Praticas socioambientais em hotéis-fazenda do agreste pernambucano sob a perspectiva do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Viviane Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sobral, Marcos Falcão, Melo, André Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/742
Resumo: O presente artigo relata uma pesquisa de campo realizada com hóspedes dos seis hotéis-fazenda vinculados à Associação Pernambucana de Turismo Rural, Ecológico e Interiorano  (Apeturr), localizados na Região Agreste de Pernambuco. O artigo objetiva analisar a percepção dos hóspedes em relação í s práticas de responsabilidades socioambientais dos hotéis-fazenda da Região do Agreste de Pernambuco. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários que avaliaram a percepção dos hóspedes sobre a responsabilidade socioambiental difundida nesses meios de hospedagem. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, quanto aos objetivos, e quali-quantitativa, quanto à sua abordagem. Foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Independência, para analisar a relação entre as variáveis escolhidas no estudo. Resultados apontam que mais de 90% das pessoas entrevistadas não conheciam previamente as práticas ambientais nos hotéis pesquisados. Sendo assim, o fato de os hóspedes não saberem que o hotel tem atitudes sustentáveis não influenciou na sua decisão de compra e, também, não impediu que fossem fidelizados e retornassem ao hotel novamente, como apontam os resultados.
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Os dados foram coletados através da aplicação de questionários que avaliaram a percepção dos hóspedes sobre a responsabilidade socioambiental difundida nesses meios de hospedagem. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, quanto aos objetivos, e quali-quantitativa, quanto à sua abordagem. Foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Independência, para analisar a relação entre as variáveis escolhidas no estudo. Resultados apontam que mais de 90% das pessoas entrevistadas não conheciam previamente as práticas ambientais nos hotéis pesquisados. Sendo assim, o fato de os hóspedes não saberem que o hotel tem atitudes sustentáveis não influenciou na sua decisão de compra e, também, não impediu que fossem fidelizados e retornassem ao hotel novamente, como apontam os resultados.This article reports a realized with guest fieldwork of six Hotels-farm associated with Pernambuco Association of Rural Tourism, Ecological and backwoods (Apeturr), located in the Agreste region of Pernambuco. The article aims to analyze the perception of guests compared the practices of social and environmental responsibilities from farm hotel of Pernambuco region. Data were collected through questionnaires that assessed the perception of guests about environmental responsibility widespread in these lodging facilities. The research is characterized as exploratory as to how the objectives and qualitative and quantitative as your approach. Independence of the chisquare test was used to analyze the relationship between the variables selected in the study. Results indicate that over 90% of people interviewed did not previously aware of the environmental practices in the surveyed hotels. Thus, the fact that the guests do not know that we have sustainable attitudes did not influence their decision to purchase and did not prevent them to be loyal and return to the hotel as shown by the results.En este artí­culo se reporta unos seis hoteles de la finca realizada con trabajo de campo invitado asociado con la Asociación de Turismo Rural de Pernambuco, Ecológico y la selva virgen (Apeturr), situada en la región Agreste de Pernambuco. El artí­culo tiene como objetivo analizar la percepción de los clientes comparo las prácticas de responsabilidad social y ambiental de los hoteles en la granja de la región de Pernambuco. Los datos fueron recogidos a través de cuestionarios que evaluaban la percepción de los clientes sobre la responsabilidad ambiental generalizada en estas instalaciones del alojamiento. La investigación se caracteriza por ser exploratoria en cuanto a cómo los objetivos y cualitativa y cuantitativa como su enfoque. Independencia de la prueba de chicuadrado se utilizó para analizar la relación entre las variables seleccionadas en el estudio. Los resultados indican que más del 90% de las personas entrevistadas no lo hizo con anterioridad al tanto de las prácticas ambientales en los hoteles encuestados. Por lo tanto, el hecho de que los clientes no saben que tenemos actitudes sostenibles no influyó en su decisión de compra y no impiden que sean leales y regresan al hotel de nuevo como lo muestran los resultados.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexploratória, quanto aos objetivos, é quali-quantitativa, quanto à sua abordagemapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/742Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 5 n. 3 (2015): (Set./Dez. 2015) Publicada em 20/dez./2015; 104-1302318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/742/pdfSouza, Viviane SilvaSobral, Marcos FalcãoMelo, André Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:30:16Zoai:ojs.fmu.br:article/742Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:30:16Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
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