCulturaEstratégiaServiçosLocalizaçãoMultinationalsCultureStrategyServicesLocalization.Las multinacionalesLa culturaEstrategiaServiciosUbicación.Os desafios encontrados pelas empresas multinacionais na elaboração de seu planejamento estratégico em um mercado global cada vez mais competitivo exigem novas alternativas para se antecipar a concorrência, bem como investimentos e maximização do lucro por meio de ações especí­ficas organizacionais.  Nesse contexto a adoção do modelo de Centros de Serviços Compartilhados (SSCs, Shared Service Centers), permitiu identificar as atividades essenciais, centralizando suas atividades de suporte. Este trabalho analisa três Centros de Serviços Compartilhados instalados no Brasil; um do mercado de alimentos, e bebidas; o segundo do mercado de confeitos; e o terceiro da área farmacêutica. No primeiro momento o fator localização não representou demasiado impacto na redução dos custos, mas a constante evolução dos SSCs seus benefí­cios pela escala ou reengenharia dos processos, elevam a importância da localização geográfica maximizando a redução dos custos onde o fator mão-de-obra qualificada representa um diferencial de competitividade.The challenges faced for Multinational Companies (MTNs) at elaboration and consolidation of their strategic planning, in a even more competitive global market, compel them to search for new alternatives to deal with this competitive environment, as well as, look for specific actions in structure and organizational development in order to increase investments and maximize profits. In this context, the MTNs adopt the model of the Shared Service Centers (SSCs) where, after identifying the essential activities, they centralize their activities of support. This work analyzes three SSCs installed in Brazil. The enterprise A acts in the food market, beverages; the enterprise B works at the sweet drops market; and the enterprise C acts in the pharmaceutical industry. Even tough, at the beginning the localization factor do not represents too much impact in terms of cost reduction, the SSCs constant evolution and the benefits from process scaling or re-engineering, increase the importance of the geographical localization to maximize cost reduction with the qualified hand labor factor being a competitive differential.Desafí­os que enfrentan las empresas multinacionales en el desarrollo de su planificación estratégica en un mercado global cada vez más competitivo requieren nuevas alternativas para anticipar la competencia y la inversión y la maximización de los beneficios a través de acciones especí­ficas de la organización. En este contexto, la adopción del modelo de Centros Compartidos (SSC Servicio, Centros de Servicios Compartidos), identificó las actividades esenciales, la centralización de las actividades de apoyo. Este trabajo analiza tres Centros de Servicios Compartidos instalados en Brasil; uno de los mercados de alimentos y bebidas; la segunda del mercado de confiterí­a; y el tercero en el área farmacéutica. Al principio, el factor de ubicación no representaba demasiado impacto en la reducción de costos, pero la constante evolución de las SSC sus beneficios por la escala o la reingenierí­a de procesos, elevar la importancia de la ubicación geográfica maximizar el factor de reducción de costos, donde la mano de obra calificada representa una ventaja competitiva.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2014-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de caso múltiplo.application/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/301Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 3 (2014): (Set./Dez.2014) Publicado em Dez./2014; 3-152318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/301/pdfPatino, Marco Túlio OspinaAlmeida, Glauco Pedro dePaseto, Luí­sa Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:30:34Zoai:ojs.fmu.br:article/301Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:30:34Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
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